sexta-feira, 24 de julho de 2009

As 10 Realizações Mais Marcantes dos anos 00 (2000-2009) (A-Z)

Numa parceria com o blogue CINEROAD - A Estrada do Cinema, o nosso blogue tem a honra de apresentar aquelas que considera as 10 realizações mais marcantes dos anos 00 (2000-2009). Os filmes apresentados não se encontram por ordem de preferência, mas sim alfabética.


21 Gramas (2003), de Alejandro González Iñárritu

Um prodígio da realização contemporânea, com fantásticos recursos estilísticos. Desde os tons monocromáticos das cenas, passando pela montagem pouco convencional e original, 21 Gramas elevou o realizador mexicano ao estatuto de um dos cineastas mais criativos da indústria cinematográfica.


Provavelmente a mais surpreendente presença neste top, Coraline e a Porta Secreta marca o cinema de animação e com toda a certeza, o Cinema no geral. O stop motion de Henry Selick é surpreendente e arrebatador, num cenário sombrio mas de uma riqueza visual invejável.


Expiação (2007), de Joe Wright

Expiação é um belo produto cinematográfico, do melhor que o Cinema nos ofereceu nos últimos anos. A realização de Joe Wright é impecável, com uma articulação soberba entre espaços e ângulos distintos. É um filme académico, não há duvidas, há uma realização agarrada a uma cartilha rígida de normas, mas que resultam num projecto grandioso e comovente.


Kill Bill Vol. 1 (2003) e Kill Bill Vol. 2 (2004), de Quentin Tarantino

O estilo do realizador surge a todo o momento, num filme filmado a cores, mas com inúmeras mudanças para o monocromático e uma sequência de cenas virada para o estilo anime. Mas toda esta experiência visual, não fica completa sem a riquíssima experiência sonora que se apresenta a todo o momento nesta obra-prima dos filmes de acção.


Lost in Translation (2003), de Sofia Coppola

Lost in Translation transpira simplicidade em todas as cenas. Os cenários do filme não são extravagantes, mas conduzem o espectador ao pretendido, uma noção de solidão e de carência, inerente às personagens principais do filme. A nível fotográfico, Sofia Coppola lida muito com as sombras e penumbras, com as luzes da noite, com a escuridão e com os tons baços, contrastados esporadicamente, com cores fortes e eléctricas. O filme atenta no fenómeno da deslocação cultural, do choque de culturas, numa cidade de Tóquio frenética e eléctrica.


Mulholland Drive (2001), de David Lynch

O melhor trabalho do realizador numa fantástica desconstrução da mente humana. Num estilo pretensioso, David Lynch elabora um universo bizarro onde nada é o que parece ao primeiro olhar e passível de múltiplas interpretações. Uma visão corrosiva, com planos perfeitos e fantásticos detalhes, numa crítica ao american dream.


O Fabuloso Destino de Amélie (2001), de Jean-Pierre Jeunet

Um dos trabalhos mais criativos e imaginativos de sempre, um absoluto bom-gosto na direcção de actores, planos e cores saturadas. Jean-Pierre Jeunet criou uma obra-prima do cinema francês que espelha magia e doçura: algo raro no cinema contemporâneo.


O Estranho Caso de Benjamin Button (2008), de David Fincher

Provavelmente o trabalho mais megalómano do realizador. Uma estética próxima da perfeição com o cunho original de David Fincher torna este filme uma das obras mais marcantes dos últimos anos. Não são descurados os planos detalhados, a caracterização, a iluminação e o guarda-roupa.


A nível visual é um dos melhores trabalhos de Ang Lee. Consegue uma realização dignamente meticulosa num registo de fantasia que explora vários géneros, cruzando vários conceitos de artes marciais, numa intemporal história de amor, com planos de tirar o fôlego.



A realização, os planos estáticos de algumas cenas, tudo isso contribui para transmitir respeito pelo filme. Sam Mendes arrisca-se a criar um novo fenómeno de culto, num retrato cruel e verdadeiro dos subúrbios dos anos 50. Transporta uma enorme carga dramática, com um rigor técnico, que resulta num trabalho hipnotizante e perturbador.
Confira também as preferências do blogue CINEROAD, de Filipe Assis!

E já agora, quais seriam as opções do leitor?

15 comentários:

  1. O FABULOSO DESTINO DE AMÉLIE foi mesmo a única coincidência entre as nossas listas, se bem que os nomes de Alejandro G. Iñárritu e Joe Wright sejam também coincidentes, ainda que por outros títulos. E também há o caso de David Lynch, ao qual fiz uma menção honrosa.

    Posso dizer-te que o volume primeiro de KILL BILL, de Quentin Tarantino, e THE PIANIST, de Roman Polanski, por pouco não configuraram na minha lista final dos 10.

