sábado, 24 de março de 2012

"Tabu", de Miguel Gomes, premiado com dois galardões no Festival Internacional de Las Palmas


Tabu, a mais recente longa-metragem do português Miguel Gomes, continua o seu percurso invejável a nível internacional. Em competição no Festival Internacional de Cinema de Las Palmas 2012, o filme português venceu o segundo mais importante galardão do certame, o prémio Lady Harimaguada de Prata (no valor de vinte mil euros) e também o prémio do público do festival.  Em 2009, Miguel Gomes venceu o mesmo prémio por Aquele Querido Mês de Agosto no festival, juntamente com o prémio José Rivero para Melhor Jovem Realizador.

O prémio Lady Harimaguada de Ouro foi para a co-produção entre os Estados Unidos e a Alemanha: The Loneliest Planet, de Julia Loktev. O mesmo filme recebeu o prémio de Melhor Interpretação Feminina entregue a Hani Furstenberg. Já o prémio de Melhor Interpretação Masculina foi para o alemão Milan Peschel por Stopped on Track.  A Menção Especial do Júri foi para a película chinesa Egg and Stone

O prémio José Rivero 2012 para o Melhor Novo Realizador foi para o filipino Eduardo Roy Jr. por Baby Factory. Do Brasil, Oma, de Michael Wahrmann, foi considerada a Melhor Curta-Metragem desta edição, cujo júri atribuiu também uma menção especial à curta-metragem espanhola Anacos.

Já o júri do Fórum das Canárias entregou o prémio de Melhor Longa-Metragem a Seis puntos sobre Emma e uma menção especial a Stipo pranyko con cuadros blancos. Na categoria de curtas-metragens, o melhor filme foi considerado Fronteras de Zalamea, enquanto que a menção especial foi atribuída a Un día en el paraíso.

Sem comentários:

Enviar um comentário