quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

LOST countdown [dia 6] – Preto vs. Branco

LOST é uma série cheia de temas recorrentes. Desde os números que se repetem sem fim às imagens em grande plano dos olhos de personagens, passando pelos problemas emocionais envolvendo os pais dos protagonistas, a repetição é algo que nos embala ao longo desta jornada, como que uma constante feita para nos manter ligados aos principais temas da série.

A dualidade preto/branco é introduzida na série logo no episódio piloto, numa cena emblemática em que John Locke explica ao Walt as regras do jogo de Gamão. Segundo Locke, tudo se resume a isto: dois jogadores, dois lados, um é bom e o outro é mau.

Ao longo de toda a série, no entanto, os personagens foram-nos mostrados em tonalidades de cinzento. É difícil dizer que o personagem A ou B é bom ou mau, quando vários lados da sua humanidade nos são apresentados. Neste jogo de Gamão, os jogadores dividem-se entre as peças pretas e as peças brancas, nunca ficando claro qual dos lados será o bom – e terá de haver um lado bom?

Quando a Kate e o Jack descobrem dois corpos nas cavernas, apercebem-se que não foram os primeiros a pôr os pés na Ilha e dão-lhes o apelido de "Adão e Eva". Juntamente com estes corpos, encontravam-se duas pequenas pedras: uma branca e uma preta. Qual a importância destes corpos, o simbolismo destas pedras, são mistérios que permanecem por resolver. Haverá aqui uma dicotomia entre o bem e o mal, ou uma representação do equilíbrio?

O monstro da ilha é-nos apresentado como uma criatura de fumo negro. No entanto, o Locke descreveu o seu primeiro encontro com a criatura como olhar para o coração da Ilha e ver algo belo. Terá visto mesmo o Black Smoke, ou terá este assumido uma forma diferente?

Será relevante que o Christian Shephard tenha chegado à ilha com uns ténis brancos...

...mas o John Locke regressou com uns sapatos pretos?

A imagem mais antiga da ilha mostra-nos o Jacob, vestido de branco, lado a lado com o seu adversário, vestido de preto. Jacob, acreditando na humanidade, trouxe mais um grupo de pessoas para a ilha. O seu adversário, no entanto, acredita que será inútil e este grupo só trará destruição. Por outro lado, é o adversário que se serve dos humanos para atingir o objectivo de acabar com o Jacob... haverá um bom e um mau nesta história?

Para concluir, deixo-vos com um fan-made trailer para a sexta temporada de LOST, que explora de uma forma bastante inteligente esta temática.


3 comentários:

  1. Mesmo muito porreiro, o vídeo. Excelentes ligações que nunca me tinha apercebido.

    ResponderEliminar
  2. É espectacular voltar à primeira temporada e ver o círculo fechar-se :)

    ResponderEliminar
  3. Bom post. Estes simbolismos também me costumam passar ao lado, mas enriquecem bastante a série.

    ResponderEliminar