Uma noite que acabou por revelar mais surpresas do que aquilo que se esperava. The Hurt Locker foi o vencedor da noite, arrecadando um total de seis prémios. Avatar ficou logo atrás contabilizando três prémios. Ainda destaque merecido para Up, Precious e Crazy Heart, vencedores em duas categorias cada. Já Inglourious Basterds foi um dos grandes derrotados da noite, conseguindo apenas um prémio dos seis para os quais estava nomeado.
El Secreto de Sus Ojos ganhou o prémio de melhor filme estrangeiro contra todas as expectativas, que recaíam sobre The White Ribbon ou Un Prophète. Esta terá sido provavelmente a maior revelação da noite, embora o facto de Precious ter vencido na categoria de Melhor Argumento Adaptado não fosse também previsível (Up in the Air era o forte candidato ao Óscar nesta categoria).
Melhor Filme
Melhor Argumento Adaptado
Melhor Actor
Melhor Actriz
Melhor Filme Estrangeiro
Curta-metragem de Animação
Canção Original
Documentário
Montagem
Direcção Artística
- The Hurt Locker
- Precious: Based on the Novel "Push" by Sapphire - Geoffrey Fletcher
Melhor Argumento Original
- The Hurt Locker - Mark Boal
- Jeff Bridges em Crazy Heart
Melhor Actor Secundário
- Christoph Waltz em Inglourious Basterds
Melhor Actriz
- Sandra Bullock em The Blind Side
Melhor Actriz Secundária
- Mo’Nique em Precious: Based on the Novel ‘Push’ by Sapphire
- El Secreto de Sus Ojos (Argentina)
Melhor Filme de Animação
- Up - Pete Docter
- Logorama - Nicolas Schmerkin
Melhor Curta-Metragem
- The New Tenants - Joachim Back e Tivi Magnusson
Melhor Realizador
- Kathryn Bigelow por The Hurt Locker
- The Weary Kind de Crazy Heart - Ryan Bingham e T Bone Burnett
- The Cove - Louie Psihoyos e Fisher Stevens
Documentário: Curta-metragem
- Music by Prudence - Roger Ross Williams e Elinor Burkett
- The Hurt Locker - Bob Murawski e Chris Innis
- Avatar - Rick Carter, Robert Stromberg e Kim Sinclair
Fotografia
- Avatar - Mauro Flore
Melhor Guarda-Roupa
- The Young Victoria - Sandy Powell
Maquilhagem
- Star Trek - Barney Burman, Mindy Hall e Joel Harlow
Banda Sonora
- Up - Michael Giacchino
Edição de Som
- The Hurt Locker - Paul N. J. Ottosson
Mistura de Som
- The Hurt Locker - Paul N. J. Ottosson e Ray Beckett
Efeitos Visuais
- Avatar - Joe Letteri, Stephen Rosenbaum, Richard Baneham e Andrew R Jones
Olá!
ResponderEliminarComo é possível o Óscar de Melhor Argumento Original não ter vindo para Inglorious Basterds?! O de Melhor Filme, apesar de Inglorious Basterds ser o meu favorito e para mim um merecido vencedor, poderia ser algo discutível, mas Melhor Argumento Original?!!!
Foi a grande injustiça da noite para mim!
As minhas reacções aos Óscares em: http://avidaemcenas.blogspot.com
Efectivamente foi uma das maiores surpresas da noite. Ainda não vi The Hurt Locker, pelo que não posso tecer opiniões, mas Quentin Tarantino merecia ganhar!
ResponderEliminarFoi a piada da noite, de facto. Enfim, academia ao seu nível.
ResponderEliminarA Academia não gosta do Tarantino, nem nunca há-de gostar aparentemente... Por mim também teria ganho o Inglourious Basterds, mas já estava à espera que ganhasse o The Hurt Locker.
ResponderEliminarProvavelmente foste das poucas que estava à espera.
ResponderEliminarPrimeiro que tudo, é preciso começar a compreender que os Oscares são votados por pessoas que reagem subjectivamente a cada filme, além de serem influenciadas por muitos outros factores externos.
ResponderEliminarRebelar-se contra os Oscares é um passatempo muito divertido, como o é com o Nobel da Literatura, mas ao fim e ao cabo, todos os prémios dependem de diversos factores que parece que o público recusa tentar compreender.
Agora, na minha opinião pessoal, o argumento de Inglourious Basterds é original, muito original mesmo, mas com lacunas graves.
Eu sou um fã confesso de The Hurt Locker, mas admito perfeitamente que Inglourious Basterds pudesse ter ganho por um certo arrojo, mas continuo a dizer que Inglourious Basterds é um filme interessante mas partido em 2 que perdeu o sentido para o motivo que lhe deu origem.
Os bastardos não fazem falta nenhuma a um filme sobre o poder do cinema.
Mas aí entrávamos numa outra discussão, a do extremismo dos fãs Tarantinescos que não admitem que se apontem falhas ao "génio".
Tal como o extremismo daqueles que se revoltam com a Academia por não premiar os filmes que consideram os melhores...
Sempre é melhor The Hurt Locker que Avatar!
ResponderEliminarOs Sacanas....pelo menos o argumento!
Previsibilidade e descontentamento...
Abraço
Cinema as my World
No que toca a mim, não deixo de notar os defeitos dos trabalhos de Tarantino. (Eu por exemplo fui muito criticado pela minha opinião sobre Pulp Fiction). Mas Inglourious Basterds merecia o Óscar, na minha opinião. Não é que a sobriedade e intensidade do argumento de The Hurt Locker não merecesse ser premiado. Mas é uma questão de gosto pessoal.
ResponderEliminarSendo os últimos prémios do ano, é sempre natural esta previsibilidade.
ResponderEliminarEsta edição dos Óscars revelou-se um espectáculo monótono. Alec Baldwin foi um erro de casting como apresentador. Hugh Jackman, no outro ano, foi rei.
ResponderEliminarO ano passado primou pelo carisma de Hugh Jackman e pelo espectáculo musical inicial. E talvez pela originalidade, a partir daí entra sempre numa tendência repetitiva.
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