sábado, 14 de março de 2009

As séries mais pirateadas de 2008



Cada vez mais o download de séries é algo comum. Provavelmente as estações televisivas não acharão muita piada, mas a verdade é que os downloads ajudam a criar fãs.

Note-se, por exemplo, o caso de Portugal: a maioria das séries chega com meses de atraso, às vezes com intervalos de um ano ou mais desde a temporada anterior. Além disso, quando chegam, a maioria das séries é relegada para horas tardias (Desperate Housewives na SIC) ou para canais com menores audiências (Fringe na RTP2), isto quando não passam apenas em canais pagos (E!, AXN, canais FIC, Sony Entertainment, MOV, etc.).

Fã que é fã, quer saber o que se vai passar a seguir, e se a única maneira é pirateando, então acaba por se tornar a única solução para se poder acompanhar a série. Além disso, os verdadeiros fãs acabam sempre por adquirir os DVDs, tendo-os pirateado ou não.

TOP 10 das séries mais pirateadas em 2008

Esta tabela baseia-se no episódio com maior número de downloads por série. Lost lidera numa posição confortavelmente afastada dos restantes. Sem grandes surpresas, Heroes segue na segunda posição. Note-se que apenas Stargate Atlantis conseguiu mais downloads do que espectadores, talvez por ter sido uma série negligenciada por muitos países. Apesar do número relativamente baixo de downloads de Desperate Housewives, esta foi a série mais vista por telespectadores.

Serão os downloads uma manifestação do descontentamento por serviços não prestados? Se as séries não fossem tão negligenciadas, será que haveria necessidade de um tão grande número de downloads ilegais? Se o visionamento através de streaming fosse autorizado fora dos E.U.A., será que não baixariam também os números? Ficam as perguntas, e aguardamos por respostas dos leitores.

Sem comentários:

Enviar um comentário