terça-feira, 17 de abril de 2012

Festival Black & White começa amanhã com entrada gratuita


Pelo quarto ano consecutivo, o Split Screen apoia o Festival Black & White, organizado pela Universidade Católica do Porto e que decorrerá de 18 a 21 de Abril no Pólo das Artes, na Foz do Porto. Festival único do mundo que celebra a estética a preto e branco (na fotografia, áudio e vídeo), o festival Black & White inicia amanhã a sua nona edição.

A cerimónia de abertura apresentará Journey to the Last Frontier, uma obra multimédia produzida especificamente para o certame por Victor Gama, músico, compositor e designer de instrumentos angolano, iniciando logo de seguida a primeira secção competitiva. A noite terminará com uma performance musical de Mateus Sparkling. Durante o festival as noites serão ainda abrilhantadas por Nuno Prata, antigo membro dos Ornatos Violeta e pelo grupo portuense Lado Esquerdo. A cerimónia de encerramento será feita, a 20 de Abril, pela pianista Sofia Lourenço.

O programa deste ano apresentará várias conferências, entre as quais com o argumentista, escritor, músico e realizador português Filipe Homem Fonseca. A juntar-se a ele haverão ainda artist talks com o músico Victor Gama, o fotógrafo Carlos Lobo e a realizadora francesa Magali Charrier. Existirá ainda espaço para uma extensão dos festivais LA Skins Fest e Galician Cans Festival.

No programa competitivo deste ano destaque para Barba, de Paulo Abreu, que venceu o Prémio do Público para curtas-metragens no Festival de Cinema Luso-Brasileiro 2011, em Santa Maria da Feira e a curta-metragem Tejo, de Henrique Pina, que fez parte da selecção oficial do NY City International Film Festival e do CinemadaMare International Festival em 2011 e que conta com Filipe Duarte e Ana Bustorff no elenco ou ainda O Amor É a Solução para a Falta de Argumento, de Jorge Quintela, que já passou pelo Faial Films Fest, Shortcutz Porto e Festival Caminhos. Destaque ainda, no plano da fotografia, para Ak se ćapla jane ćampla – a photo-diary in Zagreb, de Mário Macedo, realizador da curta-metragem Tio Rui, que passou pelo festival doclisboa 2011 e agora pelo Panorama 2012.


A entrada no festival Black & White 2012 é livre. Mais informações poderão ser obtidas no sítio oficial.

Sem comentários:

Enviar um comentário