segunda-feira, 8 de março de 2010

Fantasporto 2010: Dia 13 (Sessão de Encerramento) - Breves considerações

Último dia oficial de Fantasporto e a aguardada ante-estreia de The Crazies. Mas antes disso, o dia teve ainda direito ao primeiro encontro de bloggers e onde (re)vimos as caras por detrás dos blogues. Uma excelente fim de tarde numa animada conversa. Os bloggers tiveram ainda direito a atribuir os seus próprios prémios do Fantasporto 2010.

1.º Encontro de Bloggers


A ideia surgiu através do Nuno Reis (Antestreia) e foi rapidamente apoiada por todos: um primeiro encontro de blogues de cinema onde se pudesse debater o fenómeno da blogosfera, partilharmos experiências e estratégias futuras. Foi uma conversa animada, com a presença de 15 blogues diferentes e mais de 20 pessoas, incluindo bloggers e apenas leitores. Brevemente teremos mais novidades sobre o assunto, mas contem com iniciativas destas, muito mais frequentemente! Não esquecer ainda os nosso prémios: Air Doll, de Hirokazu Koreeda venceu como o Melhor Filme do Fantasporto 2010, na opinião dos bloggers, com média de 8,625. Heartless, de Philip Ridley recebeu uma menção especial, com média de 8,5 (numa escala de 1 a 10). Toute ma vie foi considerada a Melhor Curta-Metragem, com média de 7.7. Pormenores podem ser consultados aqui e aqui.

Sessão de Encerramento
Os 30 anos de Fantasporto foram mais que uma homenagem ao próprio festival ou ao cinema. A homenagem e a festa estendeu-se a outras áreas como a música (Rui Veloso que faz 30 anos de carreira), teatro (Júlio Cardoso, com a atribuição de um prémio Carreira), artes plásticas (a pintora russa Ludmila, que exibiu a exposição Metamorfoses durante o Festival) e claro, o cinema, neste caso português (Luís Galvão Teles, com um comovente discurso). O que mais se ouviu durante a noite foram, obviamente, pedidos de auxílio e de apoios estatais para o Fantasporto, mas este ano acabou por se evitar o exagero de anos passados e a cerimónia foi de facto mais curta. Segundo dados oficiais, este ano foi aquele que percentualmente teve mais público, com uma ocupação entre 87 e 92% por cento e com mais de 42 mil espectadores. Muito deste marco foi propiciado pela qualidade da programação que se revelou também na escolha de filmes mais comerciais e mainstream, que possibilitaram muitas noites de lotação esgotada.

The Crazies


Depois de um Sahara menos bem sucedido, Breck Eisner traz-nos uma homenagem a George A. Romero. Mesmo que previsível em grande parte da sua história e cheia de clichés, a verdade é que conseguimos sentir verdadeiros momentos de tensão (alguns deles capazes de nos fazerem saltar) e algumas cenas mais arrepiantes. Com alguns momentos também eles divertidos, mas simultaneamente tensos, The Crazies cumpre assim o seu verdadeiro objectivo de entretenimento. Capta a atenção, diverte, assusta, entretém. Está longe de ser espectacular, mas é agradável.

2 comentários:

  1. Três links para o Antestreia no mesmo artigo? Acho melhor construir um posto alfandegário para controlar todo o movimento :p

    ResponderEliminar
  2. Com um senhor moderador/organizador como tu, são merecidos! :D

    ResponderEliminar