quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Outubro & Lars von Trier



Outubro vamos visitar um mundo académico, frio e chocante. Com a estreia de Antichrist a 22 de Outubro, os blogues Split Screen, seeSAWseen, CINEROAD e Flavio's World dedicarão o mês ao polémico realizador Lars von Trier.

Aproveitaremos esta iniciativa conjunta para recordar a filmografia do realizador dinamarquês, com recurso a críticas, artigos e homenagens. De momento já temos algumas críticas disponíveis:

CINEROAD - A Estrada do Cinema

Flavio's World
Tem ainda oportunidade de, ao longo de todo este mês, participar no inquérito que se encontra na barra lateral direita do blogue "Para si, qual é o melhor filme de Lars von Trier?". No final do mês poderá consultar uma tabela com as classificações atribuídas aos filmes do realizador que foram visionados.

Em Outubro, prepare-se para uma viagem polémica! Fique ligado.

2 comentários:

  1. "Dancer In The Dark" é para mim o melhor filme musical de sempre. Onde as canções fluem perfeitamente na sua condição de alienação da realidade dura da personagem Bjork. E depois no final temos a derradeira canção dela, já em plena realidade do filme e não a da alienação... poderosíssima.

    "Dogville" é um dos mais originais filmes e daqueles que sabe cruzar com mestria cinema e teatro, sob uma história que parece estar a ser contada de um livro. Adorei-o no cinema quando saiu. Já a sequela "Manderlay" fui assistindo pelo TVCine e não conseguiu me pegar tanto.
    A maior ironia deste filme quando o vi no cinema foi que a certa altura parece que estamos numa sala de teatro: há enquadramentos que pareciam ser filmados da cadeira onde estava. Deu-me o efeito de estar a ver um palco de teatro através da tela de cinema. E depois o tipode iluminação escura do filme ajuda imenso nas sensações que produz a quem vê.

    São ambos filmes maravilhosos e muito originais.

    ResponderEliminar
  2. ArmPauloFerreira,
    Da filmografia do realizador ainda só vi o Dancer in the Dark e concordo perfeitamente com a tua opinião. Em breve publicarei a crítica.
    Quanto aos outros ainda não vi, mas estou curioso. Ainda mais com a chegada eminente de Antichrist aos cinemas que tanta polémica provocou.

    ResponderEliminar