    Pronto, está lançada a nossa pequena iniciativa; foi para mim um prazer levá-la a cabo conjuntamente com o SPLIT SCREEN, blog pelo qual tenho a maior admiração e no qual encontro uma grande qualidade editorial e de conteúdo.

    Cumps.
    Filipe Assis
    CINEROAD – A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  2. Acabei de comentar no blogue do Filipe e escrevi que incluiria a realização de QT por Kill Bill e de David FIncher por Benjamin Button. Quanto às restantes escolhas identifco-me particularmente com a realização de Sam Mendes.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Filipe Assis
    Houve alguns filmes da tua lista que eu ainda não vi, portanto é natural que ainda mude de ideias.

    Quanto à iniciativa também é do meu agrado. Ajuda a melhorar a comunicação entre blogues, o que é saudável. E a Estrada do Cinema do Cineroad é bastante agradável.

    ResponderEliminar
  4. Fifeco,
    Reparei também que no CINEROAD falaste de alguns. Concordo com eles e demorei algum tempo a optar por estes. Tinha também na dúvida Changeling e Gran Torino (Clint Eastwood) e o Eternal Sunshine of Spotless Mind (Michel Gondry).

    ResponderEliminar
  5. Poxa, um tanto decepcionado com o top, mesmo que ele seja pessoal dos escritores, o único que talvez entre em um TOP 10 da década pra mim seria o fantastico filme de Lynch, os outros ... nem de longe!

    ResponderEliminar
  6. Tiago Ramos, criaste uma lista cuja me identifico (quase) em pleno. Excelentes títulos e comentários!

    ResponderEliminar
  7. Hmm ainda não vi "Coraline" mas para se encontrar no top tem que estar bem bom. De resto, escolhas muito boas, sobretudo "Expiação" e "Revolutionary Road"

    ResponderEliminar
  8. Cléber,
    É precisamente essa diferença de opiniões que me parece absolutamente saudável. Já agora gostava de conhecer a tua lista. :)

    Jackson,
    Eu já reparei que os nosso gostos não são realmente muito diferentes, em matéria de cinema. Obrigado. :)

    Flávio Gonçalves,
    Foi um filme que me tocou. Realmente houve outros filmes que quase tiveram para entrar na lista (alguns dos quais mencionei acima), mas foram superados por este. Por quê? Não sei bem, mas acho um marco na animação, que gostava de ver bem classificado na próxima cerimónia de Óscares. Um excelente filme, acredita. Quanto aos outros dois que referiste, são dos meus preferidos...

    ResponderEliminar
  9. Como grande apreciador do realizador Alejandro Inarritu incluia também Amores Perros e Babel. E considero um grande falha não estar na lista o Eternal Sunshine of spotless Mind e já agora uma menção honrosa a Match Point do Woody Allen.

    Retirava da Lista Revolutionary Road, Expiação e também Coraline. Pois se fosse para colocar um filme de animação escolheria o Corpse Bride de Tim Burton ou o Wall-E

    ResponderEliminar
  10. Márcio Pereira,
    Sou grande fã do realizador mexicano e da sua Trilogia da Dor. Dos três o que gosto mais é o que referi. Conforme já referi, Michael Gondry este em ponderação para ser incluído, mas optei por retirar: para mim, grande parte do mérito é do argumento e não só da realização. Match Point acho fabuloso, mas estaria longe de ser escolhido. Quanto à animação, ainda não vi Corpse Bride e não gostei de Wall-E. O restante é uma mera questão de gosto.

    ResponderEliminar
  11. Gostei muito da lista do Filipe, mas a de vocês eu achei melhor, apesar de eu não me imaginar deixando Moulin Rouge de fora.Não deixaria mesmo.

    Abraços

    ResponderEliminar
  12. tb acabei agora de comentar o cineroad.
    as minhas escolhas seriam:
    Scorsese,por GNY
    Fincher,por BB
    Woody Allen,por Match Point
    Peter Jacson,por SA 1

    abraço

    ResponderEliminar
  13. Brenno Bezerra,
    Fico satisfeito por ver que te identificas com esta lista. Quanto a Moulin Rouge, reconheço-lhe a qualidade, mas não sou grande fã de musicais.

    Jackie Brown,
    Desses só o David Ficher entraria por Benjamin Button. Os outros não entraram sequer na lista das possibilidades, mesmo Match Point que gosto bastante. Obrigado por deixares a tua opinião! :)

    ResponderEliminar
  14. já coloquei no cineroad, vou também postar aqui :)

    there will be blood
    hero
    mulholland drive
    in the mood for love
    kill bill
    the village e signs
    mystic river e gran torino
    25th hour
    femme fatale
    munich
    rescue dawn
    we own the night
    little children
    zodiac

    ResponderEliminar
  15. João,
    Obrigado por participares! Escolhas excelentes, mas não deixam de ser curiosas e inesperadas! :)

    ResponderEliminar