Foram exibidos dez minutos de The Hobbit: An Unexpected Journey, de Peter Jackson, durante a CinemaCon e, à parte do conteúdo narrativo, algo que gerou um destaque e buzz maior foi o facto de este ter sido filmado em 48fps.
Expliquemos: os filmes actuais são filmados a 24 frames por segundo, filmar a 48fps implicará, na teoria, uma grande evolução do cinema actual, com uma enorme melhoria de imagem e um 3D que não causará, por exemplo, fadiga ocular. E na verdade grande parte das opiniões que chegam deste visionamento em 48fps é que esta tecnologia marcará com certeza o «futuro do cinema», porém as reacções não foram completamente positivas, trazendo alguns senãos.
As paisagens do filme foram consideradas «incríveis e comparáveis a um documentário da natureza em IMAX 3D» e «mais reais do que alguma vez vistas». Porém, a opinião mudou quando as imagens se começaram a centrar nas personagens do filme onde tudo parecia «tão diferente e tão chocante», uma mudança absolutamente radical, tão «inflexivelmente real que até parecia falso». Essa diferença notou-se ainda mais em detalhes como a maquilhagem, os cenários ou o guarda-roupa onde «não parecia um universo diferente, mas sim um efeito especial, um cenário dos bastidores das filmagens com os actores no guarda-roupa do filme». Uma das maiores acusações é a de que as imagens «não pareciam cinematográficas» e o «movimento dos actores parecia estranho».
Pelas reacções no final do visionamento, diz-se que esta tecnologia poderá ser mais polarizadora de opiniões que a passagem ao uso do 3D e que restará ver se os projectores digitais actuais poderão ser facilmente melhorados para 48fps antes de Dezembro, quando o filme será lançado.
The Hobbit: An Unexpected Journey estreia a 14 de Dezembro de 2012, nos Estados Unidos.
Só uma pequena correcção: Normalmente todos os filmes são filmados a mais do que 48fps, são é depois renderizados para velocidades inferiores. Pelo que o titulo deveria ser algo como "reproduzido a 48fps" :)
ResponderEliminarOs filmados são filmados a 24fps 48fps é um slowmotion, projectado a 48fps, se projectado a 48 ficará normal.
ResponderEliminarNormalmente todos os filmes são filmados a mais do que 48 fps? Essa é nova. Sempre a aprender.
ResponderEliminarRúben, de facto é um tema que não domino, mas grande parte dos locais onde procurei ler sobre o assunto, falavam em filmagens de 48fps.
ResponderEliminarA captura de imagem foi feita a 48fps. A reprodução pode ser feita a 48fps. A grande novidade que Peter Jackson quer implementar é a projecção a 48fps, o que torna a imagem mais fluída, mais próxima da real sensação de movimento percepcionada pelo olho humano.
ResponderEliminarAgora dizer que normalmente todos os filmes são filmados a mais de 48fps é errado. Mais de 100 anos de história do cinema mostram o contrário e nem os mais recentes filmes almejam alterar isso (os nomes mais conhecidos que procuram cimentar a ideia de 48fps como standard da insdústria cinematográfica são, precisamentem, o Peter Jackson e o James Cameron).
Quanto muito, hoje em dia, muitos dos efeitos de velocidade de imagem em câmara lenta, são feitos a partir da conversão de filmagens a mais de 2 mil frames por segundo, convertidos para 24fps para efeitos de reprodução/projecção de imagem. Mas isso já é outra questão.
Hoje em dia o boom da insdústria de câmaras de vídeo mostra precisamente isso, com a opção de 24fps (cinema) e 25fps (tv) a servirem o propósito dos videógrafos/cineastas, e, em alguns casos, permitindo a filmagem a 50fps, precisamente para, em pós-produção, criar um efeito de câmara lenta.
Rodados a 24 imagens por segundo, depois reproduzidos também a 24.
ResponderEliminarQuando filmados a 48 imagens por segundo tem de ser reproduzidos a 48 imagens por segundo.
Aqui está a questão principal: Não existem ( em Portugal tenh dúvidas) assim tantos "projectores" que possam reproduzir a 48fps.Solução: passar as 48 fps. para as 24 fps. Isso sim é possivel e depois projectar a 24 fps.
Anônimo (ou em bom Português, Anónimo) tal como dizes, as câmaras permitem gravar a 50fps, e é isso que é feito nas grandes produções, quando não são filmados em maiores velocidades. Reprodução e Renderização são coisas muito diferentes. Tu podes filmar a 50, e reproduzir a 25, nesse caso a velocidade será 2 vezes inferior, dando o tal efeito de câmara-lenta. Mas podes pegar numa gravação a 50 e renderizar para 25 ou 24 sem alterar em nada a velocidade...
ResponderEliminarDeste bem a volta à questão. Mas nada acrescentaste ao que já tinha sido dito. Não alteras a velocidade mas alteras a fluidez da acção no plano de imagem. Mas fizeste bem em mudar de "normalmente todos os filmes são filmados a mais do que 48fps" para "nas grandes produções", sendo que aquilo a que designas como "grandes produções", nem sequer representa 5% da indústria cinematográfica.
ResponderEliminarQuando digo "grande produção" falo de todo e qualquer filme que seja feito para lançamento mundial. Claro que não vou falar da industria cinematográfica dos bairros nem das amostras locais de curtas e longas metragens. Os filmes que geralmente vemos no cinema (melhor?) são gravados a mais de 24 frames por segundo, apesar de serem reproduzidos a essa velocidade. A questão não se prende com a velocidade de reprodução, mas sim de gravação, pois foi sobre isso que falei...
ResponderEliminar