quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Outubro & Lars von Trier: O quadro-síntese

Pudesse o tempo ser comprado e seria tudo às vezes bem mais simples. Acrescentar algumas horas ao dia ou dias à semana ou semanas ao mês e conseguiríamos fazer tudo aquilo que havíamos pensado. Chegou ao fim a iniciativa Outubro & Lars von Trier, que este mês ficou remetida apenas a três espaços (ao contrário do inicialmente previsto): Split Screen, CINEROAD e Flavio's World. Foi um mês inteiramente dedicado ao realizador dinamarquês, onde se viram menos obras que o esperado (apenas seis críticas a dois filmes foram publicadas). Não foi um mês negativo. Foi um mês mais pequeno, porque afinal o tempo não chega para tudo.
Segue abaixo o quadro das classificações das obras de Lars von Trier, como habitual:



No decorrer dos próximos dias, serão ainda publicadas neste blogue as seguintes críticas: Epidemic (1987), Medea (1988), Manderlay (2005) e Antichrist (2009).

O Split Screen recebeu 48 votos no inquérito "Para si, qual é o melhor filme de Lars von Trier?".

De tal votação, Dogville (2003) sagrou-se vencedor, recolhendo 43% das preferências dos nossos leitores. Nos European Film Awards, o filme conseguiu o galardão de Melhor Fotografia e Melhor Realizador.

Em segundo lugar, com 22% dos votos ficou o musical avant-garde Dancer in the Dark (2000), protagonizado por Björk e nomeado para o Óscar de Melhor Canção Original. No Festival de Cannes, arrebatou a Palma de Ouro e o Prémio de Melhor Actriz.

Por fim, os nossos leitores elegeram o recente e polémico Antichrist (2009) como o seu terceiro filme preferido do realizador, com 14% das opiniões. A actriz Charlotte Gainsbourg venceu o prémio de Melhor Actriz no Festival de Cannes, pelo seu desempenho no filme.

Obrigado a todos pela participação!

3 comentários:

  1. Já viste o Antichrist????

    E então?!

    Dá aí uma opinião breve :P

    ResponderEliminar
  2. Jackie Brown,
    As tabelas de classificação são iguais nos outros dois blogues. :P
    E pela classificação poderás ver o quanto gostei. A opinião virá brevemente. ;)

    ResponderEliminar
  3. Jackie Brown,
    As tabelas de classificação são iguais nos outros dois blogues. :P
    E pela classificação poderás ver o quanto gostei. A opinião virá brevemente. ;)

    ResponderEliminar