quinta-feira, 7 de julho de 2016

"Cartas da Guerra" entre os seleccionados para o prémio LUX 2016


O filme Cartas da Guerra, do português Ivo M. Ferreira, encontra-se entre os dez seleccionados ao Prémio LUX 2016, atribuído pelo Parlamento Europeu, como forma de distinguir filmes sobre a identidade e diversidade cultural na Europa.

A listagem de seleccionados inclui ainda À peine j'ouvre les yeux (Bélgica, França, Tunísia); A Syrian Love Story (Reino Unido), Krigen (Dinamarca), L'avenir (França, Alemanha), La pazza gioia (França, Itália), Ma vie de Courgette (França, Suíça), Sieranevada (França, Roménia), Suntan (Grécia) e Toni Erdmann (Áustria, Alemanha, Roménia).

Em 2011, Mistérios de Lisboa figurou na mesma lista que, em 2012, colocou Tabu entre os três finalistas. Cartas da Guerra baseia-se nas cartas que o escritor António Lobo Antunes (interpretado por Miguel Nunes) escreveu à sua mulher (Margarida Vila-Nova), na altura em que serviu como médico na Guerra Colonial, entre 1971 e 1973. Caso seja seleccionado entre os três finalistas - a 26 de Julho -, será legendado em todas as línguas oficiais da União Europeia. Em 2015, o vencedor foi Mustang.

Cartas da Guerra competiu pelo Urso de Ouro no Festival de Berlim 2016 e estreia nas salas de cinema portuguesas a 1 de Setembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário