segunda-feira, 8 de março de 2010

Os vencedores dos Óscares 2010


Uma noite que acabou por revelar mais surpresas do que aquilo que se esperava. The Hurt Locker foi o vencedor da noite, arrecadando um total de seis prémios. Avatar ficou logo atrás contabilizando três prémios. Ainda destaque merecido para Up, Precious e Crazy Heart, vencedores em duas categorias cada. Já Inglourious Basterds foi um dos grandes derrotados da noite, conseguindo apenas um prémio dos seis para os quais estava nomeado.

El Secreto de Sus Ojos ganhou o prémio de melhor filme estrangeiro contra todas as expectativas, que recaíam sobre The White Ribbon ou Un Prophète. Esta terá sido provavelmente a maior revelação da noite, embora o facto de Precious ter vencido na categoria de Melhor Argumento Adaptado não fosse também previsível (Up in the Air era o forte candidato ao Óscar nesta categoria).

Melhor Filme
  • The Hurt Locker

Melhor Argumento Adaptado
  • Precious: Based on the Novel "Push" by Sapphire - Geoffrey Fletcher

Melhor Argumento Original
  • The Hurt Locker - Mark Boal

Melhor Actor
  • Jeff Bridges em Crazy Heart

Melhor Actor Secundário
  • Christoph Waltz em Inglourious Basterds

Melhor Actriz
  • Sandra Bullock em The Blind Side

Melhor Actriz Secundária
  • Mo’Nique em Precious: Based on the Novel ‘Push’ by Sapphire

Melhor Filme Estrangeiro
  • El Secreto de Sus Ojos (Argentina)

Melhor Filme de Animação
  • Up - Pete Docter

Curta-metragem de Animação
  • Logorama - Nicolas Schmerkin

Melhor Curta-Metragem
  • The New Tenants - Joachim Back e Tivi Magnusson

Melhor Realizador
  • Kathryn Bigelow por The Hurt Locker

Canção Original
  • The Weary Kind de Crazy Heart - Ryan Bingham e T Bone Burnett

Documentário
  • The Cove - Louie Psihoyos e Fisher Stevens

Documentário: Curta-metragem
  • Music by Prudence - Roger Ross Williams e Elinor Burkett

Montagem
  • The Hurt Locker - Bob Murawski e Chris Innis

Direcção Artística
  • Avatar - Rick Carter, Robert Stromberg e Kim Sinclair

Fotografia
  • Avatar - Mauro Flore

Melhor Guarda-Roupa
  • The Young Victoria - Sandy Powell

Maquilhagem
  • Star Trek - Barney Burman, Mindy Hall e Joel Harlow

Banda Sonora
  • Up - Michael Giacchino

Edição de Som
  • The Hurt Locker - Paul N. J. Ottosson

Mistura de Som
  • The Hurt Locker - Paul N. J. Ottosson e Ray Beckett

Efeitos Visuais
  • Avatar - Joe Letteri, Stephen Rosenbaum, Richard Baneham e Andrew R Jones

11 comentários:

  1. Olá!

    Como é possível o Óscar de Melhor Argumento Original não ter vindo para Inglorious Basterds?! O de Melhor Filme, apesar de Inglorious Basterds ser o meu favorito e para mim um merecido vencedor, poderia ser algo discutível, mas Melhor Argumento Original?!!!
    Foi a grande injustiça da noite para mim!

    As minhas reacções aos Óscares em: http://avidaemcenas.blogspot.com

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  2. Efectivamente foi uma das maiores surpresas da noite. Ainda não vi The Hurt Locker, pelo que não posso tecer opiniões, mas Quentin Tarantino merecia ganhar!

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  3. Foi a piada da noite, de facto. Enfim, academia ao seu nível.

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  4. A Academia não gosta do Tarantino, nem nunca há-de gostar aparentemente... Por mim também teria ganho o Inglourious Basterds, mas já estava à espera que ganhasse o The Hurt Locker.

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  5. Provavelmente foste das poucas que estava à espera.

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  6. Primeiro que tudo, é preciso começar a compreender que os Oscares são votados por pessoas que reagem subjectivamente a cada filme, além de serem influenciadas por muitos outros factores externos.
    Rebelar-se contra os Oscares é um passatempo muito divertido, como o é com o Nobel da Literatura, mas ao fim e ao cabo, todos os prémios dependem de diversos factores que parece que o público recusa tentar compreender.

    Agora, na minha opinião pessoal, o argumento de Inglourious Basterds é original, muito original mesmo, mas com lacunas graves.
    Eu sou um fã confesso de The Hurt Locker, mas admito perfeitamente que Inglourious Basterds pudesse ter ganho por um certo arrojo, mas continuo a dizer que Inglourious Basterds é um filme interessante mas partido em 2 que perdeu o sentido para o motivo que lhe deu origem.
    Os bastardos não fazem falta nenhuma a um filme sobre o poder do cinema.

    Mas aí entrávamos numa outra discussão, a do extremismo dos fãs Tarantinescos que não admitem que se apontem falhas ao "génio".
    Tal como o extremismo daqueles que se revoltam com a Academia por não premiar os filmes que consideram os melhores...

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  7. Sempre é melhor The Hurt Locker que Avatar!

    Os Sacanas....pelo menos o argumento!

    Previsibilidade e descontentamento...

    Abraço
    Cinema as my World

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  8. No que toca a mim, não deixo de notar os defeitos dos trabalhos de Tarantino. (Eu por exemplo fui muito criticado pela minha opinião sobre Pulp Fiction). Mas Inglourious Basterds merecia o Óscar, na minha opinião. Não é que a sobriedade e intensidade do argumento de The Hurt Locker não merecesse ser premiado. Mas é uma questão de gosto pessoal.

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  9. Sendo os últimos prémios do ano, é sempre natural esta previsibilidade.

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  10. Esta edição dos Óscars revelou-se um espectáculo monótono. Alec Baldwin foi um erro de casting como apresentador. Hugh Jackman, no outro ano, foi rei.

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  11. O ano passado primou pelo carisma de Hugh Jackman e pelo espectáculo musical inicial. E talvez pela originalidade, a partir daí entra sempre numa tendência repetitiva.

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