segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

KINO 2012 - Mostra de Cinema de Expressão Alemã


Agora na sua nona edição, o KINO - Mostra de Cinema de Expressão Alemã regressa a Lisboa, no Cinema S. Jorge e no Auditório do Goethe-Institut, para trazer o melhor cinema falado em Alemão, numa organização do Goethe-Institut em parceria com as embaixadas da Áustria, Luxemburgo e Suíça, bem como o EGEAC, ABC Cineclube e Merck.

O festival regressa com uma forte mostra de cinema, na tradição alemão do autorenfilm, onde quase todos os realizadores assinam também o argumento, centrada sobretudo numa análise crítica ao século XX e na imigração e numa abordagem às relações humanas. O KINO 2012 contará ainda com um Ciclo Áustria, havendo ainda destaque para várias curtas-metragens (enfoque para a selecção Next Generation Short Tiger 2011) e os habituais ciclos Mostra para Escolas e Cinema Jovem. O festival decorre de 26 de Janeiro a 03 de Fevereiro.

O Split Screen associa-se ao KINO 2012 e apresenta a sua selecção do certame:

Comédia dramática que marca a abertura do certame, estreada no Festival de Berlim 2011 e que aborda a integração cultural dos imigrantes na Alemanha. Desde 1950 e graças às ofertas de emprego na construção e na indústria, começou um fluxo de imigração que teve como consequência dois milhões de turcos a viver hoje na Alemanha. O filme reflecte de uma forma leve essa temática ao focar-se numa família que viaja para o país nos anos 60 e na dúvida frequente actual entre netos de imigrantes: jovens integrados no país, que muitas vezes nem conhecem o idioma de origem. Almanya é uma interessante viagem de memórias, conflitos e reconciliações.

Selecção do festival de Karlovy Vary onde venceu o prémio do Júri Ecuménico e onde a protagonista Stine Fischer Christensen (After the Wedding) foi considerada a Melhor Actriz. Segue a história de uma jovem actriz com problemas de auto-confiança que é escolhida para interpretar uma peça de teatro, onde interpreta uma mulher confiante, sexualmente provocadora e auto-destrutiva.

Depois de ter estreado Wolke 9 em 2009, Andreas Dresen regressa a Portugal com o vencedor do prémio Un Certain Regard do Festival de Cannes 2011. O filme levanta a questão «E se, um dia, se deparassem com a vossa própria mortalidade?» ao seguir uma família afectada pelo diagnóstico de um tumor no cérebro de um dos membros.

Documentário centrado nas histórias em redor do Cemitério Judaico de Berlim-Weissensee, que conta com 115 mil sepulturas em 42 hectares. Um tratado sobre a história judaica em Berlim e por consequência da Alemanha. O filme venceu o prémio do público para Melhor Documentário no Festival de Berlim 2011.

O documentarista Andres Veiel estreia-se na ficção com um drama sobre o terrorismo na Alemanha. O filme recebeu dois prémios no Festival de Berlim 2011 e centra-se também nas consequências do Holocausto nas gerações mais modernas. Para muitos jovens isso significa enfrentar o peso quase "hereditário" do Holocausto, algo tão enraizado que os alemães são os únicos que tem uma palavra específica para designar o prazer diante o sofrimento alheio: schadenfreude.

Do realizador de French for Beginners, chega a sequela de outro seu filme (The Crocodiles). Os Crocodilos do Subúrbio 2 volta a centrar-se no grupo de amigos de mesmo nome que se dedicam a investigar os bandidos responsáveis pela iminente bancarrota da empresa dos pais de Ollie e Marie. Sem eles, o grupo deixaria de existir. Um filme familiar em jeito de aventura e que desenvolve temas como a amizade.

Documentário íntimo que segue os últimos quatro anos de vida do realizador Werner Schroeter, um dos mais importantes realizadores do Novo Cinema Alemão que recebe a notícia de que sofre de cancro, em 2006, enquanto se encontra a trabalhar na obra Beleza das Sombras.

A história da amizade improvável entre duas jovens distintas, Ari e Oona, uma que procura compensar a ausência de afecto com homens mais velhos e outra, depressiva e com tendências suicidas. Mas quando Ari inicia uma relação com Lukas, um tio de Oona que esta odeia, tudo pode mudar. Vencedor de uma menção especial no festival Karlovy Vary 2011.

Integrado no Ciclo Áustria, o filme tem como palco da acção uma aldeia austríaca nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial. Aí, um grupo de judeus húngaros vindo de uma marcha da morte em direcção ao campo de concentração de Mathausen, decide fazer uma apresentação privada da opereta Sangue Vienenese.

Vencedor do prémio secundário Label Europa Cinemas do Festival de Berlim 2011, O universo acima de nós estreou em Portugal no IndieLisboa 2011. A história centra-se numa mulher interpretada por Sandra Hüller (A Woman in Berlim) e na sua busca pela verdadeira identidade do marido, quando à beira de se mudar com ele para Marselha, vê o seu mundo a desfazer-se.

A encerrar o festival e integrado no Ciclo Áustria, temos a primeira longa-metragem realizada e escrita pelo actor austríaco Karl Markovics (The Counterfeiters). Candidato da Áustria ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro 2012, o filme venceu o prémio Label Europa Cinemas no Festival de Cannes 2011. Em Respirar seguimos a história de um jovem que se encontrar a cumprir uma pena de cinco anos numa prisão juvenil. De forma a ver a sua pena reduzida, aos 19 anos procura emprega numa agência funerária em Viena.

A programação completa do KINO 2012 pode ser consultada aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário