segunda-feira, 27 de abril de 2009

O Enigma de Fermat, por Tiago Ramos



Título original: La Habitácion de Fermat (2007)
Realização: Luis Piedrahita e Rodrigo Sopeña
Argumento: Luis Piedrahita e Rodrigo Sopeña
Elenco: Lluís Homar, Alejo Sauras, Elena Ballesteros, Santi Millán e Federico Luppi

O Enigma de Fermat é mais um exercício mental, que propriamente um filme banal, acabando por ser mais uma demonstração do cada vez mais influente cinema espanhol.



Através d’O Enigma de Fermat e tendo como exemplos, filmes como O Labirinto de Fauno e o recente [REC], apercebemo-nos que o cinema europeu, nomeadamente o espanhol, tem feito uma aproximação às fórmulas americanas de sucesso, sem contudo trazer detrimento para os argumentos.

O filme obtém interpretações excelente dos actores que são os quatro principais intervenientes do mesmo. Todo o elenco apresenta excelentes traços psicológicos nas personagens, transmitindo todo esse realismo aos espectadores. O facto de o filme ser compacto, ajuda a manter a tensão assente na resolução dos enigmas matemáticos e lógicos, que lhes garantem a sobrevivência.

O cenário é simples e claustrofóbico, o que permite o constante suspense do argumento. Contudo não nos podemos distanciar da semelhança de O Enigma de Fermat aos sucessos mundialmente conhecidos, como Saw e Cube. Esta é uma prova do fervilhar de ideias do cinema espanhol e destes dois realizadores: Luis Piedrahita e Rodrigo Sopeña.

O Enigma de Fermat é um excelente filme, altamente aconselhável.

Classificação:

Sem comentários:

Enviar um comentário