terça-feira, 15 de setembro de 2009

Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, por Tiago Ramos



Título original: Mujeres al borde de um ataque de nervios (1988)
Realização: Pedro Almodóvar
Argumento: Pedro Almodóvar
Elenco: Carmen Maura, Antonio Banderas, Julieta Serrano, María Barranco, Rossy de Palma, Kiti Manver e Fernando Guillén

Em Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos, o cineasta espanhol tem uma das suas maiores aproximações de sempre ao universo das mulheres, ao qual sempre revelou ser fascinado. Este foi um dos grandes pontos de partida para aquilo que o realizador havia de acabar por se tornar, com os toques almodovarianos a que já nos habituámos nas suas obras mais recentes.



Carregado de peculiaridades invulgares, o filme explora o universo feminino de modo contundente e sensível, com uma pitada de diversão, la movida, mas também de melodrama. Ainda hoje, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos é um dos maiores sucessos de bilheteira e de crítica de Pedro Almodóvar, com direito a nomeações ao Óscar, BAFTA e Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro e com diversos prémios Goya arrecadados, entre outros.

O filme serve como objecto de crítica da la movida espanhola - após a libertação da ditadura franquista - e dos costumes e moral da classe média. Esse olhar crítico de Pedro Almodóvar evidencia-se em todos os seus filmes, ressaltando à vista as influências e passado do cineasta. É também um dos filmes mais americanos do realizador e argumentista, com uma evidente semelhança às comédias e musicais de Hollywood, em meio ao melodrama espanhol. É feita também uma clara homenagem a Hitchcock e às mulheres exuberantes e alegóricas. É o apogeu de um universo imperfeito, mas delicioso. É a exibição dos actores-fetiche do cineasta, com excelentes desempenhos de Carmen Maura (e os seus colapsos nervosos) e Antonio Banderas (muito melhor nesta fase anterior a Hollywood).



Tecnicamente, os recursos habituais estão aqui todos. As cores garridas e saturadas, as mulheres quase loucas, muito fortes e muito fracas (simultaneamente), os enredos pouco usuais e sobretudo irreverentes. A estética pop predomina, complementada com uma banda sonora rica da autoria de Bernardo Bonezzi, que já havia colaborado com Almodóvar em Laberinto de pasiones (1982), ¿Qué he hecho yo para merecer esto!! (1984) e Matador (1986).



Contudo e apesar de toda a riqueza visual e argumentativa, Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos não é o melhor filme do realizador, fazendo-se denotar todo o excesso e exagero que às vezes diminui as obras de Pedro Almodóvar.

Classificação:





2 comentários:

  1. Não é o melhor de Almodóvar, mas é completamente ALmodóvar ;) Esperava mais.

    Cumps.
    Roberto Simões
    CINEROAD - A Estrada do Cinema

    ResponderEliminar
  2. Roberto F. A. Simões,
    Concordo contigo. É muito identificador daquilo que é Pedro Almodóvar, mas ficou aquém das minhas expectativas.

    ResponderEliminar