domingo, 1 de novembro de 2009

Cadillac Records, por Carlos Antunes

http://www.crankycritic.com/archive08/posters/cadillac_records.jpg

Título original:
Cadillac Records
Realização: Darnell Martin
Argumento: Darnell Martin
Elenco:
Adrien Brody, Jeffrey Wright, Emmanuelle Chriqui, Mos Def e Eamonn Walker
Editora: Sony Pictures

Cadillac Records é sobre a música, sobre a paixão declarada de alguma da melhor música criada no século XX.
E isso nota-se, é um deleite seguir o percurso desta música e dos seus protagonistas, pela forma como as suas personalidades se expressam na música e como a música se repercute nas suas acções.

http://blog.mlive.com/movies_impact/2008/12/large_cadillac.jpg

Claro que, por acréscimo, esta música fala da Era em que foi feita, da conturbação social e racial, dos vicíos fáceis que se apresentavam aos músicos, do sentido de família com que todos tinham de viver e das relações mais ou menos conturbadas que se geraram entre vários egos e várias paixões.
Mas não são momentos feitos para justificarem a música que se apresenta, são antes momentos que poderíamos intuir daquela música, uma música que nos conta algumas das histórias que depois vemos.

http://www.salon.com/entertainment/movies/review/2008/12/05/cadillac_records/story.jpg

Darnell Martin, apesar de ter apenas experiência televisiva, tem uma sensibilidade que é quase perfeita.
É certo que é o seu material e que, por isso, ninguém saberia melhor como o tratar.
Mas a sua inteligência cinematográfica é impecável. Ele sabe perfeitamente como dosear cada necessidade do filme, como controlar as cenas e os seus actores até ao mínimo detalhe.

http://static.guim.co.uk/sys-images/Film/Pix/pictures/2009/1/19/1232366826460/Cadillac-Records-001.jpg

Claro que o excelente elenco ajuda.
Há muitos nomes que se distinguem, sobretudo Adrien Brody e Jeffrey Wright - que faz um Muddy Waters impecável.
Mas, pessoalmente, é Eamonn Walker que mais fica na memória, com o seu Howlin' Wolf, uma personagem secundária mas com uma personalidade extraordinária e uma voz absolutamente inesquecível.

http://images.allmoviephoto.com/2008_Cadillac_Records/2008_cadillac_records_020.jpg

Cadillac Records é um dos grandes biopics musicais dos últimos anos, sem rival na qualidade e variedade da música apresentada.
Infelizmente não chegou às salas, mas a boa edição em DVD compensa essa falha, até porque seria uma pena privar os portugueses desta bela memória da música dos anos 1950 e deste belo filme.



http://moviesmedia.ign.com/movies/image/article/922/922322/cadillac-records-20081021031044673_640w.jpg


Extras

Comentário do realizador - É um autor a confessar-se, a falar sobre tudo aquilo que o filme que gerou é capaz, a analisar contra si próprio as suas opções e qualidades. Muito interessante.

Cenas eliminadas - Apesar da falta de contexto, são úteis e pode-se fazer uma interessante leitura das opções de montagem.

Playing Chess: The making of Cadillac Records - Longo e rico making of, repleto de informações e testemunhos bem equilibrados e interessados em discutir o filme e a música, não apenas em promover o filme.

Once upon a Blues: Cadillac Records by design - Extenso documentário sobre as complexas opções de design, dos tecidos aos padrões de fundo. Um trabalho riquíssimo que serviu a veracidade do filme, embora seja um trabalho quase invisível.



http://itpworld.files.wordpress.com/2009/02/cadillac_records_8.jpg

1 comentário: