sexta-feira, 8 de maio de 2009

DVD: A Turma, por Tiago Ramos



Título Original:
Entre les murs (2008)
Realização: Laurent Cantet
Argumento: François Bégaudeau
Elenco: François Bégaudeau, Nassim Amrabt, Laura Baquela, Cherif Bounaïdja Rachedi, Juliette Demaille, Dalla Doucoure, Arthur Fogel e Damien Gomes

A Turma é sobretudo um reflexo do microcosmos cultural de todos os grandes centros urbanos em redor de todo o mundo. Mais que um retrato dos jovens de um bairro problemático de Paris, o filme é um abrangente retrato social, que pode servir para muitos estudos sociológicos.



Com um argumento genuíno e realista, François Bégaudeau tem um excelente trabalho a esse nível, bem como no seu desempenho enquanto protagonista. Laurent Cantet explora competentemente esse realismo explícito, com a abordagem do ambiente conflituoso entre professor/aluno(s). Imparcialmente, distingue, diferencia e descreve os métodos dos professores e alunos, sem enaltecer ou criticar algum deles. Mais que uma crítica, o filme revela as falhas e vantagens da modernização do sistema educativo, mostrando que há margem para superação daquilo que se faz hoje em dia.

E não é só o campo educativo e escolar, que A Turma abrange. Entre os muros da escola passa-se mais que uma relação educativa entre alunos ou entre alunos e professores. Dentro desses mesmos muros existe o mesmo afecto ou discriminação que se constatam cá fora na sociedade mundial, que muitos são reflexos da educação recebida em casa. Fragmentos de uma variedade étnica e cultura, prestes a rebentar a qualquer momento, mas também capazes de se unirem nos piores momentos.



O estilo de filmagem usado no filme permite explicitar essa crueldade sociológica, mas também expressar a naturalidade habitual entre jovens. Por isso mesmo é que a escolha de actores amadores não se revelou um tiro no pé, mas potenciou exponencialmente o objectivo do filme.

A Turma é um brilhante retrato social, um aviso para as sociedades e um alerta para os dramas vivenciados entre professores, pais e alunos, numa sociedade com um enorme melting pot.



Classificação:


Extras:

DISCO 1

  • Capítulos
  • Trailer

DISCO 2
  • Um ano "Entre les Murs" - Making of' 42'
  • Cenas Comentadas - 40'
  • Ateliers de Improvisação - 30'
  • Auto-Retratos - 13'
  • Entrevista a Laurent Cantet - 12'
  • Entrevista a François Begaudeu - 7'
  • Debate com Laurent Cantet no doclisboa 2008 - 19'
  • Cartazes
  • Fotos
Classificação dos Extras:

2 comentários:

  1. Esse aqui ainda está no cinema por aqui, mais dei minha conferida. Cantet ganha seu espaço como crítico das instituições modernas e pensador social.

    ResponderEliminar
  2. olá parabéns pelo blog
    virei seguidor

    gostei dos seus comentários sobre este filme, me pareceu bem interessante. Pena que é um trabalho que não ganhou muito destaque na mídia cinematográfica. Filmes que retratam um lado social passam mensagens mais verdadeiras sobre como é o mundo e as pessoas.

    até mais

    ResponderEliminar