O site de streaming Netflix anunciou a renovação de Grace and Frankie para uma segunda temporada. A série protagonizada por Jane Fonda (Julia), Lily Tomlin (Nashville), Sam Waterston (Law & Order) e Martin Sheen (Apocalypse Now) segue a história de duas mulheres septuagenárias cujos respectivos maridos estão numa relação homossexual por vinte anos e pedem o divórcio para que se possam casar.
domingo, 31 de maio de 2015
Netflix renova "Grace and Frankie" para uma segunda temporada
"Bitten" é renovada para uma terceira temporada
O canal canadiano Space anunciou a renovação de Bitten, série protagonizada por Laura Vandervoort (Smallville) e adaptada do romance Women of the Otherwold. A série foi renovada para uma terceira temporada, embora não tenha sido anunciado o número de episódios encomendados.
As filmagens dos novos episódios deverão iniciar-se entre a summer e a fall season deste ano. A terceira temporada de Bitten estreia em 2016.
"Anime Nere" e "Youth" com seis nomeações aos prémios da crítica italiana de cinema
Os críticos italianos de cinema pertencentes ao Sindicato Nacional de Jornalistas Cinematográficos Italianos (SNGCI) elegeram os nomeados aos prémios Nastri d'Argento 2015. Anime Nere - vencedor da mais recente edição do 8 ½ Festa do Cinema Italiano - e Youth - que competiu pela Palma d'Ouro 2015 - receberam seis nomeações.
Hungry Hearts, Il racconto dei racconti, Mia Madre e Il nome del figlio ficaram-se pelas seis nomeações. Os vencedores serão conhecidos a 27 de Junho.
Melhor Filme
Hungry Hearts, de Saverio Costanzo
Il racconto dei racconti, de Matteo Garrone
Mia Madre, de Nanni Moretti
Anime nere, de Francesco Munzi
Yotuh, de Paolo Sorrentino
"A Vida Invisível" e "Os Gatos Não Têm Vertigens" galardoados nos Prémios Autores 2015
A Sociedade Portuguesa de Autores galardoou os filmes A Vida Invisível e Os Gatos Não Têm Vertigens nos Prémios Autores 2015. Ambos dividiram os prémios na área de cinema, com o primeiro a registar destaque na categoria de Melhor Filme e Melhor Actor (João Perry) e o segundo nas categorias de Melhor Argumento e Melhor Actriz (Maria do Céu Guerra).
Já nas categorias televisivas destaque para a vitória da série Os Filhos do Rock na categoria de Melhor Programa de Ficção.
CINEMA
Melhor Filme
A Vida Invisível, de Vítor Gonçalves
Melhor Argumento
Tiago R. Santos por Os Gatos Não Têm Vertigens
Melhor Actriz
Maria do Céu Guerra em Os Gatos Não Têm Vertigens
Melhor Actor
João Perry em A Vida Invisível
TELEVISÃO
Melhor Programa de Informação
A Entrevista de Maria Flor Pedroso (RTP2)
Melhor Programa de Ficção
Os Filhos do Rock (RTP1)
Melhor Programa de Entretenimento
A Cantiga era uma Arma (RTP2)
sábado, 30 de maio de 2015
Animação "The Tale of Princess Kaguya" lidera top de Abril do CCOP
Os membros do Círculo de Críticos Online Portugueses atribuíram a nota média de 8,82 em 10 ao filme The Tale of Princess Kaguya, do japonês Isao Takahata (Grave of the Fireflies). O filme de animação lidera, além do top de Abril, o top anual, à frente do israelita Gett.
Na segunda posição surgiu o documentário The Salt of the Earth - nomeado ao Óscar 2015 de Melhor Documentário - com a nota média de 8,00 e entrada directa na décima posição de 2015. O pódio encerra com a estreia de Alex Garland na realização: Ex Machina recebeu a nota de 7,83.
Conheça o top completo no blogue oficial do CCOP.
quinta-feira, 28 de maio de 2015
quarta-feira, 27 de maio de 2015
Estreias 28 Maio'15: Timbuktu, Fehér isten, Tomorrowland, O Indispensável Treino da Vagueza, Jag är nyfiken, Poltergeist, Toute première fois, Big Game e Crime
Dia 28 de Maio de 2015, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:
Destaques:
Tombuctu (também chamada de Timbuktu), no Mali, é cidade Património Mundial da UNESCO desde 1988. De pequena povoação perdida no deserto do Sara, o lugar transformou-se, ao longo dos séculos, em capital intelectual e espiritual de África, um oásis no deserto que foi despertando a atenção do mundo. Em 2012, a cidade é ocupada por um grupo islâmico liderado por Iyad Ag Ghaly. O medo e a incerteza apoderam-se daquele lugar. Por ordem dos fundamentalistas religiosos, a música, o riso, os cigarros e o futebol são banidos. As mulheres são obrigadas a usar véu e a mostrar submissão total. A cada dia surgem novas leis para serem cumpridas e a vida de cada um dos habitantes vai sendo modificada tragicamente. Não muito longe dali vive Kidane com a mulher Satima, a filha Toya e Issan, um jovem pastor de 12 anos. A existência desta família, até agora tranquila, vai alterar-se abruptamente quando Kidane é acusado de um crime… Realizado pelo mauritano Abderrahmane Sissako, um filme dramático, baseado num episódio real, que tenta denunciar a propagação do fundamentalismo. Depois da sua passagem pelo Festival de Cinema de Cannes, "Timbuktu" foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro e venceu sete prémios César: Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original (Abderrahmane Sissako, Kessen Tall), Melhor Música Original (Amine Bouhafa), Melhor Som (Philippe Welsh, Roman Dymny, Thierry Delor), Melhor Fotografia (Sofian El Fani) e Melhor Montagem (Nadia Ben Rachid).
Outras sugestões:
Para inverter a miscigenação entre raças caninas, é criado um imposto para quem possua um cão que não esteja registado como puro-sangue. Por essa razão, muitos donos abandonam os seus animais, levando à sobrelotação dos canis e ao consequente abate de milhares de animais. Lili, de 13 anos, faz o que pode para que Hagen, o seu adorado rafeiro, seja poupado a essa sorte. Quando o pai o deixa no meio da rua, Lili entra em desespero, passando dias e noites à sua procura. Lutando para sobreviver, Hagen junta-se a um grupo de cães desamparados que, tal como ele, sentem a raiva a aumentar a cada dia. Até que, após uma fuga ao canil, milhares de vadios se agrupam, decididos a dar início a uma rebelião contra os que os abandonaram. O seu desejo de justiça é desmedido e parece que nada poderá atenuar a sua sede de vingança. A não ser, talvez, Lili, a jovem que nunca desistiu do seu melhor amigo… Um filme dramático, realizado pelo húngaro Kornél Mundruczó ("Tender Son: The Frankenstein Project"), que reflecte sobre a desigualdade e as injustiças entre raças. Em Cannes, "Deus Branco" recebeu o prémio Un Certain Regard e os cães que participaram na obra foram galardoados com o Palm Dog Award (melhor actuação canina num filme).
Frank Walker já foi um inventor prodigioso e cheio de esperança no futuro. Agora, decepcionado com o mundo, tudo o lhe sobra desse passado são ilusões. Casey Newton, por seu lado, é uma adolescente brilhante e sempre receptiva a novidades. Quando ela descobre um objecto que a leva para uma realidade paralela, vê o seu destino cruzar-se com o de Frank. Os dois embarcam assim numa aventura que os transportará a Tomorrowland, um enigmático local existente num tempo e lugar indefinidos. Esta viagem mudará não apenas as suas vidas, mas também o futuro da Humanidade... Um filme de aventura com realização de Brad Bird ("The Incredibles - Os Super-Heróis“, "Ratatui", "Missão Impossível: Operação Fantasma"), que escreve o argumento em parceria com Damon Lindelof. O elenco conta com George Clooney, Britt Robertson, Hugh Laurie e Kathryn Hahn, entre outros.
Realização: João Miller Guerra,
Filipa Reis
Género: Documentário
Um documentário realizado por João Miller Guerra e Filipa Reis que parte de um convite de Manuel Castro Caldas, director da Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual, para celebrar os 40 anos da instituição. Recorrendo ao arquivo audiovisual da escola e a aulas gravadas, o filme reflecte sobre a experiência do ensino artístico, assim como as dificuldades do processo criativo. Nas palavras dos realizadores, a obra "deve-se a um encontro cruzado de caminhos de intuição que foram sendo partilhados, uma enorme vontade de espelhar e repensar o que ao longo de 40 anos tem sido, esse sim, um indispensável trabalho da vagueza". Assim, "procurou-se, através da colagem, acentuar o carácter mais lunático do trabalho artístico (…). Interessava trazer para este filme sobretudo momentos de criação livre e não momentos de puro registo ou de enquadramento da instituição". Em complemento, é exibido o filme "Fora da Vida", também da autoria de Reis e Miller Guerra, sobre o salário mínimo e a vida dos trabalhadores em Portugal em contexto de crise. Arrecadou o prémio de Melhor Curta-Metragem Portuguesa no IndieLisboa 2015.
