sexta-feira, 30 de julho de 2010

Fringe - o outro lado


(spoilers para quem não viu o finale da segunda temporada)

E.U.A. e os 48 estados:
Apesar de o país ser o mesmo, a História foi diferente. De acordo com o mapa que se pode ver no escritório do Walternate, a Califórnia e o Michigan têm ambos uma porção de território em falta, o estado de Washington chama-se "Columbia Britânica do Sul", o Texas está dividido em dois ("Texas do Norte" e "Texas do Sul"), enquanto que a Carolina do Norte e a Carolina do Sul formam apenas um único estado chamado "Carolina", um estado chamado "Midland" é composto pelo Oklahoma e pelo Kansas, o Nevada chama-se "Nevada Independente" e o Louisiana chama-se "Território do Louisiana" . Também não existe qualquer referência ao Havai ou Alaska.


Zonas de quarentena e desérticas:
Segundo as versões oficiais que circulam no mundo alternativo, um desastre natural chamado The Blight (que em português significa míldio, uma infecção fúngica nas plantas) matou zonas imensas de vegetação. Este fenómeno seria explicado pelo decaimento natural do mundo, provocando "buracos" na realidade. Segundo se pode ver no mapa de Walternate, as zonas mais afectadas (assinaladas a vermelho) são Delaware, zona este de Nova Iorque e o sul do Maine. Contudo, Boston é outra das zonas que foi bastante afectada, tornando-se praticamente irreconhecível. Para controlar estes fenómenos de decaimento, é utilizada a técnica que surgiu na série pela primeira vez no episódio "The Ghost Network (1x03), através da "toxina de âmbar" para que tudo fique no sítio e não hajam alterações (isto implica que as pessoas que se encontram nessa zona morrem).


ZFT:
No outro lado, o ZFT foi mesmo publicado, tornando-se um manual de referência e a base de trabalho da divisão de Fringe. Contudo, o seu conteúdo é bastante diferente do manual ZFT que existia no mundo original: ao contrário deste, que afirmava a existência de outros mundos e a destruição de um deles através do uso da tecnologia, o ZFT do outro lado afirma que todas as alterações que se denotam no mundo desde 1985 são causadas pelo decaimento natural do mundo, ocultando assim a existência de mais do que uma realidade.


A Divisão Fringe:
No mundo alternativo a divisão de Fringe não é uma divisão secreta, pelo contrário, é uma organização pública, militarizada e organizada, que responde ao Departamento da Defesa. Esta divisão tem como objectivo evitar os desastres (publicamente explicados como naturais) que começaram 25 anos antes com o Evento Zero no Lago Reiken (rapto de Peter). É esta a divisão responsável pelas zonas de quarentena, sendo que a necessidade do uso desta é avaliado pelos Lookers (pessoas que aparentemente têm a capacidade de prever o futuro baseando-se na avaliação estatística da probabilidade de determinado evento ocorrer). Na equipa conta-se Phillip Broyles como chefe, Astrid como Looker e como activos temos Olivia, Charlie e Lincoln Lee.


Bolivia / Altlivia (Olivia alternativa)
Dado que William Bell morreu jovem no mundo alternativo, aparentemente não chegaram a existir os ensaios do Cortexiphan. Assim sendo, a Altlivia não recebeu o treino inicial nem foi instruída para se incorporar na sociedade passando despercebida (por exemplo, usando cores escuras). Altlivia parece correspoder, uma vez que facilmente a vemos usar roupa branca e vermelha e que apresenta um cabelo de tom castanho-avermelhado. Além destas diferenças, esta Olivia tem um namorado chamado Frank Stanton, com o qual partilha uma tatuagem de simbologia desconhecida. Já em relação à sua família, a sua mãe ainda está viva, enquanto a sua irmã Rachel morreu durante o parto, não existindo também a sua sobrinha Ella.


Técnicas de cura:
Como muitas outras áreas tecnológicas, as técnicas de saúde no outro mundo são muito mais avançadas. Até agora existem referências a técnicas como "facial landscaping" usando implantes de silicone com terapia génica avançada, câmaras de nanoregeneração que permitem curar em apenas 3 meses uma pessoa com queimaduras de 3.º grau em 90% do corpo e técnicas de cura acelerada que são usadas dariamente em hospitais.


