Arrancará em Lisboa ainda este mês de Janeiro, a décima edição do KINO - Mostra de Cinema de Expressão Alemã, que trará de volta a Lisboa o melhor cinema falado em alemão, em parceria com as embaixadas da Alemanha, Áustria, Luxemburgo e Suíço, bem como do Goethe-Institut. De 24 de Janeiro a 3 de Fevereiro, o Cinema S. Jorge, o Espaço Nimas e o próprio Goethe-Institut Portugal em Lisboa serão o palco de diferentes secção do festival. A mostra KINO dedicará vinte e quatro sessões ao cinema mais recentes, enquanto que a Mostra para Escolas contará com quatro sessões para alunas. No espaço Nimas decorrerá a secção "Para além de Oberhausen", na forma de um ciclo de 1962 e 1981, enquanto que no Goethe-Institut serão exibidos cinco filmes com contos dos irmãos Grimm.
Um dos principais destaques da mostra deste ano é Barbara, o mais recente filme de Christian Petzold, candidato alemão ao Óscar 2013 de Melhor Filme Estrangeiro e vencedor do Urso de Prata para Melhor Realizador no Festival de Berlim 2012. O filme segue uma médica que no Verão de 1980, da República Democrática Alemã, solicita uma autorização para sair do país. Mas ao invés desta lhe ser concedida, acaba por sofrer um processo disciplinar e transferida de Berlim para um pequeno hospital de província.
Já Hotel Lux - que estreou no Fantasporto 2012 - segue a farsa de um cómico e imitador que foge para Moscovo, em 1938, para escapar da cidade de Berlim, ocupada então pelos nazis. Este acaba no Hotel Lux, local onde ficam todos os exilados, sendo confundido pela polícia secreta russa como o astrólogo pessoal de Adolf Hitler. O Miúdo Emprestado é outro dos filmes a ser exibidos, uma produção suíça sobre um jovem órfão que foi contratado para trabalhar com uma família de agricultores e que sofre humilhações pela sua família adoptiva. A única forma que tem para manter a sua auto-estima é tocar acordeão e a sua amizade com a jovem Berteli, com quem sonha fugir para a Argentina. A programação continua com Combat Girls, produção multi-premiada em festivais e considerado o terceiro melhor filme do ano 2011 pelos prémios do cinema alemão, os Lola; o documentário This Ain't California, sobre a vida na RDA contada pela perspectiva de um grupo de três jovens que filmavam o seu quotidiano em Super 8 ou ainda a produção sci-fi Hell, vencedora da edição de 2012 do Fantasporto.
Nas retrospectivas dedica-se espaço ainda a Werner Herzog e os seus Aguirre: The Wrath of God (1972) e Fitzcarraldo (1982) ou Rainer Werner Fassbinder, com Katzelmacher (1969) e Ali: Fear Eats the Soul (1974), entre outros, junto com Alice in the Cities (1974), de Wim Wenders. Nas sessões familiares há direito a conhecer a história de amor do jovem poeta Johann Goethe em Young Goethe in Love ou a de um homem que entra em estado de choque após ser trocado por outro, após trinta anos de casamento, na comédia dramática Três Quartos da Lua. Os mais pequenos poderão ficar a conhecer (ou pelo menos recordar) a história de Rapunzel, no telefilme de Bodo Fürneisen ou O Gato das Botas, às mãos de Christian Theede. Para os saudosistas, o festival selecciona ainda o melhor de dez anos de existência em três dias e três noites de filmes.
A informação completa dos filmes e horários pode ser consultada no sítio oficial do Goethe-Institut Portugal ou no seu perfil de Facebook.
É pena ser só em Lisboa :(
ResponderEliminarPode ser que um dia façam extensão a outras cidades. :)
Eliminar