sábado, 25 de julho de 2009

Igor (V.P.), por Tiago Ramos



Título original: Igor (2008)
Realização: Anthony Leondis
Argumento: Chris McKenna e John Hoffman
Elenco de vozes (na versão original): John Cusack, Myleene Klass, John Cleese, Steve Buscemi, Sean Hayes e Eddie Izzard

Apesar da sua história substancialmente simples, a verdade é que em Igor há mais que o esperado. Longe dos visuais tecnicamente perfeitos, das cores fortes e das tentativas de animação familiares mais adultas, chega-nos uma história mais negra, visualmente sombria e básica e com um argumento muito mais infantil, ao bom e velho tom das fábulas. Chega inclusive a criar múltiplas referências a clássicos cinematográficos como The Monster (1931).



Das mãos praticamente inexperientes de Anthony Leondis, Chris McKenna e John Hoffman, somos confrontados com uma personagem principal pouco usual, mas que consegue facilmente imprimir confiança e ternura por parte dos espectadores. A ambiguidade que esta personagem coloca entre ambições profissionais e personalidade, entre politicamente incorrecto e socialmente aceitável é das mais interessantes ao longo de toda a animação, contribuindo para o resultado final.

Mas o maior divertimento do filme chega-nos por parte de... um coelho com tendências suicidas, mas que lhe foi dado o dom (ou maldição) da imortalidade. Ou um cérebro dentro de um jarro, cuja inteligência não é o seu maior dom. Personagens aparentemente simples e com toda a certeza lineares, mas que resultam francamente bem.

Quanto ao elenco de vozes temos um saldo positivo, como de costume. Mas custa entender porque razão a ZON Lusomundo se recusou a exibir a versão original, no nosso país, com vozes como John Cusack e Steve Buscemi.



O filme faz do seu próprio estilo simples, uma oportunidade para dar muito mais importância à moral do argumento. Uma moral que, de início, quase confunde Bem com Mal, mas que por fim fornece a correcta visão das coisas, diferenciando o certo do errado. Ao mesmo tempo transmite a ideia que cada um de nós deve lutar pelos nosso objectivos, aceitando as nossas limitações. Igor não será um marco da animação, mas tem uma noção de entretenimento infantil bastante interessante e positiva.

Classificação:

Sem comentários:

Enviar um comentário