
J. J. Abrams, como não podia deixar de ser depois do sucesso de Lost, decidiu apostar em personagens com capacidades extraordinárias e passados desconhecidos e obscuros. Anna Torv (Olivia Dunham) pareceu-me uma escolha pouco razoável no início, pois precisava de trabalhar a expressão facial. Contudo, ao longo da série conseguiu construir uma personagem sólida.
Para mim as melhores escolhas são, sem dúvida, Joshua Jackson (Peter Bishop) e John Noble (Walter Bishop). A dupla tão depressa faz tanto sentido como absolutamente nenhum, algo extremamente necessário ao tipo de relação entre as personagens. Jackson, conhecido pelo seu papel em Dawson's Creek (que lhe ocupou 6 anos de carreira), voltou um actor completamente renovado e profissional, capaz de segurar um papel como o de Peter Bishop sem dizer nada de concreto e sem se tornar aborrecido. Não é facil construir uma personalidade no escuro que é a vida de Peter na série e, contudo, Jackson consegue-o com mérito. Já John Noble consegue dar vida à mente genial e dessincronizada do pai Bishop. Pessoalmente conhecia o actor essencialmente pelo papel de Denethor na trilogia d'O Senhor dos Anéis, mas reconheço-lhe mais mérito neste pois consegue dar a vida necessária à mente de Bishop.

O Enredo
A quem não goste de ficção científica, facilmente desaconselharia verem esta série. É muito fácil uma pessoa cansar-se de acontecimentos altamente improváveis depois de anos a sermos treinados por séries como CSI a pensar lógica e racionalmente. É fácil desistir e pensar que os acontecimentos não têm qualquer lógica e caem demasiadamente no irreal.
Contudo, se se for objectivo o suficiente para se agarrar à frase-chave do enredo, consegue-se desligar de tudo o resto: Imagine o Impossível. Apesar das críticas dizerem que o enredo segue sempre a mesma linha (e apesar de nalguns episódios isso não acontecer), é fácil imaginar o porquê assim que se avançam alguns episódios e se descobre que é algo inevitável.
Acima de tudo, Fringe parece-me ter um enredo consistente, interessante e cheio de pistas para o que poderá estar a acontecer e por acontecer. Qualquer série não está livre de comparações, mas a verdade é que se pode esperar muito do "quero saber mais e não consigo" de Lost, passados estranhos e obscuros de Desperate Housewives, muitas pistas escondidas e muito mais para descobrir.
Um conselho: quando acharem que sabem, desenganem-se. Nunca irão adivinhar.

Ler spoilers
- Será que Walter escreveu o ZFT? Ou apenas traduziu, já que a sigla se refere à versão alemã?
- John Scott estava envolvido apenas na missão da NCIS ou está relacionado com o Padrão?
- Como é que a Olivia consegue comunicar com o John Scott quando mergulha nas suas memórias?
- Olivia sofreu um tratamento com a droga que "limita as limitações" e parece ter poderes telecinéticos. E agora, será que segue o recrutamento?
- Onde anda William Bell? Será que Bell era uma dupla personalidade de Bishop?
- Qual a história de Peter? Que experiências fez Walter com ele que não queria que Olivia comentasse? Por que razão Peter não reconheceu os seus brinquedos de infância? Será um clone do filho de Walter que morreu, um clone dele próprio ou terá ele viajado para outra dimensão e trazido o Peter?
- O que são as duas realidades e que guerra está por se travar?
- E Jones? Será que foi para outra dimensão que se transformou em algo estranho ou apenas usou explosivos para pensarem que ele tinha poderes? A cara de fumo no poster, será alusiva a ele?
- Que relacionamentos existem entre Olivia e os Bishops? Será ela irmã de Peter (numa alusão ao poster da maçã), já que ambos nasceram em 78 e nunca se falou do verdadeiro pai dela? E será que Walter já a conhecia, pois esquece-se sempre dos nomes de todos os que conheceu pós-internamento excepto do dela?
- Observador: quem é ele e com quem comunicou quando chegou o cilindro? Será um mero observador ou interfere nas experiências? Sera apenas um ou existirão vários?
- Massive Dynamic (anteriormente chamada Prometheus Corporation) - qual será a verdadeira finalidade? Poderá o anterior nome ser alusivo à verdadeira história da corporação (através da história grega). Será que está para breve uma vingança da Mãe Natureza depois de tantos anos da humanidade a fazer o seu papel? Será que a MD está a preparar-se para lutar contra ela, sendo por isso aparentemente tão altruísta?
- Acima de tudo: o que é O Padrão?
Outros sites para saber mais:
http://fringewiki.fox.com/
http://www.fringefanatic.com/fringe/
http://www.fringetelevision.com/
Em Portugal não existem fóruns ou blogues de discussão de Fringe. Contudo, se conhecer pode indicar o link via comentário ou e-mail que será acrescentado.
Tenho acompanhado a série desde o início e tenho gostado bastante. A melhor personagem é sem dúvida o Walter Bishop.
ResponderEliminarObrigado por terem colocado o meu estaminé na vossa barra lateral. Já coloquei o vosso também! Gostei deste espaço. Continuem!