quinta-feira, 9 de abril de 2009

Os Estranhos, por Tiago Ramos



Título Original: The Strangers (2008)
Realização: Bryan Bertino
Argumento: Bryan Bertino
Elenco: Liv Tyler, Scott Speedman, Glenn Howerton e Laura Margolis

Inicialmente previsto para estrear em Portugal a 11 de Setembro do ano passado, Os Estranhos foi alvo da (contínua) má gestão da distribuidora portuguesa ZON Lusomundo e só agora chegou aos nossos cinemas. O interesse perante o filme chegou através do trailer que prometia bastante, principalmente um regresso aos verdadeiros clássicos de terror e suspense.



A primeira meia hora do filme deixa antever um enorme potencial e curiosamente chegamos ao fim do mesmo com a noção que Os Estranhos não é um mau filme. No entanto, é daqueles que perdem por toda a expectativa elevada que geram.

Os Estranhos assemelha-se a Vacancy, realizado por Nimród Antal, no género de suspense psicológico que habitualmente é melhor recebido pela crítica, do que os actuais sanguinários géneros de terror como o da saga Saw. Próximo das origens, a câmara de Bryan Bertino inicialmente capta de forma competente o sentido claustrofóbico do espaço físico, mas também a claustrofobia em que as personagens se encontram no momento.

O problema é que a inexperiência de Bryan Bertino repara-se de imediato após uns minutos de filme. A premissa é bastante boa e prima pela simplicidade, o problema é que aparenta e transperece um vazio narrativo imperdoável. Diálogos escassos, incompreensão da sequência narrativa e dos acontecimentos que antecederam ao drama do casal. O facto de ser vazio em conteúdo provoca cansaço no espectador, apesar de não ser uma película demasiado extensa.



O facto de ser inspirado em factos verídicos reflecte-se na perspectiva com que vemos o filme e imprime medo, mas a falta de motivos para manter intacta a essência do mesmo reflecte o sentido contrário. Os Estranhos tem um dos argumentos mais redutores de que há memória, onde se inclui a linearidade das personagens.

O regresso de Liv Tyler (Armageddon) não foi também o esperado. A actriz limita-se a gritar em grande maioria das cenas e por vezes não consegue transmitir a expressividade exigida para a sua personagem. Também Scott Speedman (Underworld) deixa bastante a desejar, num momento baixo da sua carreira onde também as cenas deixadas a seu critério não eram, também, muito exigentes.

Bryan Bertino é melhor realizador que argumentista. A realização é capaz e funcional, a caracterização e construção dos cenários simples, mas eficaz. O argumento é redutor, linear e enfadonho, apesar de todo o potencial que podia ter libertado.



Os Estranhos promete mais do que consegue e isso é decepcionante.
Classificação:

3 comentários:

  1. Não sei o que raios eu vi no Scott Speedman, mais gosto dele, este não tive a chance de ver ainda!

    ResponderEliminar
  2. Para mim não houve papel nenhum relevante na história do cinema, que ele tivesse interpretado...

    ResponderEliminar
  3. Para mim não houve papel nenhum relevante na história do cinema, que ele tivesse interpretado...

    ResponderEliminar