domingo, 31 de maio de 2009

Monstros vs. Aliens (V.P. 3D), por Carlos Antunes


Elenco (vozes): Reese Witherspoon, Seth Rogen, Hugh Laurie, Will Arnett e Kiefer Sutherland

O título Monsters vs. Aliens deixou todos os cinéfilos a salivar por um reencontro irónico e divertido com os filmes de Ficção Científica da década de 1950.
Afinal de contas, a Dreamworks já deu provas suficientes de como consegue recorrer habil e recorrentemente à citação como forma de fazer cinema de animação.
O problema é que nada disso acontece.


Monsters vs. Aliens é apenas uma desculpa para potenciar o Real 3D - que em Portugal continua, infelizmente, a ser disponibilizado apenas nas versões portuguesas dos filmes.
A história, básica, sobre "quem é verdadeiramente um monstro" bem procura colocar lá no meio algumas piadas, mais ou menos desconexas em si mesmas e sem grande efeito no filme.
Perante a multiplicidade da produção actual, com a Pixar a fazer subir o nível de exigência deste cinema e com várias produtoras - incluíndo a própria Disney - capazes de tomar o "segundo lugar" que era da Dreamworks, apostar apenas na componente visual não chega.
Muito menos quando não se tira verdadeiro partido da tecnologia à disposição.
É verdade que o 3D do filme não é mau, mas as cenas que tiram total proveito dele são impostas ao filme e, por isso mesmo, inúteis na sua forma.
Não se pode apontar defeitos, mas não há virtudes igualmente.


Pouco mais há a dizer sobre este filme, com as suas personagens funcionais e com a sua narrativa esparsa, excepto de que pode fazer as delícias de muitas crianças, mas muito provavelmente vai desinteressar os adultos.


Sem comentários:

Enviar um comentário