terça-feira, 7 de abril de 2009

Fringe - em dia de retorno decifram-se códigos

Não, esta notícia não está relacionada directamente com o episódio Inner Child.

A questão hoje é que, finalmente, foi decifrado o código dos chamados glyphs de Fringe. Ora, em Portugal não está fácil de acompanhar este assunto, pois a RTP2 omite praticamente todos, deixando escapar um ou outro durante o episódio.


O que são os glyphs, então? São os teaser posters de Fringe que são acompanhados de pontos amarelos brilhantes, apresentados imediatamente antes de cada intervalo na estação americana. O que sempre despertou o interesse dos fãs (maioritariamente os americanos) foi que parecia haver uma qualquer sequência neles, já que às vezes apareciam invertidos, outras vezes com os pontos brilhantes em locais diferentes e o número de glyphs que apareciam por episódio não era fixo.

Para saber mais sobre a chave descodificadora e sobre quem a conseguiu atingir, clique em:

Ler sobre o código


As honras vão para dois amigos americanos: Erica Sadun e Julian Sanchez. Ela quase chegou lá; ele pegou no trabalho dela e, em 5 minutos, decifrou o código (ou não fosse ele viciado em criptografia).

E o código é tão simplesmente isto: cada uma das versões da cada poster corresponde a uma letra e a sequência apresentada corresponde a uma palavra relacionada com o episódio.

101: OBSERVER (Observador)
102: CHILD (criança)
103: AEGER [AETHER faria mais sentido no episódio]
104: ROGUE (nome da personagem que procurava o cilindro)
105: SURGG [deveria ser SURGE?]
106: CELLS (células)
107: CODES (códigos)
108: TAKEN (levado)
109: VOICE (voz)
110: TRADE (troca)
111: SAVED (salvo)
112: BISHOP
113: AVIAN (aviário)
114: OLIVIA

1 comentário: