terça-feira, 31 de março de 2015

domingo, 29 de março de 2015

Passatempo O Excêntrico Mortdecai



Emma Suárez e Adriana Ugarte protagonizarão "Silencio", de Pedro Almodovar


As actrizes espanholas Emma Suárez (Vacas) e Adriana Ugarte (El tiempo entre costuras) serão as protagonistas de Silencio, próximo filme de Pedro Almodóvar e que aborda a vida de uma mulher entre 1985 e o tempo presente. Ambas interpretarão o papel de Julieta (numa versão mais nova e outra mais velha), uma mulher que luta para sobreviver à beira da loucura.

O silêncio do título remete para a filha de Julieta, abandonada pela própria e fruto da relação com um pescador galego, interpretado por Daniel Grao (Los ojos de Julia). O argentino Darío Grandinetti (Hable con ella) será o amante moderno de Julieta. Ao elenco juntam-se ainda Inma Cuesta (Blancanieves), Nathalie Poza (Todas las mujeres), Pilar Castro (El premio), Michelle Jenner (No tengas miedo), Susi Sánchez (La piel que habito) e Joaquín Notario (Azuloscurocasinegro).

Silencio será novamente produzido pela El Deseo e deverá estrear em 2016.

Leia também:

Primeiro teaser trailer de "Spectre"


Foi revelado o primeiro teaser trailer de Spectre, vigésimo quarto filme da franquia James Bond:


Novamente com Sam Mendes (Skyfall) como realizador, na história seguimos uma críptica mensagem do passado que leva o espião 007 a descobrir uma sinistra organização. Enquanto que M (Ralph Fiennes) batalha com forças políticas para manter o serviço secreto vivo, Bond (Daniel Craig) descobre a terrível verdade por detrás da SPECTRE.

Spectre estreia em Portugal a 5 de Novembro.

Leia também:

Procurando por uma despedida: Um adeus (forçado) a "Looking"

Por Walter Neto, cinéfilo, licenciado em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade de Coimbra com ênfase em Cinema.


“I wish I was a more secure person, but I’m sorry. I’m not.”

Aquele que provavelmente é o último capítulo de sempre acaba e me pego imediatamente pensando em um livro que li há algum tempo – ainda que somente o tenha descoberto pela capa. Engraçado estar pensando mais em Arlington Park, o livro; que em Looking, a série. Mas aquele diálogo vai me assombrar por muito tempo ainda.

A insegurança e falta de confiança na minha própria identidade sempre foi meu demônio mais familiar. Minha batalha mais constante. E talvez tenha sido exatamente tal problema que fez com que eu me identificasse com Patrick (Jonathan Groff) e me fizesse seguir literalmente seus passos nesta season/series finale.

Looking, assim como seu protagonista, sempre sofreu pela busca de sua própria identidade como seriado e consequentemente, seu lugar na opinião pública. "Girls com gays" e vários outros termos foram usados para definir o programa que lutou para se entender com o seu próprio formato: os 30 minutos comuns a comédias e ao reduzido número de episódios de uma produção para a TV fechada, algo em torno de 10 episódios. Mas ao longo da segunda temporada, o problema com o ritmo, plots secundários e outros vários foram resolvidos, dando lugar a um programa infinitamente mais maduro e consciente de seu objetivo: retratar a diversidade e complexidade da vida daqueles amigos em uma São Francisco que poderia ser qualquer outra cidade. O que é ser gay em um mundo onde o tema está constantemente em debate? Independente se pelos motivos certos ou errados estamos falando sobre o assunto, mas o que estamos falando? Qual é esta identidade por trás da G-word.

“I am completely talked out.”

É assim que Patrick se reaproxima de Richie (Raúl Castillo) nesta finale e é assim que Agustin (Frankie J. Alvarez) se entrega ao seu relacionamento com Eddie (Daniel Franzese) superando suas inseguranças em relação ao fato do parceiro ser seropositivo. As inseguranças existem, o medo de uma eventual contaminação, a falta de informação, tudo está presente. Mas o que ele sente é mais forte e isso deve ser vivido até as últimas instâncias. Don, o mais velho, mas ainda assim, um dos que mais precisava crescer, entende que não poderia continuar vivendo em um casamento com a sua amiga Doris (Laureen Weedman) e que deveria aprender, por mais difícil que fosse, a andar com suas próprias pernas e honrar o legado do pai para quem nunca pode sair do armário.


Como o videojogo criado por Patrick e Kevin, estereótipos da comunidade LGBT são revirados, recriados e abordados em Looking para que a série consiga cumprir a difícil e ingrata missão de retratar o quotidiano. Ativos, passivos, ursos, soros positivos e negativos, monogâmicos ou não, e por fim até o “gay-home wrecker”, todos ali para fazer da suporta diversidade da atual programação da TV realmente diversa.

Volto a pensar naquele livro, e faço isso por que assim como em Looking seu final é marcado com uma grande mudança física. Lá, Juliet, mãe de dois e casada, se vê cansada não de sua vida, mas de explicar porque está cansada... “I am completely talked out.” De novo esta fala… assim sem nenhum tipo de planejamento, ela caminha para um salão e pede para que lhe cortem o cabelo. – TODO. – ela diz. Patrick faz o mesmo. E o mais simbólico é que isso seja feito por Richie, com quem nunca teve realmente chance de colocar todos os pingos nos i’s. Assim, Richie finalmente consegue cortar o cabelo do homem para quem ele mais se entregou.

