quarta-feira, 27 de maio de 2015

Passatempo Manoel de Oliveira


Pouco depois da morte do realizador, a Oficina do Livro lançou este Manoel de Oliveira - O Homem da Máquina de Filmar, um livro que funciona como uma prática introdução ao universo do cineasta.

Pode considerar-se que o livro é apontado a um público que conhece a sua obra através de alguns chavões e que, de forma mais funcional, pode penetrar no seu leque de obras sem a carga analítica de outros trabalhos.




Manoel de Oliveira pediu um dia ao pai uns trocos para comprar uma máquina de filmar. Foi o início de uma aventura ímpar. Este livro é a história da sua vida, organizado por décadas. Da infância no Porto e dos anos de intensa actividade desportiva na juventude (nunca gostou de estar parado: foi campeão de salto à vara, trapezista voador, corredor de automóveis, piloto acrobático…). Do casamento por amor e para toda a vida (nos tempos de namoro, sobrevoava uma quinta no Douro e atirava flores a Maria Isabel). Dos filmes, dos amigos e de todas as cumplicidades. Dos desacertos nacionais e da aclamação, internacional primeiro.
Os filmes do grande realizador português não passam: ficam. Não acontecem: são. Talvez Manoel de Oliveira tenha filmado para um país ainda por existir, à nossa espera.
Manoel de Oliveira - O Homem da Máquina de Filmar está organizado de forma a que todos possam conhecer a extraordinária vida do maior realizador português de todos os tempos, sendo também uma forma de homenagear o homem que morreu aos 106 anos. Nas livrarias no próximo fim de semana.




Como forma de homenagem a Manoel de Oliveira e para oferecer a alguns curiosos uma porta de entrada para a sua obra, temos um passatempo dedicado a Manoel de Oliveira - O Homem da Máquina de Filmar.

Para estarem habilitados a um dos dois exemplares que estamos a oferecer devem responder correctamente à pergunta abaixo para além de cumprirem com as regras definidas.




Regulamento:

- O passatempo decorre até às 23:59 do dia 12 de Junho, sendo excluídas todas as respostas que chegarem depois desse prazo.
- Cada uma das participações no passatempo deve conter dados únicos relativamente a todas as outras. No caso de se verificar utilização abusiva de dados, todas as participações em incumprimento serão excluídas do sorteio.
- Os premiados serão escolhidos entre todos aqueles que apresentarem uma participação válida e a escolha será definitiva a menos que se apresente um caso de fraude.
- A escolha é feita através de um sistema de selecção aleatória disponível online.
- O Split Screen reserva-se o direito de fazer uma selecção das respostas validadas quando se apresentarem circunstâncias duvidosas da legitimidade da origem das mesmas.
- Além da correcção das respostas às questões lançadas, também o preenchimento dos dados pessoais são factor de exclusão, devendo por isso corresponderem às normas como são solicitados.
- A morada usada para participação deve corresponder à morada de residência do participante. O Split Screen reserva-se o direito de exigir um comprovativo de morada aos vencedores para validar a entrega do prémio.
- O nome dos vencedores será publicado neste blogue e os mesmos serão avisados por email.
- Em caso de não concordar com alguma destas regras, deverá abster-se de participar.
- O presente regulamento não substitui o conjunto de regras gerais definido para todos os passatempos do blogue, que deve ser consultado na secção "Termos e Condições" para qualquer dado omisso ou qualquer caso de dúvida.

Sem comentários:

Enviar um comentário