quinta-feira, 14 de julho de 2016

Estreias 14 Jul'16: Victoria, Francofonia, Meraviglioso Boccaccio, Krigen, Miles Ahead, The Man Who Knew Infinity, Momentum e A Canção de Lisboa

Dia 14 de Juho pode contar com as seguintes estreias numa sala de cinema perto de si:

Destaques:

  Victoria (Victoria)
Ano: 2015
Género: Drama, Thriller
Elenco:  , ,
Victoria é uma jovem espanhola que se diverte numa discoteca da cidade de Berlim, Alemanha. Lá, ela conhece Sonne, por quem se sente atraída, e Boxer, Blinker e Fuß, os três amigos dele. Os quatro amigos acabam por arranjar problemas e roubar um carro roubado, conduzido por Victoria. O que começou como uma aventura inocente e divertida, acabou por se transformar num pesadelo de proporções inimagináveis… Realizado por Sebastian Schipper segundo um argumento seu, de Olivia Neergaard-Holm e de Eike Frederik Schulz, um filme dramático e ultra-realista que acompanha os actores num único plano-sequência de duas horas e vinte minutos. O elenco conta com a participação de Laia Costa, Frederick Lau, Franz Rogowski, Burak Yigit e Max Mauff.

Outras sugestões:

Francofonia (Francofonia)

Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Drama, Documentário
Elenco:  , ,
1940. As tropas Nazis tomam conta da cidade de Paris (França). Jacques Jaujard (Louis-Do De Lencquesaing), director do Museu do Louvre, e o Comandante Franz Wolff-Metternich (Benjamin Utzerath), chefe da comissão alemã para a protecção das obras de arte em França, vêem-se obrigados a colocar as suas diferenças de parte e aliam-se para preservar os tesouros do museu. Assim, ao mesmo tempo que os exércitos arrasam a cidade, eles fazem o que podem para proteger algumas das mais importantes criações da Humanidade. Com realização do aclamado realizador Aleksandr Sokurov (“A Arca Russa”, “Pai e Filho”, “Alexandra”, “Fausto”), um filme sobre um período negro da História europeia, onde se reflecte sobre a arte, o poder e a cultura e a importância dos museus na preservação da identidade humana.


Maravilhoso Boccaccio (Meraviglioso Boccaccio)

Ano: 2015
Realização:  ,
Argumento:  ,
Género: Comédia, Drama
Elenco:  , ,
1348. A peste negra assolou Florença, Itália. Fugindo dos grandes aglomerados da grande cidade para escapar à doença, um grupo de jovens abastados – sete raparigas e três rapazes - refugia-se numa casa de campo. Para escapar ao tédio do decorrer dos dias, decidem contar e encenar várias histórias. Assim, são apresentadas cinco das 100 histórias presentes na obra “Decameron”, de Giovanni Boccaccio (1313 – 1375), uma obra-prima da literatura italiana. O amor, predominante em todas essas narrativas, é o que lhes dará esperança e fé no que o futuro lhes reserva. Depois do sucesso de “César Deve Morrer” – vencedor, em 2012, do Urso de Ouro no Festival de Cinema de Berlim –, “Maravilhoso Boccaccio” marca o regresso à realização dos irmãos Paolo e Vittorio Taviani.
Uma Guerra (Krigen)

Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco:  , ,
O comandante Claus Michael Pedersen (Pilou Asbæk) conduz um grupo de homens numa missão em Helmand, no Afeganistão. Em casa, na Dinamarca, a mulher cuida dos três filhos de ambos, numa espera desesperada pelo seu regresso. Um dia, numa missão de rotina, Pedersen e os seus soldados são apanhados num fogo cruzado com um grupo inimigo. Para salvar os seus homens, o comandante vê-se obrigado a tomar uma decisão. Porém, a sua precipitação revelar-se-á um erro de consequências terríveis, que o levará a tribunal sob a acusação de crime de guerra… Com argumento e realização de Tobias Lindholm (“Kapringen”), um filme dramático que mereceu uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Miles Ahead (Miles Ahead)
Ano: 2015
Realização:
Argumento: , ,
Género: Drama, Musical
Elenco:  , ,
 
Durante a década de 1970, mesmo no auge da sua carreira, o compositor e trompetista Miles Davis decide abandonar os palcos e fechar-se em casa. Durante cinco longos anos, viveu em quase total isolamento, lidando com uma dor crónica e problemas de voz decorrentes de uso abusivo de analgésicos e drogas. Até que, determinado a fazer uma reportagem sobre a grande estrela do Jazz há muito desaparecida, Dave Braden (Ewan McGregor), que se apresenta como repórter da célebre revista “Rolling Stone”, o ajuda a regressar novamente ao mundo. Assim, durante dois dias, eles embarcam numa aventura para recuperar a última gravação de Davis, cujo desaparecimento é culpa do próprio Braden. Com assinatura de Don Cheadle – que, para além de encarnar a personagem principal, aqui se estreia na realização –, um "quase biopic” que ficciona um período da vida de Miles Davis (1926 – 1991) – com vários flashbacks para o passado – e mostra as marcas que o músico deixou no panorama musical do Séc. XX.

O Homem que Viu o Infinito (The Man Who Knew Infinity)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:
Género: Drama
Elenco:  , ,
 
Srinivāsa Aiyangār Rāmānujan (Dev Patel) nasceu na índia, em 1887. Já na infância, a sua inteligência excepcional deixa todos à sua volta impressionados. Por causa disso, ganha uma bolsa para o Liceu de Kumbakonam, onde desperta a admiração dos professores. Na adolescência começou, por auto-recriação, a estudar séries aritméticas e séries geométricas e com apenas 15 anos conseguiu encontrar soluções de polinómios de terceiro e quarto grau. Com essa idade teve acesso a um livro que marcou a sua vida: "Synopsis of Elementary Results on Pure Mathematics", a obra de George Shoobridge Carr, um professor da Universidade de Cambridge (Inglaterra). O livro apresenta cerca de seis mil teoremas e fórmulas com poucas demonstrações, o que influenciou a maneira de Ramanujan interpretar a Matemática. Aos 16 anos fracassou nos exames de inglês e perdeu a bolsa de estudos. Sem desistir, continuou as suas pesquisas de forma autodidacta. Estudando e trabalhando sozinho, recria tudo o que já fora feito em Matemática. Mais tarde, decidiu frequentar uma universidade local como ouvinte. Os professores, percebendo as suas qualidades, aconselharam-no a enviar os resultados dos seus trabalhos para o grande matemático inglês G. H. Hardy (Jeremy Irons). Em 1913, impressionado com o seu intelecto, Hardy convida-o para ir para Cambridge (Inglaterra). Ali, apesar de todas as dificuldades de adaptação e de algum cepticismo do corpo docente, ele tornou-se professor no Trinity College (Cambridge) e foi agraciado com o ingresso na Royal Society de Ciências. Em 1919, adoeceu com tuberculose e voltou para a Índia… Com realização e argumento de Matt Brown (“Ropewalk”), “O Homem Que Viu o Infinito” conta a história verídica de Srinivāsa Aiyangār Rāmānujan (1887 – 1920), um dos mais influentes génios matemáticos do século XX.

Código Momentum (Momentum)
Ano: 2015
Realização:
Argumento:  ,
Género: Thriller, Acção
Elenco:  , ,
 
Alex (Olga Kurylenko), uma misteriosa ladra é convencida pelo seu antigo parceiro a sair da reforma para um último trabalho. Durante o assalto ela percebe que foi enganada, e não se tratava de um roubo de diamantes. A verdade leva-a um brutal assassinato que a põe frente-a-frente com um frio e meticuloso assassino (James Purefoy) que tudo fará para a matar. Estabelece-se uma perseguição diabólica que os leva das ruas da cidade às torres dos impérios tecnológicos. Alex tenta assim desvendar a rede de mentiras que colocaram a sua cabeça a prémio.

A Canção de Lisboa (A Canção de Lisboa)
Ano: 2016
Realização:
Argumento:
Género: Comédia
Elenco:  , ,
 
Vasco vive da mesada das tias que vivem no Porto, que acreditam que o sobrinho é um aluno exemplar e que em breve se tornará um médico de renome. Mas ele, que raramente aparece nas aulas, prefere as festas e saídas à noite aos livros e calhamaços da faculdade. Divide ainda o seu tempo com Alice, a filha de José Caetano, candidato a Primeiro-ministro. A rapariga é a tentação de Vasco, mas o pai dela faz de tudo para arranjar melhor partido para a filha. Tudo parece correr bem até ao dia em que Vasco volta a chumbar o exame de final de curso ao mesmo tempo que recebe a notícia da visita das tias a Lisboa. Sem saber muito bem o que fazer para sustentar a mentira, o rapaz vai ter de usar de grande talento para as convencer de que o dinheiro que durante todos este tempo elas gastaram com ele foi bem empregue e que ele agora é um médico formado com uma carreira promissora pela frente… O terceiro filme da trilogia “Novos Clássicos” é uma adaptação da comédia homónima de Cottinelli Telmo que conta com argumento e realização de Pedro Varela, produção de Leonel Vieira, músicas originais de Miguel Araújo e banda sonora original de Nuno Maló. César Mourão, Miguel Guilherme, Luana Martau, Marcus Majella, Maria Vieira, São José Lapa, Carla Vasconcelos, Dinarte Freitas e Ruy de Carvalho dão vida às personagens.
Sinopses: Cinecartaz Público

Sem comentários:

Enviar um comentário