sábado, 29 de maio de 2010

O Segredo dos Seus Olhos, por Tiago Ramos



Título original: El secreto de sus ojos (2009)
Realização: Juan José Campanella
Argumento:
Juan José Campanella e Eduardo Sacheri
Elenco: Soledad Villamil, Ricardo Darín, Carla Quevedo, Pablo Rago, Javier Godino e Guillermo Francella

Se no início do ano já tivesse estreado em Portugal, o filme argentino vencedor do Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, a reacção teria sido diferente. Num ano em que competia, entre outros, com filmes como Um Profeta ou O Laço Branco, o sentimento de desconforto quando o vencedor foi anunciado foi grande. Agora que finalmente O Segredo dos Seus Olhos estreou no nosso país, compreendemos o porquê do seu prémio.



Juan José Campanella não é propriamente desconhecido da Academia e do movimentado meio de Hollywood. O seu ambicioso e bem-disposto O Filho da Noiva foi nomeado para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2002 e realizou alguns episódios de séries como Law & Order e Dr. House. E esse factor simpatia que inspira ajudou em grande parte ao seu sucesso junto da Academia. Entre cinema de autor e cinema de Hollywood, obviamente que a Academia optou pelo segundo. Mas O Segredo dos Seus Olhos obteve um prémio justo, se levarmos em conta diversos factores e mesmo não sendo o preferido, não deixamos de nos sentir satisfeitos por vermos que o prémio foi realmente bem entregue.

O segredo dos olhos é desvendado quase logo na primeira meia hora. E embora seja a partir daí que descortinamos todo o mistério, não limita em nada a visualização do filme. Mais que uma revisitação de um crime sucedido há 25 anos atrás, O Segredo dos Seus Olhos é um thriller convencional, com grande peso no melodrama e na história das personagens. O argentino segue a linha de um cinema maduro que já se fez em Hollywood há muitos anos e que deixaram de saber fazer. É um filme elegante, inteligente, de uma grande simplicidade, mas escrito e realizado de uma forma isenta e sem falhas, mesmo quando oscila entre géneros, que vão desde o thriller, passando pelo melodrama, comédia, filme de acção, até ao filme noir.



A acção passa-se no passado e no presente, acabando por se fundir numa perfeição absoluta, onde cada nível narrativo se reflecte no outro, onde a inteligência e o espírito sóbrio primam. A composição das imagens, subtil e fluida, complementa-se com os movimentos de câmara e planos descentrados de Juan José Campanella (a sua pequena marca de autor) e a fotografia acolhedora de Félix Monti (La Niña Santa).

Mas é sobretudo a nível de elenco que o filme atinge um competência raras vezes inigualável. Ricardo Darín, um dos mais competentes actores argentinos, é soberbo na forma melancólica e apaixonada com que dá vida à sua personagem, um detective já reformado e que se decide dedicar à escrita. Soledad Villamil, cantora e actriz argentina, abrilhanta o filme com a sua beleza e expressividade, que lhe valeu o Prémio Goya para Actriz Revelação. De destacar ainda a prestação de Javier Godino (Deception) e de Guillermo Francella (Rudo y Cursi).



O Segredo dos Seus Olhos é um dos melhores filmes que teremos oportunidade de ver em Portugal este ano. Um regresso à velha escola do cinema, de grande competência e elegância. É o olhar que mais interessa nesta película. O olhar apaixonado do filme, o olhar doentio, o olhar dorido, o olhar de um filme que tem muito para dar e que conta uma bela e subtil história de amor. É pelo segredo que os seus olhos transportam que viajamos para o melhor e curiosamente, mais simples, do cinema actual.

Classificação:

4 comentários:

  1. Como já te tinha dito, não espero grande coisa deste O Segredo dos Seus Olhos. Mas ainda assim, tenho curiosidade!

    ResponderEliminar
  2. Pelo que já tenho ouvido dizer este filme mereceu ter roubado o Óscar a duas obra-primas favoritas.

    Abraço
    Cinema as my World

    ResponderEliminar
  3. É um prémio merecido, agora se era superior aos outros dois, já é mais subjectivo.

    ResponderEliminar
  4. Boa crítica de um grande filme!

    Também me pronunciei:
    http://royalcafe.wordpress.com/2010/05/21/o-segredo-dos-seus-olhos/

    ;)

    ResponderEliminar