sábado, 2 de julho de 2011

José e Pilar aos Óscares



O Split Screen, especialmente na minha pessoa, tem-se revelado desde início um fã assumido do documentário português José e Pilar. Uma obra comovente, emocionante e cheia de potencial, pelo que temos visto pela magnífica recepção da crítica internacional. Uma obra que consideramos potencialmente interessante para ser a escolha do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) como submissão de Portugal ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Portugal detém o recorde de maior número de submissões ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro sem qualquer nomeação. Nos últimos anos, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas norte-americana tem revelado uma abertura maior a nível internacional, pelo que achamos que José e Pilar seria a escolha ideal: co-produção entre a JumpCut, a O2 (de Fernando Meirelles) e a El Deseo (de Pedro Almodóvar), com uma figura internacional reconhecida e acarinhada - José Saramago, o primeiro Nobel da Literatura português - teve muito sucesso na bilheteira e crítica do nosso país, recebeu nomeações na Academia Brasileira de Cinema, em festivais internacionais e recebeu excelentes críticas da Variety, Cahiers du Cinema, entre outras.

Criamos assim um movimento intitulado "José e Pilar aos Óscares" que se inicia com uma petição criada para sensibilizar o ICA à sua escolha e se expandirá para um blogue onde exploraremos gradualmente o mediatismo do projecto, bem como iniciaremos o debate sobre o porquê da validade desta escolha. Este é um movimento independente, de fãs e admiradores do filme, que têm particular confiança e respeito pelo seu potencial, que se sente verdadeiramente comovido pela sua imensa força emocional, humanista, motivadora.

1 comentário:

  1. Excelente oportunidade. Convém agarrá-la. O filme merece e Portugal também

    ResponderEliminar