sexta-feira, 18 de junho de 2010

True Blood: livros vs. série


[sem spoilers para a terceira temporada, contudo existem informações que poderão ser consideradas spoilers para quem não viu as duas primeiras temporadas ou não leu os dois primeiros livros]

True Blood é uma série inspirada nos livros de Charlaine Harris "The Southern Vampire Mysteries", também conhecidos por "The Sookie Stackhouse Chronicles". Cada temporada da série tem-se ocupado da temática de um livro, sendo contudo uma abordagem livre destas estórias.

Sookie Stackhouse


A primeira coisa que ocorreu aos fãs dos livros foi que Anna Paquin dificilmente encaixaria nas características de Sookie. Nos livros, a empregada do Merlotte's era loira de olhos azuis, muito bronzeada e vestia o tamanho 40 (ocasionalmente o 38). Por um lado é pena ver que mais uma heroína foi submetida aos standards de beleza, por outro Anna Paquin desempenha bem o seu papel.

Já em relação à personalidade de ambas as Sookies, a dos livros é uma rapariga tipicamente sulista, que vai à igreja e foi criada para ser uma pessoa bem educada, mas que no entanto se tiver de lutar contra um vampiro é capaz de o fazer se se vir em apuros. Já a Sookie da série revela-se um pouco mais dependente dos outros, o que é compreensível pois enquanto que os livros se centram nela, a série explora muito melhor outras personagens, sendo portanto imprescindível a sua intervenção.

Outras personagens dos livros


Tal como já tinha escrito acima, a série explora muito mais as personagens secundárias da série quando comparada com os livros, pelo que Alan Ball acabou por criar estória onde havia lacunas e modificar alguma da já existente.

Lafayette é um dos casos óbvios, uma vez que aparece morto no início do segundo livro, enquanto que na série é uma das personagens em destaque. Seja porque os fãs gostaram do desempenho de Nelsan Ellis, seja porque já era essa a intenção do criador da série, a verdade é que Lafayette foi uma das melhores modificações na estória.

Tara é também um caso bastante óbvio, já que a sua participação nos livros é meramente esporádica, apesar de ser apresentada como amiga de Sookie. A sua história pessoal também foi modificada na série, dando grande relevância ao papel de Sookie na sua vida.

Pam é dotada de um humor sarcástico fantástico em qualquer uma das vertentes, contudo tenho de salientar que apesar de adorar a Kristin Bauer, o seu aspecto não é minimamente parecido com o descrito nos livros. Claro que o aspecto não é tudo, mas ver uma personagem que é descrita como "branca como papel e é parecida com a Alice no País das Maravilhas se ela tivesse crescido e se tivesse tornado vampira" a lançar aqueles comentários teria a sua piada.

Bubba é certamente um nome desconhecido para quem acompanha apenas a série, mas para quem leu os livros não será certamente um nome estranho. Não é uma personagem essencial, mas a verdade é que a sua participação nos livros tem o seu quê de interessante, já que a autora pegou num dos mitos americanos e explicou-o de forma cómica. É pena que não tenha aparecido na série, mas por outro lado compreendem-se as razões.

Jessica Hamby


Jessica é uma personagem totalmente da autoria de Alan Ball, que permite aos espectadores perceber o que significa tornar-se um vampiro no mundo de True Blood. É uma abordagem interessante, mais uma vez resultado da escolha de Alan Ball de explorar não apenas a personagem de Sookie mas todo o mundo em que ela está envolvida. É certamente uma aposta ganha, já que Jessica conquistou praticamente todos os fãs da série e nos faz praticamente desejar que Charlaine Harris se tivesse lembrado disso primeiro.

V: a quantidade não interessa


A questão dos viciados em V não é muito abordada ao longo dos livros, ao contrário de True Blood que explora a situação através de Jason e Amy. Agora, poderá ser uma questão que só eu vejo, mas o V é vendido em tubos pequenos e uma vez Amy usou apenas uma gota num comprimido para se drogar juntamente com Jason. Contudo, quer Sookie, quer Sam já ingeriram quantidades bastantes superiores para se curarem sem ficarem com quaisquer efeitos secundários do uso da "droga". Já nos livros Sookie chega a ingerir sangue mesmo sem necessitar se de curar de ferimentos e não denota qualquer efeito a não ser aumento de força, rapidez e outras características similares.

As cenas "para adultos"


Uma questão muito criticada pelos leitores é que TrueBlood tinha cenas de sexo despropositadas. Contudo, os próprios livros são bastantes descritivos de cenas semelhantes, pelo que não acho que se possa considerar que haja grande disparidade neste contexto.

Já as cenas de violência, por serem visuais talvez sejam mais agressivas, mas a verdade é que uma vez mais também existe uma grande dose de violência nos livros.

Ler os livros, ver a série ou ambos?


A verdade é que ambos são tão distintos que não existe o problema comum de ao optar por um primeiro, haver o aborrecimento de já saber tudo o que se vai passar ao passar para o outro. Claro que os fios condutores são os mesmo, mas isso não impede a antecipação do que virá a seguir, mesmo que já haja uma ideia de como vai terminar.

Se optarem por escolher ambos, um facto é que muitos fãs dos livros não conseguiram gostar de True Blood. Contudo, na minha opinião, será pior para os fãs da série irem ler depois os livros pois sentirão falta das restantes personagens. Os livros são claramente focados em Sookie, por isso costumo aconselhar primeiro a leitura dos livros e depois a visualização da série, pois esta traz um pouco mais do que os livros.

11 comentários:

  1. Concordo contigo. Gosto especialmente da forma como o artigo foi dividido e a forma despretensiosa como escreve.

    ResponderEliminar
  2. Mas tu gostas de mim, não és objectivo xD

    ResponderEliminar
  3. Obrigada :D Demorou um bocado mais a escrever do que estava à espera, mas pronto, já está ^^

    ResponderEliminar
  4. A questão do V e dos seus efeitos é simples.
    Alguns ingerem muito e não lhes acontece nada porque depende do vampiro e de quão fresco é o sangue. Sangue bebido directamente do vampiro os efeitos secundários são diferentes de quando é ingerido sangue que saiu do vampiro há algum tempo.
    Para além disso os efeitos do sangue dependem de cada utilizador.
    Resumindo, há três variáveis aqui, a frescura do sangue, a idade do vampiro e a fisiologia do utilizador.

    ResponderEliminar
  5. Não li os livros, mas a questão do sangue é pertinente até porque os que consomem V não ficam a sentir uma atracção sexual pelo dador do sangue, acho eu.

    E depois há a questão da quantidade que referes, o Jason teve um problema grave só por beber um frasquinho, os outros que beberam directamente não.

    Séra por isso como diz a Sara? Por estar fora do organismo e pela idade? Não estou convencido

    ResponderEliminar
  6. O Alan Ball falou disso há pouco tempo quando lhe fizeram uma pergunta semelhante. No meu comentário anterior tentei dar uma ideia da teoria do criador da série.
    Nos livros é diferente porque a questão dos viciados em V não é desenvolvida, apenas se refere que existem "drainers" e pouco mais...o que acaba por criar menos problemas porque só sabemos o que acontece quando a Sookie ingere o sangue: fica com aspecto mais saudável e aumenta a libido.
    Na série isso também acontece à Sookie, mas numa escala MUITO menor (pelo menos até agora). Igualmente na série há relatos de pessoas que ficaram malucas com a ingestão de V, possivelmente porque o sangue não era de grande qualidade.
    :)

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pela resposta, eu não duvidei que assim fosse, só torci o nariz à razão por ele dada. Mas não é por aí também que a série é pior :P

    bj

    ResponderEliminar
  8. oi pessoal ja tinha ouvindo falar do seriado de true blood nas revistas mas não ligava muito para o seriado queria mesmo ver o seriado de diarios de vampiro mas por acaso um dia achei o seriado de true blood me apaixonei pelos personagens....

    princilpamente pela Sookie Stackhouse e claro pelo Bill Compton ja vi as temporadas

    ResponderEliminar
  9. Então sugiro-lhe que leia os livros que lhe deram origem, são leitura leve de boa qualidade :)

    ResponderEliminar
  10. faltou falar das diferenças entre Eric e Bill, tanto no livro como na série. porém percebe-se que o personagem de Alexander Skarsgard vêm se tornando o mais popular na série como acontece no s livros.

    ResponderEliminar