É estranho pensar que é justamente com este tom de “inacabado” de “decisões para se tomar” que Looking se despedirá de seu público, ainda que um especial tenha sido prometido para concluir as histórias de Patrick, Don e Agustin. Há claramente um fôlego final para a história, embora acredite que um especial não será suficiente para terminamos aquilo que começamos a acompanhar: o crescimento daquelas pessoas, principalmente de Patrick.

É de senso comum que não temos como organizar a narrativa da nossa própria vida, as coisas vão acontecendo e vamos vivendo sem ser possível saber até quando. Por isso, nunca vi problema com histórias que terminam em cliffhangers ou com final em aberto. Exatamente assim é a vida e a arte não tem feito outra coisa senão imitá-la. Mas Patrick precisava de mais tempo que um dia morando com Kevin, Agustin também precisava de tempo, mas para lidar com suas inseguranças em relação a saúde do namorado e Don para reformar o lugar onde abrirá seu primeiro negócio. Já nós, precisávamos de mais tempo para nos prepararmos com a futura ausência destas histórias. E assim, caso o cancelamento seja mesmo irrevogável, Looking terminará com sua história não resolvida, algo contra o que seus próprios personagens lutaram durante as duas temporadas do programa.

Nada pior que conviver com o peso dessas irresoluções. Nada pior do que nos confrontarmos com nossa própria imobilidade. Com a insatisfação crónica que nos impede de crescer e seguir em frente. Com Richie ele não estava pronto, eram muito diferentes um do outro. Com Kevin não estão no mesmo lugar quanto a monogamia. Há e sempre haverá um problema, sempre haverá uma questão, um motivo para desistir e é isto que Patrick ainda não entendeu e é provável que ainda leve um tempo para entender.

O ato de cortar o cabelo, naquela que para mim será uma das cenas do ano, em Looking, ou em Arlington Park, sempre me seduziu. Naquele ato está a clara declaração de que ao menos sobre o cabelo exercemos algum controle. Eles decidem o que fazer com o cabelo, já que na vida não parecem ter o mesmo poder. E assim, externalizam uma necessidade, interna, de mudança, de recomeçar. E como é justamente a identificação que nos prende a esses personagens e histórias, assim como Patrick e Juliet também raspei meu cabelo pouco antes de escrever este texto por também me deparar com uma situação da qual não conseguiria sair apenas falando a respeito. Algo precisava ser feito e algo foi feito.

Primeiro poster e trailer de "Mia Madre", de Nanni Moretti


O cineasta e actor Nanni Moretti (Habemus Papam) divulgou os primeiros poster e trailer do seu novo filme, Mia Madre:


O filme segue a história de Margherita (Margherita Buy), uma realizadora que filma com o famoso actor norte-americano, Barry Huggins (John Turturro). Longe do set de filmagens, Margherita tenta manter a sua vida à medida que luta com sentimentos de impotência enquanto lida com a doença da sua mãe e a filha adolescente.

Mia Madre conta também com Nanni Moretti como protagonista. O filme poderá ter antestreia mundial no Festival de Cannes 2015.

Poster e trailer de "Mission: Impossible - Rogue Nation"


Foram recentemente revelados o poster e o trailer de Mission: Impossible - Rogue Nation, quinto capítulo do franchise:


Com Christopher McQuarrie (Jack Reacher) como realizador, o filme volta a seguir Ethan (Tom Cruise) e a sua equipa na sua missão mais impossível, erradicar o Sindicato - uma organização internacional marginal que tenta destruir a IMF.

Missão Impossível: Nação Secreta estreia em Portugal a 13 de Agosto.

Canal FOX renova "Sleepy Hollow" para uma terceira temporada


O canal FOX anunciou a renovação de Sleepy Hollow para uma terceira temporada. A segunda temporada registou a média de 4,57 milhões de espectadores que, somando o DVR dos primeiros sete dias, atinge um valor acima da média do canal (7,35 milhões).

Afim de reduzir custos, a produção da nova temporada mudar-se-á para Atlanta. Clifton Campbell (The Glades) assumirá as funções de showrunner já que Mark Goffman abandonou a produção no final da segunda temporada, para dedicar-se a novos projectos com a CBS TV Studios.

sexta-feira, 27 de março de 2015

Produção de "Downton Abbey" encerra na sexta temporada


O canal PBS e a produtora Carnival Films anunciaram oficialmente que a produção de Downton Abbey encerrará na sexta temporada. Segundo o produtor executivo Gareth Neame, esta decisão foi feita numa altura em que a série ainda é bastante apreciada pelos fãs, para que os arcos narrativos possam ser encerrados de uma forma correcta e natural.

Nos Estados Unidos, Downton Abbey é a série dramática com maior popularidade de sempre no canal PBS,  e a mais popular nos quarenta e quatro anos da antologia Masterpiece. A quinta temporada atingiu os 12,9 milhões de espectadores após a sua nona semana de exibição, com mais de 12,6 milhões de visualizações nas plataformas de streaming.

Matthew McConaughey protagonizará "Billionaire’s Vinegar"


O Deadline adiantou que Matthew McConaughey (Dallas Buyers Club) será o protagonista do filme The Billionaire's Vinegar, baseado no livro homónimo de Benjamin Wallace.

O projecto traça a história das garrafas do vinho Château Lafite Bordeaux que pertenceriam, supostamente, a Thomas Jefferson, e que acabaram por ser leiloadas pela Christie's por valores exorbitantes. Peritos concluíram que estas garrafas nunca foram de Jefferson.

