sábado, 28 de março de 2009

DVD: Irina Palm, por Tiago Ramos


Título original: Irina Palm (2007)
Realização: Sam Garbarski
Argumento: Martin Herron e Philippe Blasband
Elenco: Marianne Faithfull, Miki Manojlovic e Kevin Bishop

Só pela temática poderia ferir susceptibilidades: afinal não é todos os dias que vemos filmes em que uma avó, por amor ao seu neto, se dispõe a adoptar um nome profissional (Irina Palm) e masturbar clientes através de um buraco na parede de um qualquer espaço de carácter duvidoso. Essa novidade cresce ainda mais se a actriz que interpreta essa personagem é Marianne Faithfull, uma actriz com um currículo pouco vasto, mas premiada nos European Film Awards de 2007.



Irina Palm, suscita curiosidade antes de mais, se bem que as expectativas saem frustradas após o visionamento. O filme não é necessariamente mau, mas tinha tudo para poder ser melhor. Sam Garbarski tem como defeito apresentar um ponto de vista da câmara, demasiado voyeur, qual peep show, fixando-se maioritariamente nas aventuras pouco ortodoxas da personagem principal. O argumento é sobretudo caricato e até desconcertante, com montagens dotadas de amadorismo latente. Marianne Faithfull não tem aquela interpretação sublime que, à partida, poderíamos esperar, com tantas cenas e interpretações que se chegam a comparar a uma novela.

A comédia que foge ao carácter dramático da tela, acontece precisamente nas peripécias de Maggie (Mariane Faithfull), que tenta a todo o custo esconder a sua actividade das suas amigas de bridge, mas que acaba po ser revelada de uma forma completamente despudorada. Esta acaba por ser a melhor cena do argumento.

De relevo será a participação de Miki Manojlovic, que associamos imediatamente ao cinema de Kusturica e também o brilhante desempenho do britânico Kevin Bishop, que tem aqui a melhor interpretação do filme. O filme vale acima de tudo pela curiosidade, mas acaba por se penalizar a si próprio pela simplicidade com que aborda a componente dramática do argumento.

Classificação:

Extras:


  • Capítulos
  • Trailer
  • DVD ROM (Dossier de imprensa)

Classificação:

2 comentários:

  1. Mesmo com uma temática polémica para alguns, é um filme interessante. A história está bem construída. E até poderia ir mais longe. Faltou uma maior dinâmica na realização.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Red Dust,
    É isso mesmo que acho. Um bom filme, que podia ser melhor. Muito culpa da realização.

    ResponderEliminar