segunda-feira, 10 de maio de 2010

Humpday - Deu para o Torto, por Tiago Ramos



Título original: Humpday (2009)
Realização: Lynn Shelton
Argumento: Lynn Shelton
Elenco: Mark Duplass, Alycia Delmore, Joshua Leonard e Lynn Shelton

Lynn Shelton surpreendeu os Independent Spirit Awards em 2008 com My Effortless Brilliance (2008), com o prémio Someone to Watch. O seu espírito independente levou-a no ano seguinte a produzir, escrever, realizar Humpday (onde até chega a contracenar com o restante elenco) e conseguiu mais uma vez surpreender no mundo do cinema independente, acabando por ganhar o prémio John Cassavetes no mesmo festival e também o Prémio Especial do Júri no Festival de Sundance.



Humpday - Deu para o Torto chegou a Portugal no Festival IndieLisboa 2010 e na semana seguinte estreia nos cinemas portugueses, mas prevê-se indiferença por parte do público. Isto porque na verdade - e atentando até no poster nacional - poderá haver uma confusão em associá-lo a uma comédia tipicamente americana e tal não estaria mais longe da verdade.

Na verdade, Humpday é um filme agradável e leve, sem pretensões a grande comicidade, mas sim um misto de comédia dramática, com a intenção de quebrar tabus. O que está em causa neste argumento de Lynn Shelton são os limites da amizade, mas acima de tudo, está uns pontos acima do buddy movie. Um filme sobre a nossa própria identidade, sobre a comunicação e relações interpessoais. É um filme sobre a curiosidade reprimida (atente-se no hilariante diálogo entre os dois amigos que envolve uma visita a um clube de vídeo), mas não assume um tom panfletário em nenhuma altura, deixando isso para a percepção do espectador.



Na verdade, Lynn Shelton consegue - mais uma vez - fazer daquilo que não é (nem nunca pretenderá ser) um grande filme, um motivo para a discussão despudorada. E se numa relação não existir espaço para crescermos e para nos questionarmos? As dúvidas crescem em qualquer momento e a melhor forma de descobrirmos o que somos, é testarmos a nossa identidade. Partindo deste ponto de partida, Humpday resulta como uma comédia que facilmente parte para a reflexão.

A dupla de protagonistas nem sempre é fantástica, porém. Mas consegue manter o ambiente original e arrojado do filme, bem complementado pelo desempenho de Alycia Delmore. Mas sobretudo essas prestações soam a sinceridade. Os diálogos são genuínos, daí se explique que a dada altura o tom do filme se arraste. Por vezes, na dúvida, fica também a escolha da handycam para a realização do filme. Teria de ser feito para soar mais a cinema independente? Para parecer mais verdadeiro? A verdade é que, a determinada altura, soa a algo forçado.



De qualquer forma, Humpday - Deu para o Torto é um filme agradável. Encara a homofobia bem de frente e toma como naturais as dúvidas da identidade pessoal. O facto de ser precisamente anti-tabus e genuinamente independente, já lhe permite ganhar uns pontos.

Classificação:

1 comentário: