terça-feira, 11 de agosto de 2009

Exterminador Implacável: A Salvação, por Carlos Antunes


Título original:
Terminator Salvation
Realização: McG
Argumento: John D. Brancato e Michael Ferris
Elenco: Christian Bale, Sam Worthington, Moon Bloodgood e Helena Bonham Carter

The Terminator era um série B que extrapolou a sua própria condição para se tornar num justíssimo fenómeno.
Terminator 2: Judgment Day era a definição daquilo que o filme de acção podia ser e aquilo que os efeitos podiam concretizar no interior de uma boa narrativa.
A mais recente descendência da saga parece querer juntar ambas as suas origens, sendo um carregado filme de acção com um espírito de série B.

http://liviasabenca.files.wordpress.com/2009/05/terminator-salvation.jpg

Mesmo que se ultrapasse a hipocrisia de ter um série B que custou várias centenas de milhões de dólares, o resultado continua a ser menos bom do que deveria.
Mais difícil do que aceitar o marasmo de um filme com tantos meios é aceitar que nem mesmo a boa escolha do protagonista ou a qualidade do trabalho de efeitos se confirmem para que ele se distinguisse da média das produções actuais.

http://lettersfromlouis.files.wordpress.com/2009/06/terminator-salvation_1.jpg

As cenas de acção compostas por McG são engenhosas mas não originais, e só mesmo na última – que é, também, verdade seja dita, a mais importante – é que consegue agarrar o espectador com a sua emoção e eficácia.
O resto do tempo, temos um filme comum onde o conhecimento prévio dos eventos que vão ocorrendo não ajudam a suscitar mais do que um distanciado interesse.

http://www.zhagdoo.com/wp-content/uploads/2009/06/terminator-salvation-factory.jpg

Aliás, essa necessidade de seguir uma linha narrativa já determinada leva a um inusitado resultado de ridicularização do discurso de fundo sobre a essência do que é ser humano, quando a terminar se torna tão denunciado quanto ridículo o sacrifício da “máquina” para salvar John Connor, ao nível de um péssimo melodrama.

http://www.reelcomix.com/albums/Terminator4/terminator-salvation_71.jpg

Um John Connor, aliás, perfeitamente anónimo, com Christian Bale a não saber ou não conseguir entrar num papel que era suficientemente simples de concretizar.
Já Sam Worthington destaca-se, ainda que não lhe dêem um papel à medida daquela que era a personagem mais interessante do conjunto.

http://www.iwatchstuff.com/2008/07/18/terminator-salvation-bale.jpg

De erro em erro, Terminator: Salvation acaba por se manter à tona por muito pouco, mas continua longe de ser uma sequela digna para o díptico inicial.


http://www.traileraddict.com/content/warner-bros-pictures/terminator_salvation-3.jpg

Sem comentários:

Enviar um comentário