O filme será produzido pela Sony Pictures, com Todd Black (Seven Pounds), James Lassiter (I Am Legend), Jason Blumenthal (The Pursuit of Happyness), Steve Tisch (Forrest Gump) e Will Smith (Ali). Michael Brandt e Derek Haas (3:10 to Yuma) serão os argumentistas.

"Penny Dreadful" lidera as categorias técnicas dos prémios televisivos BAFTA 2015


A Academia Britânica de Televisão revelou os nomeados nas categorias técnicas de 2015. Penny Dreadful lidera com cinco nomeações, enquanto que The Honourable Woman recebeu quatro. O canal BBC lidera com um total de quarenta e seis nomeações, enquanto que o Channel 4 ficou-se pelas quatro. Ripper Street, um exclusivo da plataforma de streaming da Amazon, recebeu duas nomeações aos prémios BAFTA: um feito inédito.

Os vencedores serão conhecidos a 26 de Abril.

Talento Revelação
Children on the Frontline (Dispatches)
The Last Chance School
Murdered by My Boyfriend
Prey

Guarda-Roupa
Cilla
The Musketeers
Penny Dreadful
Strictly Come Dancing

Creatividade Digital
Live from Space: Online
Reverse the Odds: Stand Up To Cancer
The Singer Takes it All
War of Words

Realizador (Factual)
Alisa Pomeroy por 24 Hours in Police Custody
Neil Crombie por Grayson Perry: Who Are You?
Ben Anthony por Life and Death Row - Execution
Dan Reed por The Paedophile Hunter

Realizador (Ficção)
Euros Lyn por Happy Valley
Hugo Blick por The Honourable Woman
Julian Farino por Marvellous
Paul Andrew Williams por Murdered by My Boyfriend

Realizador (Multi-camera)
Paul McNamara por 2014 FA Cup Final
Chris Power por Ant and Dec's Saturday Night Takeaway
Equipa de realização por D-Day: The Heroes Return
Ben Kellett por Mrs Brown's Boys

Montagem (Factual)
24 Hours in Police Custody
Grayson Perry: Who Are You?
Life and Death Row - Execution
Tsunami: Survivors' Stories

Montagem (Ficção)
The Fall
The Honourable Woman
The Missing
Sherlock

Entretenimento
The Apprentice
Stritcly Come Dancing
The Voice
The X-Factor

Maquilhagem e Cabelo
Da Vinci's Demons
Peaky Blinders
Penny Dreadful
Stritcly Come Dancing

Música Original
Downton Abbey
The Honourable Woman
Life and Death Row
Penny Dreadful

Fotografia (Factual)
Children on the Frontline (Dispatches)
Life and Death Row - Execution
Life Story: First Steps
Photographing Africa

Fotografia e Luz (Ficção)
Da Vinci's Demons
The Honourable Woman
The Lost Honour of Christopher Jefferies
Peaky Blinders

Design de Produção
Peaky Blinders
Penny Dreadful
The Day We Sang
Tommy Cooper: Not Like That, Like This

Som (Factual)
The Choir: New Military Wives
Hidden Kingdoms: Under Open Skies
Messiah at the Foundling Hospital
That Musical We Made

Som (Ficção)
Cilla
The Missing
Sherlock
That Day We Sang

Efeitos Especiais, Visuais e Gráficos
Atlantis
David Attenborough's Conquest of the Skies 3D
Doctor Who
Ripper Street

Título e Identidade Gráfica
Da Vinci's Demons
Penny Dreadful
Ripper Street
Winter Olympics 2014

Argumento (Comédia)
Detectorists
Inside No. 9
Toast of London
The Wrong Mans

Argumento (Drama)
Happy Valley
Line of Duty
Marvellous
Utopia

Julia Louis-Dreyfus será a protagonista do remake de "Force Majeure"


A Fox Searchlight adquiriu os direitos do filme sueco Force Majeure e irá produzir um remake do mesmo, com Julia Louis-Dreyfus (Veep) como protagonista. A notícia chegou através do The Hollywood Reporter que não adianta mais detalhes.

Force Majeure foi nomeado ao Globo de Ouro 2015 de Melhor Filme Estrangeiro e segue a história de uma família que passa férias num resort nos Alpes franceses. Quando uma avalanche parece ameaçar o resort, o pai foge sem se preocupar com a sua família. Assim que tudo passa e a família se encontra reunida de forma segura, a acção deste homem cria uma fissura na união da família.

Em Portugal, Força Maior deverá estrear a 7 de Maio.

Canal History renova "Vikings" para uma quarta temporada


Com apenas cinco episódios da terceira temporada exibidos, o canal History anunciou a produção de uma quarta temporada de Vikings.

Até ao momento, a temporada tem sido vista por cerca de 2,57 milhões de espectadores ao vivo, atingindo os 4,3 milhões, se somarmos os valores do DVR dos primeiros três dias. Estes valores são inferiores aos conseguidos pela segunda temporada.

A produção dos novos episódios terá início na summer season, na Irlanda do Norte. A quarta temporada de Vikings deverá estrear em 2016 e contar com dez episódios.

Matt Bomer, Cheyenne Jackson, Wes Bentley e Chloë Sevigny juntam-se a "American Horror Story: Hotel"


Durante o Paley Fest 2015, a actriz Jessica Lange confirmou que não integrará o elenco da nova temporada de American Horror Story, do qual protagonizou as quatro temporadas já produzidas. Correm rumores, porém, que Kathy Bates regressará depois de ter integrado o elenco das duas últimas.

