quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Estreias 03 Novembro'11: In film nist, 50/50, Offside, The Thing e Real Steel

Dia 03 de Novembro, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:
  Isto não é um Filme (In film nist)
Ano: 2010
Argumento:  Jafar Panahi
Género: Documentário
Preso pela primeira vez em Julho de 2009, Jafar Panahi teve o passaporte apreendido e foi proibido de sair do Irão. Preso novamente em Março de 2010, ficou encarcerado na prisão de Evin, em Teerão, até finais de Maio, saindo sob uma fiança de 145 mil euros; em Dezembro desse mesmo ano, foi condenado a seis anos de prisão e vinte anos de proibição de filmar e de sair do país. Agora, a aguardar, em prisão domiciliária, o veredicto ao recurso interposto pelo seu advogado, Panahi e outro cineasta iraniano, Mojtaba Mirtahmasb, decidem "contar" um filme. Assim, usando um tapete como maqueta, Panahi desenha um cenário imaginário construindo um filme onde demonstra o poder do cinema contra a repressão e liberdade de expressão, seja no Irão ou em qualquer outra parte do mundo. Devido às restrições do realizador, este filme, em competição em Cannes 2011, chegou numa "pen" USB escondida dentro de um bolo. Jafar Panahi foi também homenageado na última edição da Berlinale, onde foram exibidos todos os seus filmes. Uma vez que não lhe foi possibilitada a deslocação a Berlim, como também não tinha sido em Cannes, a sua cadeira de júri foi mais uma vez deixada vazia como manifestação de pesar.

Outras sugestões:

50/50 (50/50)
Ano: 2011
Realização: Jonathan Levine
Argumento: Will Reiser
Género: Drama, Comédia
Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Seth Rogen e Anna Kendrick
Adam (Joseph Gordon-Levitt), de 27 anos, leva uma vida perfeitamente normal até ao dia em que descobre que é portador de um cancro raro e possivelmente fatal. Ao compreender a gravidade da situação, e apesar do apoio de Kyle (Seth Rogen), o seu melhor amigo, e da dedicação da sua mãe (Angelica Huston), resolve seguir o conselho do médico e procurar ajuda psicológica. É assim que conhece a Dra. Katherine McCay (Anna Kendrick), uma psicóloga que, apesar de pouco experiente, parece compreendê-lo melhor do que ninguém e com quem ele acaba por criar um vínculo que lhe dará novas forças para prosseguir. Consciente dos seus 50% de hipótese de sobrevivência, Adam acaba por combater a depressão e descobrir que, afinal, o sentido da vida é algo que está em constante renovação. Realizado por Jonathan Levine ("Sedução Mortal", "Wackness - À Deriva"), o filme baseia-se na experiência recente do argumentista Will Reiser, que sobreviveu a um cancro.

Offside  (Offside)
Ano: 2006
Realização: Jafar Panahi
Género: Comédia, Drama
No Irão, tal como em todas as partes do mundo, há milhares de mulheres adeptas de futebol. Porém, neste país, estão proibidas de entrar em estádios. Ainda assim, em todos os jogos, algumas mais ousadas disfarçam-se de homens e fazem de tudo para enganar a polícia de costumes iraniana. Mas, hoje, uma rapariga é detida à entrada e colocada no interior de uma vedação ao lado do estádio junto a um grupo de outras mulheres disfarçadas de homens. Ali, elas vão ter de encarar a sua própria condição e arranjar subterfúgios para enganar a polícia e, quem sabe, ainda assistir ao jogo. Última longa de ficção de Jafar Panahi antes da proibição de filmar, inspirada num evento real que aconteceu com a filha do próprio realizador. O filme, em competição no Festival de Berlim de 2006, foi o vencedor do Urso de Prata.


A Coisa  (The Thing)
Ano: 2011
Género: Thriller, Ficção Científica, Terror
Elenco: Mary Elizabeth Winstead, Joel Edgerton e Ulrich Thomsen
Em 1982, Kate Lloyd (Mary Elizabeth Winstead), uma paleontóloga americana, é recrutada por uma equipa de cientistas noruegueses a trabalhar na Antárctica. Ali ela é informada de uma descoberta revolucionária: uma nave alienígena que se terá despenhado, há mais de 100 mil anos, contendo uma criatura congelada, aparentemente morta. Depois de transportada para o laboratório e descongelar lentamente, a criatura acorda do seu estado vegetativo e começa a atacar todos os seres vivos, matando-os, replicando as suas células e assimilando as suas formas. Assim, sem saber como distinguir os colegas daquele ser do outro mundo, a paranóia instala-se entre o grupo onde a principal premissa de sobrevivência é não confiar em absolutamente ninguém. Primeira longa de Matthijs van Heijningen Jr., é a "prequela" do clássico de 1982, realizado por John Carpenter que, por sua vez, se baseou na novela "Who Goes There?", escrita por John W. Campbell, Jr..

Puro Aço  (Real Steel)
Ano: 2011
Realização: Shawn Levy
Género: Drama, Acção, Ficção Científica
EUA, 2020. O boxe evoluiu para algo puramente tecnológico e robôs de dois metros e meio e 900 kg vieram substituir os humanos nos combates. Charlie Kenton (Hugh Jackman) é um ex- pugilista da velha guarda que hoje sobrevive graças a lutas ilegais. Quando, num combate, o seu robô é esmagado por um adversário ele fica com uma dívida que não tem qualquer hipótese de pagar. Por isso, quando é informado da morte da sua ex-namorada, decide ceder a custódia de Max (Dakota Goyo), o seu filho adolescente, aos seus cunhados em troca de cem mil dólares. Porém, antes disso, Max fica ao seu cuidado durante três meses e, se até aí pai e filho eram dois desconhecidos, esse tempo servirá para que percebam que a paixão pelo boxe os une. Numa velha sucata, os dois vão encontrar um robô, Atom, criado para outras funções que não o ataque, mas com particularidades que o distinguem de todos os outros. É então que, entre os três, nasce uma amizade que lhes mudará as existências e que os levará até onde nunca imaginaram chegar: ao campeonato mundial de boxe.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário