domingo, 5 de julho de 2009

Bangkok Dangerous - O Perigo Espreita, por Tiago Ramos



Título original: Bangkok Dangerous (2008)
Realização: Oxide Pang Chun e Danny Pang
Argumento: Jason Richman e Oxide Pang Chun
Elenco: Nicolas Cage, Shahkrit Yamnarm e Charlie Yeung

Apercebidos dos bem-sucedidos remakes americanos de filmes asiáticos, os irmãos Pang encontraram no seu Bangkok Dangerous (1999) uma oportunidade de explorarem o seu potencial em Hollywood. Mas não tão bem sucedido quanto o esperado.



E o maior problema talvez tenha que ver com Nicolas Cage e sua visível má forma no que diz respeito ao plano interpretativo. O actor revela-se em Bangkok Dangerous pouco expressivo, com dificuldades em encarnar o papel de um hitman implacável. Apesar de a própria leitura do argumento sobre esta personagem não ser propriamente muito profunda, não se encontra em Nicolas Cage o ímpeto necessário para lhe dar a volta e permitir que tenha um maior significado.

Em Bangkok Dangerous cai-se no erro de deixar que o argumento e a câmara se foquem demasiado no protagonista, que pouco mais tem para apresentar, e não permitir que os actores secundários tenham algum destaque na película. Até porque perante o fraco desempenho do protagonista, seriam as histórias secundárias que ficariam a ganhar, podendo até elevar a trama a um patamar superior.

O argumento dos irmãos Pang (e aqui não sabemos como seria a versão original) é fraco, apresentando um grande vazio narrativo, com algumas inconsistências, como não se perceber porque razão um assassino profissional, treinado e habituado ao sigilo e "limpeza" das suas missões, possa acabar a cometer tantos deslizes. Num estilo perfeitamente incoerente, a película oscila entre o drama e os filmes de acção, acabando por perder a sua identidade na sua previsibilidade.



Globalmente, o filme apresenta um estilo visual cuidado e com bastante qualidade, mas depois somos confrontados com quebras no ritmo da narrativa. E apesar de o final poder revelar-se inesperado, não é isso que salva o filme da derrota. Entretém, mas cai rapidamente no esquecimento.

Classificação:

4 comentários:

  1. realmente,parece ser mais uma ma escolha de Cage.

    ja agora,poster para a critica muito bem escolhido,visto que os dois principais foram muito criticados:p

    abraço

    ResponderEliminar
  2. Jackie Brown,
    É, ultimamente não anda numa maré de sorte. Mas diz-se por aí que Nicolas Cage entrou muitas vezes em conflito com os Irmãos Pang porque eles queriam dar muita primazia à estética e menos ao argumento. O resultado está à vista.

    Quanto ao poster, não sabia! :p Mas este era o que eu gostava mais.

    ResponderEliminar
  3. O filme é fracote. Nada acrescenta à carreira de Cage. Mais um flop!!!!!

    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Red Dust,
    É fracote, mas não é tão mau como julguei... Mais uma vez a carreira de Nicolas Cage em sentido descendente.

    ResponderEliminar