Em cada edição dos Óscares, a categoria de Melhor Realizador é das mais importantes e aguardadas. Se há uns anos atrás, a tarefa de realizador era mais abrangente e diluída, hoje em dia o seu papel é importante e tem desenvolvido o chamado cinema de autor.
Nomeados:
- Danny Boyle (Slumdog Millionaire)
- Stephen Daldry (The Reader)
- David Fincher (The Curious Case of Benjamin Button)
- Ron Howard (Frost/Nixon)
- Gus Van Sant (Milk)
Mas temos um concorrente de peso, pelo menos a comparar com anteriores edições do Óscar: Stephen Daldry. A sua preferência perante a Academia tem sido notada. Três filmes, três nomeações para Melhor Realizador: Billy Elliot (2000), The Hours (2002) e agora The Reader (2008). Verdade seja dita que nunca levou uma estatueta para casa. Na edição de 2001, foi Steven Soderbergh, com Traffic (2000), que lhe levou a melhor e em 2003, foi Roman Polanski, com The Pianist (2002). Não se espera que seja desta vez que o Óscar lhe vai na mala, mas nunca se sabe.
David Fincher, apesar das 13 nomeações conseguidas para The Curious Case of Benjamin Button, é a primeira vez que está nomeado para Melhor Realizador, apesar de ter realizado grandes ícones do cinema como Se7en (1995) e Fight Club (1999). Fincher deverá sair do Kodak Theatre de mãos a abanar, tal como Ron Howard e Gus Van Sant. Dificilmente conseguirão fazer mudar o óbvio: Danny Boyle já é o preferido. E os prémios Directors Guild Awards comprovaram-no também.
As nossas previsões:
Sem comentários:
Enviar um comentário