Nos finais dos anos 60, apesar da crescente liberalização, este filme de Vilgot Sjöjman (1924-2006) causou um enorme escândalo, bem como o segundo que se lhe seguiu: "Continuo a Ser Curiosa", em 1968. Esta obra, apaixonadamente defendida à época por Norman Mailer, é um filme desconcertante, tanto pelo seu lado provocante, como por uma abordagem de representações sexuais que se situam algures entre o exibicionismo e o "voyeurismo", como entre o "soft-core" e o "hard-core".
Eric e Amy Bowen acabaram de se mudar para uma grande casa nos subúrbios com os seus três filhos. Todos se sentem entusiasmados com a perspectiva de viver naquele lugar e dar início a uma nova etapa das suas vidas. O que eles nunca poderiam prever era que aquela casa estivesse assombrada por espíritos perturbados. Madison, a filha mais nova, irresistivelmente atraída pelo televisor, começa a conversar com as "pessoas da TV". Certo dia, a menina desaparece e a sua voz é ouvida do outro lado do ecrã a pedir socorro. Desesperados e sem saberem o que fazer para salvar a criança, Eric e Amy decidem procurar a ajuda de uma equipa de estudiosos do paranormal. Mas o pesadelo ainda mal começou... Realizado por Gil Kenan ("A Casa Fantasma", "Cidade das Sombras"), é o "remake" do filme de culto com o mesmo nome realizado, em 1982, por Tobe Hooper, com argumento e produção de Steven Spielberg.
Jérémie é um homem jovem, realizado e feliz. Depois de alguns anos a namorar com Antoine, o grande amor da sua vida, ele acha que é chegado o momento de dar o nó. Porém, a vida troca-lhe as voltas quando, certa manhã, acorda ao lado de uma belíssima mulher. Percebendo o alcance do que lhe acabou de acontecer, Jerémie entra em pânico pois, além de ter traído a pessoa que julgava amar, não sabe como reagir ao facto de, afinal, sentir uma forte atracção pelo sexo oposto… Com realização de Maxime Govare e Noémie Saglio, uma comédia que, além de parodiar as relações amorosas, inverte o estereótipo sobre homossexualidade.
Na sequência da intercepção por terroristas do "Air Force One" (avião presidencial norte-americano), enquanto sobrevoava a Finlândia, o Presidente dos Estados Unidos (Samuel L. Jackson) é evacuado de emergência. Ferido e abandonado à sua sorte no meio de uma floresta gelada, não sabe que rumo tomar. É então que conhece Oskari (Onni Tommila), um rapaz de 13 anos que, a meio de um exercício de iniciação à idade adulta, foi deixado na floresta durante 24 horas com apenas um arco e flecha. Agora, com homens armados no seu encalço, o Presidente sabe que a sua vida depende de Oskari e das suas capacidades de sobrevivência àquele lugar hostil… Estreado no Festival de Cinema de Toronto (Canadá), um filme de acção e aventura realizado pelo finlandês Jalmari Helander, que se baseia no romance homónimo de Dan Smith.
A 8 de Janeiro de 2011, o jornalista e cronista social Carlos Castro, de 65 anos, foi encontrado morto num quarto de hotel, em Nova Iorque (EUA). O assassino, Renato Seabra, era um jovem modelo que com ele mantinha uma relação amorosa, assumidamente a troco de favores. Em Dezembro de 2012, depois de confessar o crime, Renato Seabra foi condenado a uma pena entre 25 anos de cadeia e prisão perpétua. Tendo este caso como ponto de partida, o realizador Rui Filipe Torres constrói uma história sobre obsessão e poder entre António e Rodrigo, personagens interpretados pelos actores João D'Ávila e Rúben Garcia. O argumento em que o filme se apoia adapta a peça de teatro "Crime em New York", da autoria de D'Ávila, sobre o crime que vitimou Carlos Castro.
Sinopses: Cinecartaz Público
segunda-feira, 25 de maio de 2015
domingo, 24 de maio de 2015
"Os Maias" vence o Globo de Ouro 2015 de Melhor Filme
A organização da SIC e da revista Caras entregou o Globo de Ouro 2015 para Melhor Filme a Os Maias - Cenas da Vida Romântica. Filipe Duarte e Maria do Céu Guerra venceram os prémios de interpretação.
Melhor Filme
Os Maias - Cenas da Vida Romântica, de João Botelho
Melhor Actor
Filipe Duarte em A Vida Invisível
Melhor Actriz
Maria do Céu Guerra em Os Gatos Não Têm Vertigens
De Cannes 2015 para Portugal
Carol, de Todd Haynes (Selecção oficial - Melhor Actriz)
The Lobster, de Yorgos Lanthimos (Selecção oficial - Prémio do Júri)
Macbeth, de Justin Kurzel (Selecção oficial)
Mon roi, de Maïwenn (Selecção oficial - Melhor Actriz) - 5 de Novembro de 2015
Il racconto dei racconti, de Matteo Garrone (Selecção oficial) - 3 de Dezembro de 2015
La giovinezza, de Paolo Sorrentino (Selecção oficial)
Amy, de Asif Kapadia (Exibição da Meia-Noite)
Oka, de Souleymane Cisse (Exibição especial)
A Tale of Love and Darkness, de Natalie Portman (Exibição especial)
Maryland, de Alice Winocour (Un Certain Regard)
Inside Out, de Pete Docter e Ronaldo Del Carmen (Fora de competição) - 18 de Junho de 2015
The Little Prince, de Mark Osborne (Fora de competição) - 3 de Dezembro de 2015
Mad Max: Fury Road, de Mark Miller (Fora de competição) - Em exibição
Leopardo Filmes
La tête haute, de Emmanuelle Bercot (Filme de abertura - Fora de competição)
The Sea of Trees, de Gus Van Sant (Selecção oficial)
Mia Madre, de Nanni Moretti (Selecção oficial - Prémio do Júri Ecuménico)
Our Little Sister, de Koreeda Hirokazu (Selecção oficial)
The Valley of Love, de Guillaume Nicloux (Selecção oficial)
The Treasure, de Corneliu Porumboiu (Un Certain Regard - Prémio Un Certain Talent)
In the Shadow of Women, de Philippe Garrel (Quinzena dos Realizadores - Filme de abertura)
My Golden Days, de Arnaud Desplechin (Quinzena dos Realizadores - Prémio SACD)
Journey to the Shore, de Kiyoshi Kurosawa (Um Certain Regard - Melhor Realizador)
Rams, de Grímur Hákonar - Un Certain Regard - Prémio Um Certain Regard)
An, de Naomi Kawase (Un Certain Regard)
The Wakhan Front, de Clément Cogitore (Semana da Crítica)
Amnesia, de Barbet Schroeder (Exibição especial)
Midas Filmes
The Assassin, de Hou Hsiao Hsien (Selecção oficial - Melhor Realizador - 8 de Janeiro de 2016
Dheepan, de Jacques Audiard (Selecção oficial - Palma d'Ouro) - 8 de Outubro de 2015
Mountays May Depart, de Jia Zhang-ke (Selecção oficial) - 24 de Setembro de 2015
Cemetery of Splendour, de Apichatpong Weerasethakul (Un Certain Regard) - 10 de Março de 2016
Son of Saul, de László Nemes (Selecção oficial - Grande Prémio do Júri) - 12 de Novembro de 2015
Taklub, de Brillante Mendoza (Um Certain Regard) - 7 de Abril de 2016
Love, de Gaspar Noé (Fora de competição) - 11 de Fevereiro de 2016
Alambique Filmes
Louder than Bombs, de Joachim Trier (Selecção oficial)
Pris Audiovisuais
Sicario, de Denis Villeneuve (Selecção oficial) - 24 de Setembro de 2015
Irrational Man, de Woody Allen (Exibição especial) - 3 de Setembro de 2015
O Som e a Fúria
As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes (Quinzena dos Realizadores)
Outsider Films
Mustang, de Deniz Gamze Ergūven
Journey to the Shore, de Kiyoshi Kurosawa (Um Certain Regard - Melhor Realizador)
Rams, de Grímur Hákonar - Un Certain Regard - Prémio Um Certain Regard)
An, de Naomi Kawase (Un Certain Regard)
The Wakhan Front, de Clément Cogitore (Semana da Crítica)
Amnesia, de Barbet Schroeder (Exibição especial)
Midas Filmes
The Assassin, de Hou Hsiao Hsien (Selecção oficial - Melhor Realizador - 8 de Janeiro de 2016
Dheepan, de Jacques Audiard (Selecção oficial - Palma d'Ouro) - 8 de Outubro de 2015
Mountays May Depart, de Jia Zhang-ke (Selecção oficial) - 24 de Setembro de 2015
Cemetery of Splendour, de Apichatpong Weerasethakul (Un Certain Regard) - 10 de Março de 2016
Son of Saul, de László Nemes (Selecção oficial - Grande Prémio do Júri) - 12 de Novembro de 2015
Taklub, de Brillante Mendoza (Um Certain Regard) - 7 de Abril de 2016
Love, de Gaspar Noé (Fora de competição) - 11 de Fevereiro de 2016
Alambique Filmes
Louder than Bombs, de Joachim Trier (Selecção oficial)
Pris Audiovisuais
Sicario, de Denis Villeneuve (Selecção oficial) - 24 de Setembro de 2015
Irrational Man, de Woody Allen (Exibição especial) - 3 de Setembro de 2015
O Som e a Fúria
As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes (Quinzena dos Realizadores)
Outsider Films
Mustang, de Deniz Gamze Ergūven
"Dheepan" vence Palma d'Ouro no Festival de Cannes 2015
O filme Dheepan foi o vencedor da Palma d'Ouro no Festival de Cannes 2015. O filme era um dos menos consensuais entre a crítica e apontado como um filme menor do realizador francês Jacques Audiard, já vencedor dos prémios para Melhor Argumento e Grande Prémio do Júri em outras edições do festival. Um dos favoritos, Son of Saul, recebeu o Grande Prémio do Júri.
Competição oficial
Palma d'Ouro
Dheepan, de Jacques Audiard
Grande Prémio do Júri
Son of Saul, de László Nemes
Melhor Realizador
Hou Hsiao-Hsien por The Assassin
Melhor Actor
Vincent Lindon em The Measure of a Man
Melhor Actriz
Emmanuelle Bercot em Mon roi & Rooney Mara em Carol
Prémio do Júri
Yorgos Lanthimos por The Lobster
Melhor Argumento
Michel Franco por Chronic
Outros prémios
Palma de Honra
Agnès Varda
Caméra d'Or
Land and Shade, de Cesar Augusto Acevedo
Palma d'Ouro para Melhor Curta
Waves '98, de Ely Dagher
Prémio do Júri Ecuménico
Mia Madre, de Nanni Moretti
Cinéfondation
Primeiro Prémio
Share, de Pippa Bianco
Segundo Prémio
Locas Perdidas, de Ignacio Juricic Merillán
Terceiro Prémio
The Return of Erkin, de Maria Guskova & Victor XX, de Ian Garrido López
"El Abrazo de la Serpiente" premiado na Quinzena dos Realizadores 2015
O filme colombiano El Abrazo de la Serpiente, da secção paralela ao Festival de Cannes 2015, Quinzena dos Realizadores, foi galardoado com o prémio Art Cinema. Sem competição oficial, a secção apenas é alvo de alguns prémios colaterais de entidades alheias ao festival. O francês Arnaud Desplechin foi premiado pela Society of Dramatic Authors and Composers (prémio SACD).
Prémio Art Cinema
El Abrazo de la Serpiente, de Ciro Guerra
Prémio SACD
Trois souvenirs de ma jeunesse, de Arnaud Desplechin
Prémio Europa Cinemas Label
Mustang, de Deniz Gamze Erguven
Islandês "Rams" vence secção oficial Un Certain Regard no Festival de Cannes 2015
O júri da secção oficial do Festival de Cannes 2015, Un Certain Regard, decidiu premiar Rams, do realizador islandês Grímur Hákonarson, com o galardão máximo. A história segue a luta de dois irmãos, que não se falam há mais de quarenta anos, para tentar salvar o seu rebanho.
Prémio Un Certain Regard
Rams, de Grímur Hákonarson
Prémio do Júri
The High Sun, de Dalibor Matanic
Melhor Realizador
Kiyoshi Kurosawa por Journey to the Shore
Prémio Un Certain Talent
Corneliu Porumboiu por The Treasure
Prémio Especial
Nahid, de Ida Panahandeh & Masaan, de Neeraj Ghaywan
"Son of Saul" e "Masaan" vencem prémio FIPRESCI no Festival de Cannes 2015
O filme húngaro Son of Saul venceu o prémio FIPRESCI entregue pela Federação Internacional de Críticos de Cinema, como o melhor filme da competição oficial do Festival de Cannes 2015. Primeira longa-metragem de László Nemes, será distribuído em Portugal pela Midas Filmes, com a história de um prisioneiro do campo de concentração de Auschwitz, em 1944, que tenta salvar o corpo do seu filho da cremação. O indiano Masaan foi o premiado da secção Un Certain Regard.
Competição oficial
Son of Saul, de László Nemes
Un Certain Regard
Masaan, de Neeraj Ghaywan
Secções paralelas
La Patota, de Santiago Mitre
sexta-feira, 22 de maio de 2015
Argentino "La Patota" vence Semana da Crítica, secção paralela ao Festival de Cannes 2015
O filme La Patota, do argentino Santiago Mitre (El estudiante) venceu o Grande Prémio Nespresso na Semana da Crítica, secção paralela ao Festival de Cannes 2015. O filme é um remake do filme homónimo, estreado em Portugal no ano de 1963, realizado por Daniel Tinayre. A história segue Paulina, uma jovem advogada que abandona a carreira para se dedicar ao ensino numa região interior da Argentina. Após a sua chegada, ela é violentada por uma gangue de jovens, composta inclusive por alguns dos seus alunos.
La tierra y la sombra foi também duplamente premiado, com os prémios SACD e Prémio Visionário France 4.
quinta-feira, 21 de maio de 2015
Novo poster e clip de "Love", de Gaspar Noé
As primeiras críticas apontam para um visual estonteante, mas um argumento machista e heteronormativo e com interpretações bastante fracas. Love foi filmado em 3D e ainda não tem data de estreia prevista em Portugal.
quarta-feira, 20 de maio de 2015
Estreias 21 Maio'15: White Bird in a Blizzard, Im Keller, National Gallery, Das große Museum, Pitch Perfect 2, Respire, Son Mektup, Astérix - Le Domaine des Dieux e Kidnapping Mr. Heineken
Dia 21 de Maio de 2015, pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:
Destaques:
Apaixonada e sem preocupações de maior, Kat Connors, de 17 anos, sente que tem a vida pela frente. Mas essa sensação de felicidade altera-se quando, sem qualquer razão que o justifique, a mãe desaparece. Apesar da estranheza do sucedido, a jovem tenta adequar-se às novas circunstâncias e continuar o seu caminho rumo à idade adulta. Porém, tendo crescido num ambiente opressivo, a rapariga pouco se apercebe da ausência da progenitora, de quem, ao longo dos últimos anos, tinha vindo a distanciar-se. Até que um dia, ao regressar da escola, descobre os verdadeiros motivos da partida da mãe, assim como a sua própria recusa em avaliar a sua vivência familiar até àquele momento… Com argumento e realização de Gregg Araki, um filme dramático que adapta a novela homónima da escritora e poetisa norte-americana Laura Kasischke. No elenco, os actores Shailene Woodley, Eva Green, Christopher Meloni, Gabourey Sidibe e Angela Bassett.
Outras sugestões:
Na Áustria, a maioria das pessoas passa o seu tempo livre nas caves das suas habitações, longe da curiosidade alheia, onde podem dar livre curso às suas necessidades privadas. Ali, cada família pode soltar as suas fantasias, sem preocupações ou necessidade de justificação para os seus comportamentos mais bizarros. Com realização do documentarista Ulrich Seidl ("Trilogia do Paraíso", "Dias de Cão"), que passou vários anos a estudar o fenómeno, este é um filme-documento sobre "o subsolo da alma austríaca" mas também sobre "música de fanfarra e árias de ópera, sobre mobília cara e piadas machistas, sobre sexualidade e tiro, actividade física e fascismo, chicotes e bonecas"...
Realização: Frederick Wiseman
Género: Documentário
Fundada em 1824, a National Gallery é um dos mais importantes museus da Europa e um dos mais visitados do mundo. Localizado na Trafalgar Square, no centro de Londres, contém uma coleção de mais de 2.300 pinturas que datam desde a metade do século XIII até o início do século XX. É neste cenário que o reconhecido documentarista norte-americano Frederick Wiseman ("Ballet", "A Dança - Le Ballet de L'Opera de Paris") regressa ao seu registo habitual, apresentando um documentário que transporta o espectador aos bastidores do museu, onde pode ser percebida a forma como tudo funciona, desde as relações com o exterior aos funcionários que o integram, sem esquecer o público que, ao longo de todo o ano, o percorre...
Realização: Johannes Holzhausen
Género: Documentário
O Kunsthistorisches Museum é um museu de belas-artes e artes decorativas localizado em Viena, na Áustria. Inaugurado em 1891, é um dos mais antigos do género. Foi construído por Gottfried Semper e Karl von Hasenauer para albergar a vasta colecção imperial dos Habsburgo que, ao longo dos séculos, foram os patronos das artes naquele país. Ao longo de um período de dois anos, Johannes Holzhausen e a sua equipa percorrem as galerias e corredores do museu, acompanhando o dia-a-dia de curadores e peritos em restauro, bem como o esforço de Sabine Haag, a directora, para mostrar as obras ao público que todos os dias ali chega, vindo de todos os pontos do globo…
Género: Comédia, Musical
Elenco: Anna Kendrick, Rebel Wilson, Hailee Steinfeld, Brittany Snow, Skylar Astin, Adam DeVine, Katey Sagal
Elenco: Anna Kendrick, Rebel Wilson, Hailee Steinfeld, Brittany Snow, Skylar Astin, Adam DeVine, Katey Sagal
As Barden Bellas eram um dos mais conceituados grupos “a cappella” de todo o continente americano. Contudo, após um incidente particularmente embaraçoso numa actuação ao vivo para o Presidente dos EUA (e mostrado em directo para toda a nação), elas terão de fazer algo que lhes permita reconquistar o estatuto de estrelas e fazer com que todos se esqueçam do que aconteceu. Decididas a recuperar a dignidade perdida, as raparigas resolvem entrar numa competição internacional para conquistar um prémio nunca antes atribuído a uma equipa norte-americana. Sequela do filme "Um Ritmo Perfeito", realizado por Jason Moore em 2012, uma comédia musical produzida por Paul Brooks, Max Handelman e Elizabeth Banks, que também protagoniza e realiza.
Charlie (Joséphine Japy) tem 17 anos. Introvertida e pouco popular, ela sente-se atraída por Sarah (Lou de Laâge), a nova colega da escola. Carismática mas de temperamento difícil, Sarah aproxima-se de Charlie. Ambas estão na idade das descobertas, das cumplicidades e dos segredos. A amizade cresce, as duas raparigas tornam-se inseparáveis e Charlie ganha uma autoconfiança que nunca antes tinha sentido. Mas tudo muda quando Sarah decide afastar-se sem explicações. Incapaz de lidar com a transformação brusca da sua melhor amiga, Charlie torna-se obsessiva na tentativa de recuperar a relação, ao ponto de se deixar levar numa espiral ódio e vingança que a levará a um acto inesperado…. Com assinatura da actriz e realizadora Mélanie Laurent, um filme dramático sobre a amizade que adapta a obra com o mesmo nome de Anne-Sophie Brasme
Salih Ekrem é um piloto otomano que se esforça por criar a filha depois da morte da mulher. Em Fevereiro de 1915, perante os primeiros ataques da frota britânica a Çanakkale, junto ao estreito dos Dardanelos (que separa a Europa da Ásia e liga o mar Egeu ao de Mármara), Salih é enviado numa missão de reconhecimento. Durante o cumprimento do dever, vê-se compelido a ajudar um grupo de assistência médica que está a ser atacado pela frota britânica. Apesar de gravemente ferido, consegue salvar Fuat, um rapazinho órfão. Durante aqueles dias terríveis, Fuat passa a ser uma inspiração de força e sobrevivência para todos e também o elo de ligação entre entre Salih e Nihal, uma jovem enfermeira que ali chegou como voluntária. Mas quando o piloto é obrigado a regressar a casa, os sentimentos por Nihal são já demasiado fortes para que possam ser ignorados…. Financiado quase na totalidade pelo Ministério da Cultura da Turquia, um filme de guerra que marca o centenário da Batalha de Gallipoli. A realização é da responsabilidade de Özhan Eren ("120"). Os actores Ali Eren e Nesrin Cavadzade dão vida às personagens principais.
Realização: Louis Clichy,
Alexandre Astier
Argumento: Alexandre Astier, Jean-Rémi François e Philip LaZebnik
Argumento: Alexandre Astier, Jean-Rémi François e Philip LaZebnik
"Estamos no ano 50 antes de Cristo. Toda a Gália está ocupada pelos romanos... Toda? Não! Uma pequena aldeia habitada por irredutíveis gauleses resiste, ainda e sempre, ao invasor. E a vida não é fácil para guarnições de legionários romanos". Assim começam todas as aventuras de Astérix, o gaulês. Nesta, atormentado com a incapacidade dos seus soldados conquistarem aquele pequeno grupo de resistentes, o governador Júlio César percebe que o melhor a fazer é alterar o modo da sua investida e instalar um condomínio de luxo precisamente ao lado da aldeia. Agora, com a tentação à sua frente, serão os habitantes capazes de resistir à invasão romana? Inflexíveis a qualquer tipo de aproximação estarão sempre Astérix e Obélix, que tudo farão para manter os romanos bem longe da sua pequena comunidade de valentes. Infelizmente, os demais gauleses não vão ficar indiferentes a esta provocação romana, por Toutatis!... Baseado no álbum de banda desenhada "O Domínio dos Deuses" (lançado em França em 1971 e o 17.º assinado pela dupla René Goscinny e Albert Uderzo), uma comédia de animação realizada por Louis Clichy e Alexandre Astier.
