sexta-feira, 17 de julho de 2009

A Ilha de Nim, por Carlos Antunes

http://moviestudio.files.wordpress.com/2009/06/nims_island_ver5.jpg

Título original:
Nim's Island
Realização: Jennifer Flackett e Mark Levin
Argumento: Joseph Kwong e Paula Mazur
Elenco: Abigail Breslin, Jodie Foster e Gerard Butler

Há um sentido extraordinário de tratamento da singular complexidade da criança em A Ilha de Nim que não atenua nem um pouco a aventura que este filme é.
Trata-se de reflectir o imaginário de uma criança, não a reduzindo a uma mera engrenagem desse mesmo imaginário, mas permitindo que ela revele a sua independência (quase) auto-suficiente.

http://www.lighthousepauatahanui.co.nz/fileadmin/images/movies/Nims_island_400.jpg

Assim é Nim, uma menina a viver numa ilha deserta com o seu pai, cujos únicos amigos são animais e Alex Rover, aventureiro que existe na página dos livros.
E, no entanto, apesar de viver da sua imaginação, Nim defenderá a ilha sozinha e sobreviverá.
Mais do que isso, ensinará a uma adulta, incapaz de sair de casa, a importância de dar um passo em frente, de arriscar aceitar o mundo para ganhar algo no processo.

http://www.austinchronicle.com/binary/2a13/NimsIsland.jpg

Tratam-se de duas deliciosas composições, a da independência de Abigail Breslin e a da paranóia de Jodie Foster.
Ambas isoladas no seu mundo muito próprio, mas ambas expectantes por afecto.
Ambas capazes de redescobrirem um mundo mais rico onde pode existir o compromisso dos dois extremos de vivência.

http://www2.demorgen.be/kanaal/img/articles/6218_nims%20island.jpg

A Ilha de Nim é, então, um filme de rara riqueza no seio do típico filme de aventuras familiar.
Um filme que trata as suas personagens com prazer e carinho, que lhes permite serem em vez de funcionarem para um desfecho, que retrata com inusitada riqueza o universo infantil sem deixar de lhe contrapor e honrar o complexo mas complexado universo adulto.

http://www.movieentertainment.ca/Sites/movie/images/1%20MOVIES/H%20ON%20DVD%20FOR%20KIDS/1-DVDK0808_NimsIsland.jpg

A Ilha de Nim apela à entrega, à partida para a aventura, à redescoberta e libertação, senão da criança ao menos, da crença nas possibilidades que faz parte de cada um de nós mas que nos sentimos obrigados a retrair no "mundo real".
A Ilha de Nim é um risco que correu muito bem.



http://blog.cleveland.com/ent_impact_movies/2008/04/nim.jpg

Extras

Os amigos de Nim / A viagem de Abigail / A Ilha de Nim - trabalhar na água - Três mini-documentários mais virados para as crianças na forma como trata com leveza e animação as várias componentes do trabalho na ilha e com animais.

Comentário áudio de Jodie Foster e Abigail Breslin - Comentário animado onde se equilibram a descontração de Abigail e o profissionalismo de Foster numa série de partilhas sobre os momentos das filmagens. Não é muito relevante mas é bastante entretido de seguir.
Comentário áudio com Mark Levin e Jennifer Flackett - Repleto de pormenores sobre o esforço que envolve toda a produção de um filme, é um bom extra, com bastante interesse.

Cenas cortadas - Um extra muito interessante. O conjunto de cenas cortadas mostram uma outra direcção para a qual se teria dirigido a componente dos amigos imaginários de Nim. Compreende-se que tenham abdicado dela mas nota-se que teria sido uma interessante mais-valia para essa mesma dimensão do filme, dado que as cenas envolvem e desenvolvem a própria consciência de Nim de que está a lidar com a sua própria imaginação e, também, com a sua própria solidão quando tem a seu lado Alice e Huck Finn.
Tem ainda a possiblidade de ser visto com o comentário de Mark Levin e Jennifer Flackett.



http://www.firstshowing.net/img/nims-island-FL02.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário