quinta-feira, 4 de março de 2010

Fantasporto 2010: Dia 10 - Breves considerações

Ao décimo dia de festival, incluindo o período pré-Fantas, o ritmo trabalho-casa-Fantasporto começa a ser quase alucinante, pelo que o nosso destaque vai apenas para um dos grandes filmes do dia: Fish Tank.

Fish Tank


Andrea Arnold, surpreendeu quando em 2003 se tornou vencedora do Óscar pela curta-metragem Wasp. Agora chega-nos com Fish Tank, um surpreendentemente realista drama urbano, vencedor do Prémio do Júri do Festival de Cannes (curiosamente, dividido a meias com Thirst, também exibido no Fantasporto) e do BAFTA para Melhor Filme Britânico. O filme é simples, mas extremamente forte na sua mensagem, acabando por demonstrar que para um filme ser poderoso não precisa de ser teatralmente dramático. A dinâmica do filme é fantástica, cruzando momentos dramaticamente divertidos, com cenas mais introspectivas, mas nunca maçando o espectador e muito menos tornando-se panfletário. Porque a mensagem está lá. Facilmente nos apercebemos do que quer dizer, mas nunca nos é atirado à cara e isso é produto deste realismo britânico tão interessante nos últimos anos. Destaque para a interpretação fabulosa da estreante Katie Jarvis e do grande Michael Fassbender.

3 comentários:

  1. Pois... ultimamente tem sido "hmm, durmo ou vou ao Fantas? Vou ao Fantas, claro"

    ResponderEliminar
  2. Ontem também fui ao Fantas e o filme é de facto excelente, com grande destaque para as interpretações de Katie Jarvis e de Michael Fassbender!

    Cumprimentos

    http://avidaemcenas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Já esperava algo muito bom, mas conseguiu surpreender-me à mesma. Grandes desempenhos mesmo!

    ResponderEliminar