Holanda, Novembro de 1982. Cinco amigos de infância elaboram um plano para raptar Freddy Heineken, o magnata das cervejas. O objectivo é receber um resgate de 35 milhões de florins e começar uma nova vida longe dali. O grupo começa por realizar um assalto, de forma a ter a quantia necessária para organizar o rapto e todos os detalhes do golpe. Depois de executarem o plano e obterem o dinheiro do resgate, eles sentem que nada os poderá parar. Mas tudo parece ruir quando a relação entre eles – que sempre lhes pareceu inabalável –, começa a ceder à pressão… Com realização de Daniel Alfredson (que dirigiu a adaptação ao cinema do segundo e terceiro tomos da saga "Millennium") e argumento de William Brookfield (realizador e argumentsta de "Milk"), um "thriller" psicológico que se baseia na verdadeira história de Freddy Heineken, relatada na obra homónima escrita, em 1987, pelo jornalista Peter R. de Vries. O elenco conta com a participação dos actores Jim Sturgess, Sam Worthington, Ryan Kwanten, Thomas Cocquerel, Mark van Eeuwen e Anthony Hopkins no papel de Heineken.
Sinopses: Cinecartaz Público
segunda-feira, 18 de maio de 2015
David Lynch regressa à produção de novos episódios de "Twin Peaks"
Depois de David Lynch ter abandonado a produção de novos episódios de Twin Peaks, o canal Showtime anunciou que não só o cineasta irá realizar os novos episódios, como também encomendou um número maior que os nove originalmente previstos.
Na ocasião, o cineasta referiu que não concordava com o valor que o canal estava disposto a pagar-lhe para a realização, mas uma nova fase de negociações alterou tudo. Com argumento de David Lynch e Mark Frost, a minissérie servirá para celebrar os vinte e cinco anos da série original. Os novos episódios de Twin Peaks voltarão a contar com Kyle MacLachlan como o agente Dale Cooper, que deverão estrear em 2016.
Site de streaming Hulu resgata "The Mindy Project"
Depois do canal FOX ter anunciado o cancelamento de The Mindy Project após a sua terceira temporada, o site de streaming Hulu acabou por resgatar a série de Mindy Kaling para uma quarta temporada.
Originalmente desenvolvida para o canal NBC, este foi descartado e posteriormente resgatado pelo canal FOX, onde permaneceu por três temporadas. Recentemente, o site de streaming Netflix também resgatou Arrested Development, depois do canal FOX a cancelar em 2006. A quarta temporada de The Mindy Project contará com vinte e seis episódios.
Obituário: Elias Gleizer
4 de Janeiro de 1934 - 16 de Maio de 2015
Faleceu, aos 81 anos, o actor brasileiro Elias Gleizer, morreu devido a complicações após uma queda que conduziram a falência circulatória, depois de uma broncopneumonia. Conhecido do público português através das novelas em que participou (em 56 anos de carreira, participou em mais de cinco dezenas), integrou o elenco de produções como O Meu Pé de Laranja Lima (1980), Tieta (1989), Sonho Meu (1993), Pecado Capital (1998), Sítio do Pica-Pau Amarelo (2002), Como uma Onda (2004), Pé na Jaca (2006) ou Caminho das Índias (2009).
domingo, 17 de maio de 2015
sábado, 16 de maio de 2015
Posters, trailer e clips de "As Mil e Uma Noites", de Miguel Gomes
O filme, com uma duração total de seis horas, está dividido em três volumes que serão exibidos em separado: O Inquieto, O Desolado e O Encantado. Inspirado na estrutura dos contos árabes de As Mil e Uma Noites, o filme traça um retrato de Portugal durante Agosto de 2013 e Julho de 2014, numa altura em que o país sentiu os efeitos da austeridade dos programas da Troika.
Foram também divulgados três clips do filme que poderão ser vistos aqui (I, II, III). Em Portugal, As Mil e Uma Noites estreará em Setembro.
Foram também divulgados três clips do filme que poderão ser vistos aqui (I, II, III). Em Portugal, As Mil e Uma Noites estreará em Setembro.
Primeira Festa do Cinema em Portugal supera os 200 mil espectadores
Segundo comunicado oficial, a primeira edição portuguesa da Festa do Cinema superou as expectativas da organização e recebeu mais de 200 mil espectadores nas salas de cinema de todo o país. Este valor triplicou a média destes dias e teve um crescendo de espectadores de dia para dia. De recordar que a organização permitiu que durante três dias (11, 12 e 13 de Março, todas as salas de cinema nacionais tivessem bilhetes para qualquer sessão a 2,50€ por pessoa).
Avengers: The Age of Ultron foi o líder da semana (de 7 a 13 de Maio), com 86.076 espectadores (acumula já mais de 200 mil espectadores); seguido por Furious 7 que já superou os 808 mil espectadores em cerca de um mês e meio de exibição. A estreia da comédia Hot Pursuit foi vista por cerca de 38 mil espectadores
Subscrever:
Mensagens (Atom)