Ao elenco de American Horror Story: Hotel, juntam-se novos nomes: Matt Bomer (White Collar), Wes Bentley (The Hunger Games), Cheyenne Jackson (30 Rock). O primeiro será protagonista em conjunto com Lady Gaga. Entretanto, foi revelada a presença de Chloë Sevigny na nova temporada, que regressa à série depois de ter interpretado Shelley em American Horror Story: Asylum.

A quinta temporada, American Horror Story: Hotel, estreará em Outubro deste ano.

quinta-feira, 26 de março de 2015

FOX aprova a produção de seis novos episódios de "The X-Files"


Treze anos depois do final da série The X-Files, o canal FOX anunciou a produção de seis novos episódios da série, novamente com produção do criador da série, Chris Carter, e com a presença dos protagonistas David Duchovny e Gillian Anderson.

As filmagens estão previstas para a summer season, embora não haja ainda detalhes acerca da narrativa, que poderá trazer uma única trama ao longo dos novos episódios. Existem rumores que Mitch Pileggi poderá regressar como Walter Skinner.

De recordar que The X-Files teve ainda direito a duas longas-metragens: The X Files (1998) e The X Files: I Want to Believe (2008).

"Blind Massage" vence os Asian Film Awards 2015


O filme Blind Massage recebeu o prémio de Melhor Filme nos Asian Film Awards 2015. A produção chinesa liderou o certame, arrecadando dez prémios em quatorze das categorias. Ann Hui foi considerada a Melhor Realizadora por The Golden Era.

Melhor Filme
Blind Massage (China, França)

Melhor Realizador
Ann Hui por The Golden Era (China, Hong Kong)

Melhor Actriz
Bae Doo-na em A Girl at my Door (Coreia do Sul)

Melhor Actriz Secundária
Ikewaki Chizuru em The Light Shines Only There (Japão)

Melhor Actor
Liao Fan em Black Coal, Thin Ice (China)

Melhor Actor Secundário
Wang Zhiwen em The Golden Era (Hong Kong, China)

Melhor Revelação
Zhang Huiwen em Coming Home (China)

Melhor Argumentista
Diao Yinan por Black Coal, Thin Ice (China)

Melhor Director de Fotografia
Zeng Jian por Blind Massage (China, França)

Melhor Designer de Produção
Liu Qing por Gone with the Bullets (China, EUA, Hong Kong)

Melhor Compositor
Mikey McCleary por Margarita, with a Straw (Índia)

Melhor Montador
Gareth Evans por The Raid 2: Berandal (Indonésia, EUA)

Melhores Efeitos Visuais
Gone with the Bullets (China, EUA, Hong Kong)

Melhor Figurinista
William Chang Suk Ping por Gone with the Bullets (China, EUA, Hong Kong)

HBO cancela "Looking"; narrativa encerra com a produção de um telefilme


O canal norte-americano HBO cancelou a série Looking. O anúncio foi feito pelo actor e argumentista Kevin Sessums no seu perfil oficial de Facebook.

Na primeira temporada, a série foi vista por cerca de 380 mil espectadores, tendo caído para os 240 mil espectadores na sua segunda temporada. Contudo e de forma a encerrar o arco narrativo, a produção será encerrada com a produção de um telefilme (tal como aconteceu recentemente com Hello Ladies).

"The Grand Budapest Hotel" vence os Prémios CCOP 2015


The Grand Budapest Hotel arrecadou cinco galardões nos Prémios CCOP 2015, incluindo Melhor Filme e Melhor Realizador. Já na primeira edição dos prémios anuais do Círculo de Críticos Online Portugueses, Moonrise Kingdom, também do realizador Wes Anderson, tinha sido premiado em cinco categorias.

Com três prémios, seguiu-se Her (Melhor Argumento Original, Melhor Canção Original e Melhor Banda Sonora) e 12 Years a Slave (Melhor Argumento Adaptado, Melhor Actriz Secundária e Melhor Cena ou Sequência). Dallas Buyers Club foi duplamente premiado pelos seus actores, tal como nos Óscares 2014. E Agora? Lembra-me foi considerado o Melhor Filme Português do ano.

Os restantes vencedores podem ser conhecidos no blogue oficial do CCOP.

quarta-feira, 25 de março de 2015

Vencedores do passatempo "Coração de Leão"


Estreias 26 Mar'15: Le meraviglie, Amou fou, Samba, The Voices, Home, Michael Kohlhaas, A Long Way Down, Leijonasydän, Elsa & Fred, Search Party e Dez obras essenciais de Roberto Rossellini

Dia 26 de Março de 2015, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  O País das Maravilhas (Le meraviglie)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
É Verão na Toscana (Itália) e a família de Gelsomina sobrevive da apicultura. Wolfgang, o pai, é um alemão pessimista de ideias muito próprias. Apesar da sua juventude, é Gelsomina quem comanda a lógica familiar. As suas três irmãs mais novas obedecem-lhe e trabalham sob as suas ordens. Enquanto o campo está a ser destruído pelos pesticidas e a vida dos enxames a alterar-se a cada dia, um programa de televisão chega àquele lugar, oferecendo um prémio à família mais tradicional. O concurso das maravilhas rurais é apresentado por Milly Catena, uma mulher belíssima por quem as crianças se deixam deslumbrar. Gelsomina quer participar na competição, mas o pai proíbe-a. Nesse momento, o patriarca aceita Martin em sua casa, um rapaz vindo de um programa de reinserção social. A tensão entre o forasteiro e Gelsomina sente-se a cada momento, mas ela está determinada a mostrar a sua força. De tal modo que, no final daquele longo Verão, tudo para eles será diferente... Vencedor do Grande Prémio do júri no Festival de Cinema de Cannes, um filme dramático assinado pela realizadora italiana Alice Rohrwacher ("Corpo Celeste"). O elenco conta com Maria Alexandra Lungu, Alba Rohrwacher (irmã da realizadora), Sam Louwyck, Monica Bellucci e Luis Huilca, entre outros.

