segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Fantasporto 2010: Novidades (IV)

O Split Screen apresenta mais sugestões para o Fantasporto 2010, um dos mais importantes festivais internacionais de cinema fantástico:


Valhalla Rising (2009), de Nicolas Winding Refn

Valhalla Rising já passou este ano pelos festivais de Veneza, Londres e Toronto. O dinamarquês Nicolas Winding Refn, autor da trilogia Pusher, traz-nos um pouco mais da cultura viking. O filme é a história de One-Eye, um prisioneiro extremamente forte que consegue fugir dos seus raptores num barco viking, mas acaba perdido numa ilha estranha. Um ambiente naturalista, uma atmosfera pesada e um universo fantástico é o que Valhalla Rising promete.



Guilt (2009), de Vassilis Mazomenos

Uma co-produção entre a Grécia e o Chipre, Guilt passeia pelas memórias de um antigo traficante de armas às portas da morte. O espectador vê-se no meio dos seus pesadelos e sentimento de culpa durante um período crucial da história do Chipre (a ocupação britânica, a sua independência e a invasão turca). Guilt fez parte do cartaz do Montreal Film Festival, entre outros.



Natural City (2003), de Byung-chun Min

Não só de novidades vive o Fantasporto. Nas retrospectivas e sob a temática da robótica, o sul-coreano Natural City voltará a ser exibido, depois de ter ganho o prémio de Melhores Efeitos Visuais no Fantasporto 2005 e que foi recentemente divulgado em DVD numa comemoração dos 30 anos do festival. Apelidado de Blade Runner oriental, o filme passa-se no ano 2080, após um grande desenvolvimento tecnológico na engenharia genética. Os cientistas criaram um chip que modifica o DNA humano, nascendo assim os Combiners.



Death of the Virgin (2009), de Joseph Tito

Do italiano Joseph Tito chega mais um horror movie baseado numa história real passada em Caravaggio, baseada na aparição da Virgem Maria em 1432 e na extraordinária pintura de Michelangelo Merisi. O filme conta a história de uma jovem canadiana que faz uma viagem espiritual, mas acaba torturada por fantasmas e a ter visões de misteriosos assassinatos relacionados com a pintura de Caravaggio.



Fish Tank (2009), de Andrea Arnold

Um dos filmes mais aguardados no certame, Fish Tank estreou este ano no Festival de Cannes, onde acabou por vencer o Prémio do Júri. Com oito nomeações aos British Independent Film Awards, o filme prima pelos aclamados desempenhos de Katie Jarvis e Michael Fassbender bem como o argumento de Andrea Arnold. Fish Tank aborda o descontrolo emocional de uma adolescente.



Brevemente seguir-se-ão mais filmes previstos para o Fantasporto 2010.

3 comentários: