terça-feira, 1 de setembro de 2009

DVD: A Libertação de Nancy, por Tiago Ramos



Título original: Downloading Nancy (2008)
Realização: Johan Renck
Argumento: Pamela Cuming e Lee Ross
Elenco: Maria Bello, Jason Patric, Amy Brenneman e Rufus Sewell

As decisões das distribuidoras portuguesas são, por vezes (se não a maioria), difíceis de engolir para um qualquer cinéfilo mais atento. Sob uma famigerada temática algo mais negra e perturbante que o habitual, a Zon Lusomundo decide remeter Donwloading Nancy, do realizador novato Johan Renck, directamente para DVD.



O filme que em português recebeu o título A Libertação de Nancy é um verdadeiro "murro no estômago", que pode ser confundido com uma total imprudência por parte do realizador. Centrado numa única personagem com um passado problemático, o filme aborda temáticas como a rotina do casamento, o sado-masoquismo ou a auto-mutilação.

Apesar de o título original, Downloading Nancy, poder indiciar isso, este filme é muito mais do que um mero aviso aos perigos da Internet. Aqui repensa-se a vida e a morte, numa trama extremamente densa e complexa. Nancy sente a vida como que está preso no sítio errado e procura a saída. A saída, para ela, encontra-se em cada corte infligido a si própria, na falta de oxigénio, na tortura física, na morte. Tudo é melhor que a dor interior, que a falta de sentido da vida e do seu eu interior.

A dor da personagem principal cria uma interessante metáfora em favor da própria vida. Apesar de poder constar o contrário, Nancy acaba por ser a personagem mais viva e honesta de toda a trama e talvez quem deseja mais a vida. O seu marido acaba por viver uma vida que na realidade não existe, enquanto que Louis vive preso ao passado. Enquanto que estes dois se prendem a algo fictício, é Nancy que se revela uma pessoa extremamente humana que, na verdade, procura sobreviver.



Na verdade quem mais se destaca é Maria Bello, numa prestação profunda que exigiu muito de si enquanto actriz. É o seu desempenho que eleva o filme a um patamar mais superior do que realmente é. Pena que a actriz participe apenas em filmes independentes menos populares que não lhe garantem os merecidos créditos.

O excelente trabalho de fotografia de Christopher Doyle dá também outro significado à narrativa. O cinematógrafo que foi responsável pelo trabalho de fotografia em Paranoid Park (2007) ou do recente The Limits of Control (2009), cria uma paleta de cores depressivas, com uma iluminação propositadamente monótona, ao ponto de quase conseguir inflingir no espectador, a mesma dor da protagonista.



A Libertação de Nancy é o drama de uma mulher à beira do abismo que garante momentos doentios, de profunda inquietação e que nos deixa completamente desgastados. É um murro no estômago profundo, um ensaio bizarro e estranho que só deverá ser visto por pessoas menos sensíveis.

Classificação:


Extras:



  • Menus Interactivos
  • Selecção de Cenas
  • Trailer



Classificação de Extras:

5 comentários:

  1. Estava com curiosidade para ver este filme...
    Vou ter de o alugar :(

    ResponderEliminar
  2. Pedro Almeida,
    Vale a pena dar uma espreitadela ao filme. Pena que as distribuidoras não o tenham exibido no cinema, mas pela temática estava-se mesmo a ver. Podes alugar ou comprar o DVD, mas de momento o DVD está um pouco caro.

    ResponderEliminar
  3. Vi o filme na sexta-feira e confesso que o achei um dos mais fortes de sempre, bastava pela mensagem. Achei-o bastante "subclassificado" no imdb, mas não é algo ao meu alcance; quanto à actriz Maria Bello: ela participou no filme bastante comercial "Coyote Bar" o que mostra ser alguém com grande dinamismo. Achei a prestação do actor que representa o marido de Nancy bastante boa.
    Obrigado por me manterem informado e me propocionarem boas sessões de filmes através das sugestões e actualizações.

    ResponderEliminar
  4. RBranco,
    Ficamos felizes por saber que as nossas críticas não são publicadas em vão. :D
    Ainda bem que gostaste, o filme é poderosíssimo, um dos mais marcantes que já vi, com efeito "murro no estômago"!

    ResponderEliminar
  5. RBranco,
    Ficamos felizes por saber que as nossas críticas não são publicadas em vão. :D
    Ainda bem que gostaste, o filme é poderosíssimo, um dos mais marcantes que já vi, com efeito "murro no estômago"!

    ResponderEliminar