Outras sugestões:

Amor Louco (Amour fou)

Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Berlim, 1811. Pouco depois de completar 34 anos, o poeta e escritor Heinrich von Kleist (Christian Friedel) enfrenta sérias dificuldades financeiras. Profundamente triste e amargurado, planeia pôr fim à própria vida e fazer da sua morte um momento de elevação e entrega ao amor eterno. Com isso em mente, convence Henriette Vogel (Birte Schnoeink), a esposa de um empresário seu conhecido, a juntar-se a ele naquele momento solene. Henrich leva o seu plano até ao fim e, no dia 21 de Novembro desse mesmo ano, junto às margens de um lago, dá um tiro em Henriette e depois em si próprio… Com assinatura da realizadora austríaca Jessica Hausner ("Lovely Rita", "Lourdes"), um filme sobre as ambivalências do amor, livremente inspirado na verdadeira história do poeta e escritor alemão Heinrich von Kleist (1777-1811). Apresentado na secção "Un Certain Regard" do Festival de Cinema de Cannes, "Amor Louco" venceu o Prémio de Melhor Filme no Lisbon & Estoril Film Festival.


Samba (Samba)


Ano: 2014
Género: Comédia, Drama
Elenco: , , ,

Samba Cissé (Omar Sy) é um imigrante senegalês que sonha fazer carreira como "chef" de cozinha. Contudo, apesar de viver em Paris há mais de dez anos, nunca conseguiu a autorização de residência de que tanto precisa para atingir os seus objectivos. Durante este tempo, foi sobrevivendo com pequenos trabalhos mal remunerados, tentando sempre regularizar a sua situação. Um dia, é apanhado pela polícia e encaminhado para o serviço de estrangeiros e fronteiras para ser deportado. É então que conhece Alice (Charlotte Gainsbourg), uma mulher que há anos luta contra uma depressão e que trabalha como voluntária numa organização de apoio a imigrantes ilegais. Apesar de saberem que deveriam manter a distância para não se envolverem emocionalmente, Samba e Alice vão encontrar um no outro aquilo de que tanto necessitam para avançar com as suas vidas. Vagamente inspirado na obra "Samba Pour la France", de Delphine Coulin, uma comédia dramática que aborda a questão da imigração e xenofobia em contexto francês. O argumento e realização são da responsabilidade de Olivier Nakache e Eric Toledano, a dupla francesa responsável por "Amigos Improváveis", filme que, em 2011, teve um sucesso retumbante junto do público de todo o mundo.

As Vozes (The Voices)

Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Thriller
Elenco: , ,
Apesar dos problemas mentais já diagnosticados, Jerry Hickfang é um homem optimista e de bem com a vida. Ajudado pela sua psiquiatra, leva uma vida relativamente controlada, entre a casa onde vive com o seu cão e gato e o emprego. Desde que se sente melhor, tem evitado tomar a medicação antipsicótica prescrita pela médica. Por causa disso, tem alucinações frequentes, imaginando que o seu gato lhe incute pensamentos homicidas e que o cão, por sua vez, insiste que ele é um homem bom. Quando Jerry decide iniciar novamente a medicação, começa a ter breves momentos de lucidez. E é num desses momentos que se apercebe de que a realidade da sua vida é bastante mais violenta e aterrorizante do que ele alguma vez poderia supor… Uma comédia negra com argumento de Michael R. Perry e realização da iraniana Marjane Satrapi ("Persépolis", "Galinha com Ameixas"), que conta com Ryan Reynolds, Gemma Arterton, Anna Kendrick e Jacki Weaver nos principais papéis.

Home: A Minha Casa (Home)

Ano: 2015
Realização:
Argumento: Tom J. Astle e Matt Ember
Género: Animação
Elenco de vozes: , ,
Num futuro não muito distante, o planeta Terra é invadido por uma raça alienígena chamada boov. Apesar de bem-intencionados e relativamente amistosos, os boov pretendem um novo sitio para morar. Por esse motivo, todos os humanos são capturados e transferidos para um lugar deserto. Mas quando Tip, uma rapariga valente e destemida, consegue escapar, vê-se acidentalmente a braços com um aliado incomum: um pequeno boov expatriado pela sua própria raça, de nome Oh. Apesar de inicialmente relutante em fazer-se à estrada com aquele estranho ser, Tip percebe que a única maneira de conseguirem escapar é unirem esforços – e conhecimentos interplanetários –, numa demanda que não determinará apenas a sua sorte, mas a de todos os envolvidos… Produzida pela DreamWorks Animation e realizada por Tim Johnson, uma comédia de animação que se baseia no livro infantil "The True Meaning of Smekday", de Adam Rex. Na versão original, as vozes das personagens são de Jim Parsons, Rihanna, Jennifer Lopez e Steve Martin, entre outros.

A Vingança de Michael Kohlhaas (Michael Kohlhaas)

Ano: 2013
Género: Drama, Histórico
Elenco: , ,
Cévennes (França), século XVI. Michael Kohlhaas (Mads Mikkelsen) é um pacato comerciante de cavalos que vive tranquilamente com a sua família. Pai, marido e amigo dedicado, ele sempre tentou honrar a sua vida e fazer valer as suas promessas. Mas tudo muda quando o senhor da terra lhe mata os cavalos e se recusa a pagar o prejuízo. Toldado pelo desejo de vingança e decidido a fazer valer aquilo que considera justo, Kohlhaas junta um exército de homens e abre caminho pelas aldeias e lugares, espalhando o terror por todos os que ameaçarem fazer-lhes frente. Com realização de Arnaud des Pallières, uma história sobre justiça, honra e vingança que adapta a obra homónima do escritor alemão Heinrich von Kleist que, por sua vez, se inspira na verdadeira história de Hans Kohlhase (1500-1540).

Um Grande Salto (A Long Way Down)
Ano: 2014
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Comédia
Elenco: , , ,
Londres, noite de passagem de ano. Quatro desconhecidos encontram-se no terraço de um edifício com a intenção de se suicidarem. Cada um tem uma razão diferente e a única coisa que os une é o lugar e momento que escolheram para porem fim à própria vida. Depois de uma longa conversa sobre o absurdo da situação, decidem adiar a data da morte até ao dia de S. Valentim, 14 de Fevereiro. A ideia é usar essas seis semanas para reavaliarem as suas existências e perceberem se vale realmente a pena continuar. E é assim que quatro pessoas sem nada a perder se unem com um objectivo em comum: encontrar, dentro do seu desespero individual, algo que as faça mudar de ideias… Com realização de Pascal Chaumeil ("O Quebra-Corações", "Um Plano Perfeito") e argumento de Jack Thorne, uma comédia dramática que adapta o "best-seller" de Nick Hornby. Pierce Brosnan, Toni Collette, Imogen Poots e Aaron Paul dão vida às personagens principais.

Coração de Leão (Leijonasydän)

Ano: 2013
Realização:
Argumento: 
Género: Drama, Romance
Elenco: , ,
Teppo, figura central de um grupo neonazi, está totalmente convicto na superioridade da raça ariana. Um dia conhece Sari, por quem se apaixona perdidamente. Ela tem tudo o que sempre procurou numa mulher e a relação entre ambos é de puro entendimento. Tudo parece perfeito até Teppo conhecer Rhamadhani, o filho dela, fruto de uma relação anterior com um homem de raça negra. Crente num ideal baseado na discriminação e no ódio, este homem vê-se confrontado com sentimentos de grande ambivalência em relação à criança. Quando Sari o informa que está grávida, Teppo decide fazer o melhor que pode para encontrar a paz no seio da sua nova família. Todavia, pressionado pelo irmão e pelos grupo de amigos, ele vê-se obrigado a tomar uma decisão radical… Uma comédia dramática sobre escolhas difíceis, com a assinatura do realizador finlandês Dome Karukoski, segundo um argumento de Aleksi Bardy.

Elsa e Fred (Elsa & Fred)


Ano: 2014
Género: Comédia, Romance
Elenco: , ,  
Fred, de 80 anos, ainda não se habituou à recente morte da companheira da sua vida. Desgostoso, deixa-se levar pelos dias, sem motivação para mudar seja o que for. Para o ajudar a libertar-se do passado, a filha convence-o a deixar a casa onde morou toda a vida – e onde estão todas as lembranças – e mudar-se para um apartamento mais pequeno. O seu caminho cruza-se então com o de Elsa, uma septuagenária que vive ao lado da sua nova casa. Ao contrário de si, Elsa é romântica, aventureira e extravasa alegria. Entre os dois, surge uma inesperada paixão que os vai ajudar a reencontrar uma razão viver. E quando Fred descobre que Elsa está gravemente doente, resolve usar todo o dinheiro amealhado e proporcionar-lhe uma das suas fantasias mais antigas: protagonizar a famosa cena na fonte de Trevi, em Roma, que Anita Ekberg e Marcello Mastroianni imortalizaram no filme "La Dolce Vita", de Federico Fellini. Uma comédia romântica sobre segundas oportunidades, que conta com a assinatura de Michael Radford ("O Carteiro de Pablo Neruda", "O Mercador de Veneza") e com Christopher Plummer e Shirley MacLaine como protagonistas.

Loucuras no México (Search Party)

Ano: 2014
Há apenas um dia, Nardo estava à beira de oficializar os votos com Tracy, o grande amor da sua vida. No entanto, algo correu (extraordinariamente) mal e ele acabou abandonado no altar. Agora, perdido no meio do deserto do México e envolvido com grupo de traficantes de cocaína, só quer chegar a casa são e salvo. Para o ajudar neste momento particularmente difícil, apenas poderá contar com Jason e Evan, os seus dois melhores amigos. Para além de lhe salvarem a vida, eles estão determinados a ajudá-lo a voltar para os braços da mulher que ama. Assim, preparam um arrojado plano de acção que, pelo que tudo indica, só os envolverá em mais complicações. Estreia na realização do argumentista Scot Armstrong, uma comédia que conta com Thomas Middleditch, T.J. Miller e Adam Pally nos principais papéis.

As dez obras essenciais de Roberto Rossellini
Realização: Roberto Rossellini
Roberto Rossellini nasceu em Roma, a 8 de Maio de 1906, no seio de uma família abastada. Depois de se iniciar como assistente de realização, fez-se notar, já no período do pós-guerra, com três obras essenciais: "Roma, Cidade Aberta" (1945, Vencedor da Palma de Ouro em Cannes e nomeado para o Óscar de Melhor Argumento), "Paisà – Libertação" (1946) e "Alemanha, Ano Zero" (1947). Nelas, Rossellini conta histórias inquietantes sobre a crua realidade daquela época, tornando-se um dos percursores do neo-realismo do cinema italiano. Já em 1950, casou com a actriz sueca Ingrid Bergman, que dirigiu em inúmeros filmes, entre os quais "Stromboli" (1950), "Europa 51" (1952), "Viagem a Itália" (1954) ou o "O Medo" (1954). Os seus últimos trabalhos datam da década de 1960 e início da década de 1970, quando fez filmes educativos para televisão. Faleceu em 1977, aos 71 anos. A distribuidora Leopardo Filmes e a exibidora Medeia Filmes dedicam-lhe uma programação especial. Para além dos filmes já referidos, serão ainda exibidas as obras "O Amor" (1948), complementada por "A Força e a Razão" (uma entrevista conduzida por Rossellini ao presidente chileno Salvador Allende, que Emidio Greco realizou em 1973); "A Máquina de Matar Pessoas Más" (1952); e o documentário "Índia" (1959). Os  filmes são todos exibidos em versões digitais restauradas, resultado de um trabalho levado a cabo pela Cinecittà Luce em associação com a Cinemateca Nacional Italiana e a Cinemateca de Bolonha. As sessões decorrem no Espaço Nimas (Lisboa), de 26 de Março a 29 de Abril, e no Teatro Municipal do Campo Alegre (Porto), a partir de 2 de Abril.
Sinopses: Cinecartaz Público

terça-feira, 24 de março de 2015

Passatempo Satyajit Ray


"Fuligem" e "The Tale of The Princess Kaguya" vencem Monstra 2015


O filme The Tale of the Princess Kaguya, do japonês Isao Takahata (Hotaru no haka), venceu o Grande Prémio RTP para Melhor Longa-Metragem da Monstra 2015 - Festival de Cinema de Animação de Lisboa. O filme foi nomeado ao Óscar 2015 de Melhor Filme de Animação e estreia nos cinemas portugueses a 9 de Abril. Já na competição para a Melhor Curta-Metragem Portuguesa, o vencedor foi Fuligem que arrecadou o Prémio SPA | Vasco Granja. A curta, da dupla David Doutel e Vasco Sá, já tinha sido premiada no Curtas Vila do Conde 2014 e no Cinanima 2014. Foi ainda nomeada ao prémio Sophia 2015 de Melhor Curta de Animação.

Competição de Longas-Metragens


Melhor Longa-Metragem - Grande Prémio RTP
O Conto da Princesa Kaguya, de Isao Takahata (Japão)

Prémio Especial do Júri
Song of the Sea, de Tomm Moore (Irlanda)

Melhor Banda Sonora
Song of the Sea, de Tomm Moore (Irlanda)

Melhor Filme para a Infância e Juventude
Shaun the Sheep, de Mark Burton e Richard Starzak (Reino Unido)

Prémio do Público
Shaun the Sheep, de Mark Burton e Richard Starzak (Reino Unido)

Menções Honrosas
Giovanni's Island, de Mizuho Nishikubo (Japão)
Lisa Limone e Maroc Orange, de Mait Laas (Estónia)
Jack and the Cuckoo Clock Heart, de Mathias Malzieu e Stephane Berlá (França)

Competição de Curtas-Metragens


Melhor Curta-Metragem Internacional - Grande Prémio RTP
Man on the Chair, de Dahee Jeong (França)

Prémio Especial do Júri
Fuligem, de David Doutel e Vasco Sá (Portugal)

Melhor Filme Experimental
É in Motion No.2, de Sumito Sakakibara (Japão)

Prémio do Público - Prémio Nescafé Dolce Gusto
We Can't Live Without Cosmos, de Konstantin Bronzit (Rússia)

Menções Honrosas
Tick Tack, de Ülo Pikkov (Estónia)
Nuggets, de Andreas Hykade (Alemanha)

Competição Portuguesa


Melhor Curta-Metragem Portuguesa - Prémio SPA | Vasco Granja
Fuligem, de David Doutel e Vasco Sá

Prémio do Público
Fuligem, de David Doutel e Vasco Sá

Menções Honrosas
Os Prisioneiros, de Margarida Madeira
Os Cantos dos 4 Caminhos, de Nuno Amorim

Competição de Curtíssimas


Melhor Curtíssima Internacional
Cupidiculous, de Panop Koowat (EUA)

Melhor Curtíssima Portuguesa - Prémio FNAC
Home Dog, de Emanuel Barros

Menções Honrosas
Macondo, de Zilai Feng (EUA)
Deskloop, de Evelien Lohbeck (Holanda)


Competição de Estudantes - Júri Sénior


Melhor Curta de Estudantes Internacional - Prémio Carl Zeiss Vision
Mend and Make Do, de Bexy Bush Bush (Reino Unido)

Melhor Curta de Estudantes Portuguesa - Prémio Carl Zeiss Vision
Tele-Sofia, de Ana Fernandes, Manuel Sá e Nuno Mendanha

Prémio do Público - Prémio Bebidas de Cereais Nestlé
Tale, de Bertoli Attila (Hungria)

Menções Honrosas
This Is How It Starts, de Shahaf Ram (Israel)
Tale, de Bertoli Attila (Hungria)
La Fenetre, de Barrère, Blondeel, Corcho, Leroi, Proust, Riviére, Tapare (França)

Competição de Estudantes - Júri Júnior


Melhor Filme Internacional
This Is How It Starts, de Shahaf Ram (Israel)

Melhor Filme Português
Que Dia É Hoje, de Colectivo Fotograma 24 e 24 Jovens de Montemor-o-Novo

Menções Honrosas
Mend and Make Do, de Bexy Bush (Reino Unido)
There's a Man in the Woods, de Jacob Streilein (EUA)
Tele-Sofia, de Ana Fernandes, Manuel Sá e Nuno Mendanha (Portugal)

Competição Cinema Mais Pequeno do Mundo


Amendoim de Ouro
Supervenus, de Frederic Doazan (França)

Amendoim de Prata
Bolas! ET's Outra Vez?!, de Bruno Caetano (Portugal)

Amendoim de Bronze
The Evening Cigarette, de Matthieu Van Eeckhout (França)


Competição MONSTRINHA


Melhor Filme Monstrinha
A Single Life, de Job, Joris e Marïeke (Holanda)

Prémio do Público Monstrinha
3 aos 6 - Lune et le Loup, de Toma Leroux, Patrick Delage (França)
7 aos 12 - O Elefante e a Bicicleta, de Olesya Shchukina (França)
+ de 13 - O Presente, de Jacob Frey (Alemanha)

Menções Honrosas
3 aos 6 - História de um Urso, de Gabriel Osorio Vargas (Chile)
7 aos 12 - O Elefante e a Bicicleta, de Olesya Shchukina (França)
+ de 13 - O Presente, de Jacob Frey (Alemanha)
Pais e Filhos - Lambs, de Gottfried Mentor (Alemanha)

domingo, 22 de março de 2015

"Togetherness": O distanciamento da proximidade

Por Joaquim da Silva.

Nunca a vida foi tão difícil.

Paradoxalmente ao esperado, quanto mais avançamos, parece que mais obstáculos aparecem. Togetherness é a história de quatro adultos, com mais de 30 anos, ligados pela ligeireza com que procuram arrumar as suas cabeças. Brett (Mark Duplass) e Michelle (Melanie Lynskey), um casal com dois filhos, que luta pelo reencontro da chama que já não arde e que os manteria juntos. Tina (Amanda Peet), a irmã de Michelle, sem futuro, que salta de relacionamento em relacionamento e de emprego em emprego na esperança de encontrar o talento que a estabilizará. E Alex (Steve Zissis), o melhor amigo - actor cronicamente desempregado - de Brett, que se vê despejado e obrigado a viver no seu sofá. 

Uma história ao estilo Friends, que narra a luta pela sanidade mental e pelo sucesso de um grupo de adultos, no entanto, com uma nuance que a diferencia de muito do que já se tem feito: é plausível. É fácil de acreditar. Quase todos nós já partilhamos das emoções de Brett, que se sente frustrado profissionalmente e se sente a perder o controlo do seu casamento. Ou de Michelle, cansada de ser uma mãe a tempo inteiro que só quer sentir-se jovem, viva e resplandecente de novo. Tina e Alex fornecem o apoio à narrativa do casal, dando um alívio cómico às situações, pelas suas personalidades mais livres e desinibidas. Aliás, Tina é o epíteto da desinibição.

A aproximação é inevitável. Para além do laço do matrimónio, surgem o laço sanguíneo e o laço da amizade, que acaba por ser de todos o mais forte: a capacidade do ser humano em sacrificar-se pela amizade a outro, sendo essa capacidade personificada ao máximo por Alex, seja em relação a Brett, como a Tina (note-se que se verifica uma aproximação romântica, semi-correspondida neste último exemplo). Dos episódios já exibidos, é possível perceber que existe uma linha de pensamento comum a Mark Duplass e Jay Duplass, que permite reconhecer em Togetherness um dos mais fortes e positivos traços da série Transparent (Jay Duplass é Josh, o filho do meio): o realismo e o respeito pela condição. A acção, em ambas as séries, desenrola-se de uma forma tão natural e ligeira, que apesar de tratar de sentimentos e relações humanas dá ao espectador algo tão desesperadamente necessário neste mundo frenético - o tempo. Tempo de viver. Tempo de sorrir. Tempo de perceber que aquelas pessoas, aquele texto, aquele mundo, é tão deles como nosso. 

Aquelas frases podem e possivelmente já foram ditas, sentidas, pensadas, por cada um e por todos nós. A peripécia da tenacidade do jogo da lata, a disputa intergeracional, o regresso à infância, o choro, o riso, o incómodo, o embaraço. Quem nunca sentiu? Por tudo isto, Togetherness é um must-see. E leia-se "ver" no sentido mais abrangente. Sentir, pensar, conhecer, aprender.

Porque Togetherness ensina que não é preciso estar perto para estar próximo, mas é preciso muito ser muito próximo para conseguir viver perto.


P.S.: Melanie Lynskey descola-se indubitavelmente de Rose (Two and a Half Men). É a prova mais que provada que uma atriz, digna de ser chamada atriz, pode desempenhar um mesmo papel durante anos e mesmo assim conseguir desempenhar outros com perfeição. Choose a job you love, and you'll never have to work a day in your life.