quinta-feira, 21 de julho de 2011

MOTELx 2011: Destaques


Apesar de ir apenas sua quinta edição, o MOTELx - Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa é já uma referência na área rivalizando já com outros festivais do género com mais anos de existência. Para o MOTELx 2011 regressa-se ao Cinema São Jorge de 7 a 11 de Setembro.

Um dos pontos altos do festival é a atribuição do prémio para a Melhor Curta de Terror Portuguesa, dada a sua importância no panorama do género de terror a nível nacional, ainda bastante raro. Este prémio apenas passou a existir desde a terceira edição do festival das quais se sagraram vencedoras as curtas-metragens Sangue Frio, de Patrick Mendes e Bats in the Belfry, de João Alves. Papá Wrestling (2009) e Nocturna (2010) receberam menções honrosas. Para esta quinta edição do MOTELx haverão 12 concorrentes ao prémio, de entre 70 trabalhos que foram enviados.

Para esta edição, o festival terá como júri o actor, realizador e produtor Nicolau Breyner e ainda o realizador Frederico Serra (Coisa Ruim). A eles juntar-se-á um convidado internacional ainda por anunciar. Segundo palavras da organização, a programação deste ano pretende centrar-se «menos no passado e mais no presente e consequentemente no futuro» com a intenção de analisar o «estado actual do cinema de terror no mundo». Este ano o festival homenageia Eli Roth, conhecido actor e realizador. Da sua filmografia fazem parte Cabin Fever (2002) e Hostel (2005), entre outros. Também o japonês Shion Sono será alvo de uma retrospectiva, sendo conhecido como um dos novos autores do género.

A programação completa ainda não foi anunciada, mas efectuamos aqui já alguns destaques dos filmes a serem exibidos no MOTELx 2011:

Convidado de honra em 2009, John Landis apresenta agora o seu último filme na secção principal "Serviço de Quarto". Burke and Hare é uma comédia negra de terror sobre dois ladrões de sepulturas do século XIX que encontram uma oportunidade de negócio na venda de cadáveres a uma escola médica em Edimburgo. Simon Pegg e Andy Serkis interpretam as personagens principais que dão nome ao filme.

The Ward (2010), de John Carpenter

Nove anos depois de Ghosts of Mars, o icónico cineasta John Carpenter realizou The Ward que também estará integrado na secção principal do festival. Embora não seja de todo um dos melhores filmes do realizador, comporta toda a atmosfera tenebrosa e fantasmagórica a que já nos habituou. O filme centra-se numa jovem que é internada numa instituição mental com outras mulheres. É protagonizado por Amber Heard - uma das mais promissoras actrizes do género - à qual se juntam Mamie Gummer, Danielle Panabaker, Laura-Leigh, Lyndsy Fonseca e ainda Jared Harris.

Stake Land (2010), de Jim Mickle

Na história, os Estados Unidos tornaram-se vítimas de uma epidemia de vampirismo. Rapidamente as cidades transformaram-se em locais extremamente perigosos e os poucos sobreviventes vivem em regiões rurais. Quando a família do jovem Martin (Connor Paolo) é morta, este une o máximo de armas e companheiros possíveis e começa uma caçada implacável.

The Woman (2011), de Lucky McKee

O último filme de Lucky McKee, realizador de May (2002), escandalizou o Festival de Sundance 2011 e foi considerado «bizarro, louco e ofensivo», mas também «muito bem executado». Na história, um advogado de sucesso captura e tenta "civilizar" o último membro de um clã violento que tem varrido a costa nordeste dos Estados Unidos ao longo dos anos, mas ao fazê-lo está a colocar a sua vida em risco.

Mais conhecidos por The Butcher Brothers, os realizadores de The Hamiltons (2006) e April Fool's Day (2008), apresentam The Violent Kind, um filme sobre um grupo de motoqueiros que se reúnem para uma noite de sexo e bebida. Mas quando uma das mulheres é possuída por uma entidade estranha, tudo muda.

Mother's Day (2010), de Darren Lynn Bousman

O realizador de quatro filmes da saga Saw traz um remake de Mother's Day (1980), que conta a história de três amigas de faculdade que se encontram dez anos depois para um passeio numa floresta. Lá descobrem uma família que vive isolada, na qual os dois filhos fazem qualquer coisa para impressionar a mãe - incluindo violações e assassinatos. Neste remake, uma mulher com os dois filhos presos acaba por ser despejada da sua casa. Quando os seus filhos regressam, vão fazer de tudo para aterrorizar os novos moradores da casa. O filme conta com Rebecca De Mornay (Wedding Crashers), Deborah Ann Woll (True Blood), Shawn Ashmore (X-Men), Jaime King (Sin City), Patrick John Flueger (Brothers) e Warren Kole (A Love Song for Bobby Long).

No filme seguimos um grupo de jovens jornalistas que investigam um culto satânico que se diz praticar o sacrifício humano, mas a sua ambição poderá conduzi-los bem ao centro do perigo. The Shrine é o novo filme do realizador de Jack Brooks: Monster Slayer (2007).

Cartas de Amor de Uma Freira Portuguesa (1977), de Jesus Franco

Na secção "Quarto Perdido" que recupera clássicos do cinema de género português será exibido Cartas de Amor de Uma Freira Portuguesa, uma polémica adaptação das cartas da freira Mariana Alcoforado, de um convento de Beja, a um oficial francês. O filme foi realizado por "Jess" Franco, um dos cineastas mais iconoclastas no sub-género da série B e conta com um elenco internacional: Susan Hemingway, William Berger, Herman José, Victor de Sousa e Nicolau Breyner, entre outros.

O Barão (2010), de Edgar Pêra

Também na secção "Quarto Perdido" será exibido o mais recente filme de Edgar Pêra, que fez parte da selecção oficial do festival IndieLisboa 2011. Protagonizado pelo actor Nuno Melo, o filme baseia-se na novela homónima de Branquinho da Fonseca e no seu conto "O Involuntário", retratando a vida de um barão ditador, arrogante, controlador, misógino e cruel, numa visão semelhante à do Drácula.

7 comentários:

  1. Esta nova edição do Motelx parece bem interessante. Só uma nota, o Shion Sono não é propriamente um novo autor, com uma carreira que já vem dos anos 80 mas compreendo que só agora o ocidente tenha começado a olhar para algumas das suas obras: suicide club, hair extensions, noriko's dinner table...

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  2. Sim, é verdade. Mas estamos a usar palavras do comunicado oficial do MOTELx.

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  3. Tenho de ver se este ano consigo ir ver o MotelX. Adorava ver o Burke and Hare e o Stake Land.

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  4. Se é verdade (e não tenho razões para pensar o contrário) só tenho a dizer uau. São opções.

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  5. Não te estou a desmentir, apesar de conhecer poucos títulos do realizador, sim tens razão no que dizes. Conheço especialmente Suicide Club e Love Exposure, que são já filmes de culto.

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  6. Infelizmente ainda não vi o Love Exposure. Tenho pena que tenham optado por uma retrospectiva mais comercial, apesar de tudo, do realizador.

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  7. Mais comercial porquê? Já foram revelados os filmes que seriam incluídos na retrospectiva?

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