Cinema , BD e TV:
- The Terminator foi adaptado por Andrew Lloyd Webber para ópera com Dwayne Johnson no papel principal
- n'O Regresso ao Futuro o pape de Marty McFly foi interpretado por Eric Stolz, não tendo este sido substituído por Michael J Fox como aconteceu cá
- Lost viu uma das cenas removidas do finale da primeira temporada incluída no episódio.
- The West Wing foi renovada para a 11.ª temporada, enquanto cá só chegou à 7.ª
- Green Lantern é Red Lantern
- Super Homem não morre, Batman sim


Outras curiosidades:
- o Grand Hotel de Gaudi chegou a ser construído
- é quase impossível arranjar café
- dada a pergunta feita por uma enfermeira no mundo alternativo "De que tamanho eram as abelhas? Maiores do que uma uva?" pode-se concluir que ou houve uma alteração nos animais, ou as uvas devido ao The Blight tornaram-se pequenas
- Nixon está numa moeda comemorativa em vez de Eisenhower, o que indica que possivelmente não existiu o Watergate
- Kennedy ainda está vivo, bem como o jogador de basket Len Bias
- o álbum "Chinese Democracy" dos Guns N'Roses foi lançado em maio de 2000 (e não em Novembro de 2008)
- houve 11 missões Challenger e não 10, que faz prever que não ocorreu o incidente da décima
- Manhattan é Manhatan
- os telemóveis já existiam na década de 80
- ainda utilizam zeppelins como meio de transporte e o Empire State Building cumpre a sua função original de ancoradouro destes transportes
- a nota de $20 tem a cara de Martin Luther King e não de Andrew Jackson, sendo então possível que tenha sido ele o primeiro presidente negro dos E.U.A.
- a estátua da Liberdade ainda tem cor de bronze
- implementaram uma espécie de bilhetes de identidade, em vez de terem apenas a carta de condução
- existem helicópteros pilotados automaticamente
- KFC (Kentucky Fried Chicken) é KGC (grilled)


10 comentários:

  1. Muito bom! Eu não me apercebi de bastantes dessas mudanças ao ver os episódios! Sempre fui fascinado por univeros paralelos, por isso adorei quando a série tomou esse rumo. What if?

    ResponderEliminar
  2. Esta muito bom este artigo. São bastantes os detalhes que são focados ao longo de toda esta mega observação e grande parte são daquelas que facilmente nos passam ao lado ao seguir a série.

    Há por aqui imensas informações das diferenças entre os mundos paralelos que nem cheguei a notar enquanto vi a série, refiro-me em especial às partes "Cinema , BD e TV" e "Outras curiosidades".

    A nivel de curiosidade, devo dizer que achei a Olivia-alt uma personagem bastante interessante e muito mais atrevida que a Olivia-prime. Já agora chamá-la de Bolivia... não parece nada bem. Lembra imenso o país...

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigada, fiz isto ao longo de 2 dias a fazer isto porque a informação era tanta que me estava a ser difícil encaixá-la toda em texto...

    Por acaso também não acho piada nenhuma, mas como os produtores disseram que Bolivia seria o nome "oficial" da Olivia do outro lado achei melhor incluí-lo, se bem que prefiro a versão dos fãs de Altlivia (que foi a que usei no texto).

    ResponderEliminar
  4. Por acaso também gosto bastante dos mundos paralelos, provavelmente por causa da série Sliders :)

    ResponderEliminar
  5. Toda a razão, já editei o texto, muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  6. Muitos Parabéns! Um artigo que me deu muito gozo de ler e, de facto, são interessantíssimas tais "mudanças". Esta temática dos universos paralelos fascina-me e ver estes pequenos pormenores escaparem-me à vista, é o que torna esta série brilhante!

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada :) Na verdade existiam muitos mais pormenores que não mencionei por serem mais pequenos, daria uma lista enorme e portanto mencionei os mais interessantes.

    ResponderEliminar