sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Fantasporto 2010: Novidades (I)



Um dos mais importantes festivais de cinema em Portugal e aquele com maior projecção internacional está prestes a começar. O Fantasporto 2010 comemora o seu 30.º aniversário naquela que promete ser uma edição memorável, de 26 de Fevereiro a 06 Março de 2010. O Split Screen pretende este ano cobrir o festival de uma forma exaustiva, dependendo também dos seus compromissos profissionais, mas pretendemos assistir a mais sessões e até conferências de imprensa. Novidades a esse respeito chegarão em breve!

ROBÓTICA
O Fantasporto 2010 terá como tema a Robótica ou não fosse Portugal um dos países mais prestigiados nessa área. Será exibido um mini-ciclo de cinema sobre o assunto, com inclusão de diversos filmes técnicos, debates com presença de importantes personalidades do mundo científico nacional e internacional, workshops e demonstrações. O espanhol David Martí (Óscar de Melhor Caracterização por El laberinto del fauno (2006)) e Colin Arthur estarão presentes no festival de forma a revelarem importantes e inovadoras técnicas de maquilhagem e efeitos especiais.

CINEMA FRANCÊS
Será ainda organizada uma panorâmica de filmes sobre Cinema Francês, passando por diversas áreas cinematográficas: conto de fadas, ficção científica, surrealismo, nouvelle vague e cinema de animação.

RETROSPECTIVA GALVÃO TELES
Esta edição homenageará o cineasta português Luís Galvão Teles, cuja selecção de filmes será organizada pelo próprio. Do seu currículo destacam-se A Confederação: O Povo É Que Faz a História (1978), Elles (1997) e o recente Dot.com (2007).

Mais informações poderão ser consultadas no blogue do organizador do Fantasporto, Mário Dorminsky. As novidades sobre o Fantasporto 2010 seguir-se-ão brevemente, com alguns dos filmes anunciados para a programação. Não percam!


Sem comentários:

Enviar um comentário