quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Francis Ford Coppola, Jean-Luc Godard, Eli Wallach e Kevin Brownlow vão receber um Óscar honorário



A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas irá atribuir este ano um Óscar honorário a Francis Ford Coppola, Jean-Luc Godard, Eli Wallach e Kevin Brownlow.

Francis Ford Coppola é o único que já recebeu Óscares da Academia: três vezes como argumentista (Patton, The Godfather e The Godfather: Part II) e uma como realizador (The Godfather: Part II). O realizador receberá ainda o prémio Irving Thalberg atribuído a produtores cujo trabalho reflecte uma produção cinematográfica de alta qualidade.

Já o francês Jean-Luc Godard, injustamente nunca recebeu uma nomeação da Academia - que sempre ignora realizadores estrangeiros - e receberá um Óscar pela sua contribuição para o Cinema. Film Socialisme (2010) é o seu último trabalho.

O actor Eli Wallach também nunca recebeu sequer uma nomeação da Academia, apenas uma nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Actor Secundário por Baby Doll (1956). O mesmo se passa com o realizador Kevin Brownlow, que foi um marco na época dos filmes mudos.

Os chamados Governors Awards já são atribuídos actualmente numa cerimónia à parte dos Óscares e serão atribuídos a 13 de Novembro de 2010.

4 comentários:

  1. Parecem-me prémios muito justos. Eli Wallach é um actor brilhante e os restantes são o que bem sabemos.

    Cumps.
    Roberto Simões
    » CINEROAD – A Estrada do Cinema «

    ResponderEliminar
  2. São. Mas é incrível como a Academia nunca atribui um prémio a estes (excepto Coppola). E depois, sem dizer que o prémio a Francis Ford Coppola é injusto... não seria melhor atribuí-lo a outra pessoa que nunca tivesse recebido um Óscar injustamente?

    ResponderEliminar
  3. Os Óscares honorários e a cerimónia que os envolve são uma vergonha. Vá, claro que gosto da ideia de grandes nomes do cinema que nunca ganharam um Óscar serem premiados, mas não dá a sensação de tristeza de ver que só ganharam um Óscar assim?

    E depois ainda por cima enfiam na cerimónia principal gente ridícula (Miley Cyrus I'm looking at you!) que não tem nada que ver com o Cinema e incluem vários sketches comédicos e de dança e canto quando podiam dar 5 minutos às pessoas que realmente gostam de ver os Óscares (não me venham dizer que a maioria da gente que vê os Óscares vê pelos vestidos ou pelas canções que é uma treta... e eles não são miudagem!) para ver honrados grandes ídolos do passado, grandes lendas? Isto frustra-me, peço desculpa ;)

    O ano passado privarem LAUREN BACALL por exemplo de aparecer na cerimónia para nela constarem Jonas Brothers, Miley Cyrus, Zac Efron, Robert Pattinson e gente desse género? Como diria Liz Lemon, "Not on my watch, bitch! Dealbreaker!" :D


    De resto... acho os nomeados deste ano muito justos. Mas vêm-me trazer mais um problema à baila: não há mulheres para honrar? Aposto quando quiserem que vamos ter um Nicholson ou um Hanks a apresentar Melhor Filme. De novo. Que raio de machismo. Quero a Meryl este ano a dar o prémio máximo (ela que nunca apresentou :o), ainda por cima não está sequer nomeada... Enfim.


    Abraço,

    Jorge Rodrigues
    http://dialpforpopcorn.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente não conhecia bem o teor desta cerimónia de atribuição dos Óscares honorários, mas também acho rídiculo isso que falas de estrelas pop e afins.

    Eu só acho mais injusto de certo modo o nome de Francis Ford Coppola, quando haveriam tantos sem Óscar para honrar. E sim, mesmo nesta área as mulheres ainda estão um pouco deslocadas.

    ResponderEliminar