domingo, 4 de março de 2012

Fantasporto 2012: Dia 13

O último dia oficial de festival (o de amanhã servirá apenas como mostra dos filmes vencedores e onde iremos ver The Holding, o único filme vencedor que ainda não vimos) ficou marcado pelo encontro de bloggers e pela sessão de encerramento. A cerimónia de entrega de prémios ficou marcada por alguns divertidos momentos de comédia (involuntária) e o discurso de encerramento marcou-se pela habitual duração e temática.

Encontro de bloggers
Pelo terceiro ano consecutivo, os bloggers de cinema reuniram-se para discutir cinema e esta edição do Fantasporto, assim como a divulgação do Prémio da Blogosfera. Estiveram presentes Tiago Ramos (Split Screen), Ana Alexandre (Split Screen), Ana Santos ("enviada especial" do Split Screen), Bruno Ramalho (Um Dia Fui ao Cinema), Carlos Martins (Um Dia Fui ao Cinema), Catarina Norte (A vida em cenas), Bruno Cunha (Frank and Hall's Stuff), Pedro Afonso (Laxante Cultural), Manuel Reis (Cenas Aleatórias), Rui Baptista (Bela Lugosi is Dead), José Pedro Lopes (C7nema) e o anfitrião Nuno Reis (Antestreia).

O italiano Paolo Sorrentino confirma mais uma vez as suas excelentes qualidades como realizador ao apresentar uma inesperada "dramédia". Desenvolvido quase como um road movie que culmina com uma previsível viagem pessoal de crescimento do protagonista, destaca-se sobretudo pelo delicioso argumento (Paolo Sorrentino e Umberto Contarello), cheio de subtilezas e referências culturais, bastante delicado e com coração. Sean Penn tem ainda mais um excelente desempenho num papel inspirado em Robert Smith dos The Cure, assim como Frances McDormand que, apesar de não ter grande destaque, dá sempre gosto de ver no ecrã. Ponto positivo ainda para a fotografia de Luca Bigazzi e banda sonora de David Byrne e Will Oldham, desenvolvida de forma inventiva em redor da canção que dá nome ao filme.

Sem comentários:

Enviar um comentário