segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Um Dia de Cada Vez, por Tiago Ramos




Título original: Happy-Go-Lucky (2008)
Realização: Mike Leigh
Argumento: Mike Leigh


Um modo optimista de ver o Mundo, num argumento e interpretações sobrevalorizados.

O título do novo filme de Mike Leigh, Happy-Go-Lucky, é uma expressão inglesa que define o género de pessoas que passam pela vida sem grande preocupações e genuinamente felizes. Assim se retrata Poppy, uma jovem professora da primária, para quem os lados menos bons da vida não lhe causam grandes preocupações, de espírito colorido e visão optimista. Este é o mote para o argumento de Mike Leigh, que surpreendentemente tem vindo a arrecadar vários prémios nos últimos meses e com direito a uma nomeação para os Óscares da Academia.

A película representa uma nova abordagem do trabalho do realizador que já recebeu seis nomeações para o Óscar e que nos trouxe filmes como o aclamado Vera Drake. Apesar dos holofotes a que tem sido submetido é, para mim, mais uma obra sobrevalorizada, devido ao nome sonante do realizador que carrega. Happy-Go-Lucky é uma comédia despreocupada, incoerente e irracional. O filme é um ensaio sobre a educação e a aprendizagem e de como o mesmo ensino, pode libertar ou prender uma pessoa. Por outro lado, contraria a miséria e a depressão presente em outros filmes do realizador, num retrato colorido dos despreocupados e livres. E se o argumento apresenta algo de bom é unicamente essa noção que podemos passar por uma vida de stress, mas com uma perspectiva optimista e divertida do futuro.

Um Dia de Cada Vez cansa logo de imediato. Tenta fazer valer-se do conhecido humor non-sense britânico, mas ridiculariza-se demasiado a si próprio, com diálogos repentinos que perturbam o espectador devido à sua noção ilógica e de pouco interesse narrativo. Aliás, o filme não apresenta um encadeamento narrativo de evolução, aparentando formar-se apenas de gags descontraídos e irracionais.

A personagem de Sally Hawkins apresenta um vazio ingénuo, que se degladia constantemente com a sua competência e profissionalismo. O seu desempenho já lhe valeu inúmeros prémios mundiais, incluindo o Globo de Ouro para Melhor Actriz de Comédia, o Leão de Prata em Berlim e dezenas de outros prémios. A actriz encarna bem a tarefa que tem à sua frente, pena que a sua personagem não mereça sinceramente o esforço. A personagem leva o espectador à exasperação constante e se era isto que o realizador pretendia, conseguiu. Por outro lado, o actor que a meu ver merece algum destaque será Eddie Marsan, que ganhou os British Independent Film Awards para Melhor Actor Secundário em 2004, por Vera Drake e agora por Happy-Go-Lucky. Os únicos momentos em que o filme finalmente me conseguiu arrancar algum sorriso (ou esgar, pelo menos) foram aqueles em assistimos ao seu caótico método de ensino En-Ra-Ha e às suas disputas com Poppy; pena que facilmente nos conduzam à exaustão.

Happy-Go-Lucky é, a meu ver, constantemente sobrevalorizado. Não pretendiamos uma comédia americana e comercial, mas também não é agradável o seu contínuo despropósito desconcertante. Vale pela sua moral de aprendizagem. Porque ser feliz e encarar o mundo de forma optimista pode ser aprendido.

2 comentários:

  1. Queres a razão porque jamais escreveria uma crítica a este filme? LOL Porque há uma frase do teu texto com a qual me identifico completamente e que resume na perfeição aquilo que penso do filme.
    E qual é? tan-tan-tan-taaann...

    "Um Dia de Cada Vez cansa logo de imediato"

    E está tudo dito! É de facto fraco. :D

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

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  2. LOL, percebo-te. Mais que fraco é um objecto tão bizarro que se torna incomodativo.

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