O Segredo dos Seus Olhos pareceu fazer figura de "ladrão" no que toca ao Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira.
Mesmo não sendo o melhor filme do lote, é preciso admitir que a atribuição do Oscar faz todo o sentido por ser o filme que melhor recorda aquilo que o Cinema e a Indústria que atribui os prémios foram e deveriam ainda ser.
O Segredo dos Seus Olhos é um filme em contínuo, inteligente, sóbrio, clássico.
O se horizonte é o da história, de a contar o melhor possível tanto na sua forma narrativa como na sua forma cinematográfica.
O seu vínculo é para com as personagens e o reflexo que estas têm para a história, deixando que tudo flua.
A realização acompanha em harmonia os passos do que é necessário ver contado, nenhuma das partes domina a outra.
Avançando e recuando no tempo, o filme não se perde e o realizador-argumentista consegue trazer com inteligência os dois fios de história com que tem de jogar a um nó simples mas perfeito.
Trata-se da vitória da composição da obra sobre o desarranjo do espectáculo.
O se horizonte é o da história, de a contar o melhor possível tanto na sua forma narrativa como na sua forma cinematográfica.
O seu vínculo é para com as personagens e o reflexo que estas têm para a história, deixando que tudo flua.
A realização acompanha em harmonia os passos do que é necessário ver contado, nenhuma das partes domina a outra.
Avançando e recuando no tempo, o filme não se perde e o realizador-argumentista consegue trazer com inteligência os dois fios de história com que tem de jogar a um nó simples mas perfeito.
Trata-se da vitória da composição da obra sobre o desarranjo do espectáculo.
A calma com que o filme é dominado é o que lhe permite começar como a catárse da memória de um tempo irresolvido (amorosa e criminalmente) e, a qualquer momento, pisar terrenos distintos - que vão do melodrama ao noir - sem perder o seu foco e a sua solidez.
Seria injusto, por outro lado, não dizer que essa solidez também chega por força do talento das estrelas do filme, actores de talento imediatamente reconhecível - sobretudo um Ricardo Darín que é carismático e um líder de elenco natural - e que deixam traços claros do que as suas personagens são e de como chegaram de um ponto ao outro, vincando-o com subtileza.
São as personalidades dos seus personagens e a sua evolução temporal que ajudam a manter constante o fluxo que é este filme.
O universo fechado que o filme cria através de tudo isto apresenta-se sem rugas nas zonas onde tem, realmente, de se completar.
Seria injusto, por outro lado, não dizer que essa solidez também chega por força do talento das estrelas do filme, actores de talento imediatamente reconhecível - sobretudo um Ricardo Darín que é carismático e um líder de elenco natural - e que deixam traços claros do que as suas personagens são e de como chegaram de um ponto ao outro, vincando-o com subtileza.
São as personalidades dos seus personagens e a sua evolução temporal que ajudam a manter constante o fluxo que é este filme.
O universo fechado que o filme cria através de tudo isto apresenta-se sem rugas nas zonas onde tem, realmente, de se completar.
Um filme imune - porque indiferente - à etiquetagem dos géneros. Um filme construído em torno de uma soberba narrativa, sem nunca a constranger a qualquer ideia feita de necessidade cinematográfica. Um filme que conta com precisão uma história extraordinária.
Um filme que, a isso, adiciona um conjunto de actores muito bom e uma realização que vai para lá do meramente competente e que procura uma personalização do filme.
Um filme como Hollywood produzia há 60 ou 70 anos atrás com uma frequência inigualável, com a qualidade acima de todos os factores, com a competência como regra.
Não chego ao ponto de dizer que o filme é brilhante, mas é um luxo ainda encontrar filmes assim.
Um filme que, a isso, adiciona um conjunto de actores muito bom e uma realização que vai para lá do meramente competente e que procura uma personalização do filme.
Um filme como Hollywood produzia há 60 ou 70 anos atrás com uma frequência inigualável, com a qualidade acima de todos os factores, com a competência como regra.
Não chego ao ponto de dizer que o filme é brilhante, mas é um luxo ainda encontrar filmes assim.
Sem comentários:
Enviar um comentário