quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O Último Airbender, por Carlos Antunes


Título original:
The Last Airbender
Realização: M. Night Shyamalan
Argumento: M. Night Shyamalan
Elenco: Noah Ringer, Dev Patel e Nicola Peltz

O pior indício para um filme será o momento em que não se consegue apontar uma causa única para o seu mau resultado geral. Quando o que de mau há no filme provem de um sentimento generalizado de falhanço.
Trata-se do caso exacto que ocorre com este filme.


Posso tentar apontar alguns defeitos mais claros: os diálogos escritos para crianças ignorantes em que um interlocutor repete como pergunta a afirmação anterior do outro interlocutor; as filosofias orientais salpicadas à pressa a partir de um livro de bolso comprado no aeroporto; a geral inconsistência da história que não se preocupa com os detalhes e nem sequer com os traços mais latos e essenciais.
Poderíamos engrossar a lista, mas isto são detalhes, apesar de tudo.


Os grandes traços de falhanço vêm de o filme parecer desprovido de ritmo enquanto a narrativa vai saltando de forma cada vez mais espaçada tentando cobrir várias centenas de episódios em hora e meia exacta.
Com tudo isto, parece que os actores estão todos a interpretar a personagem errada.
Não há nem um grão de emoção no filme, nem entre as personagens nem nas cenas de acção com os elementos a permitirem ideias mais extravagantes.


Numa daquelas histórias saídas directamente de um curso de escrita de guiões - só quem não queira é que não prevê como vão correr as duas sequelas anunciadas deste filme - ou há um pouco de chama ou começa tudo a ruir.
Shyamalan até pode gostar do material de origem, mas fazer resumos interessantes não é com ele.



1 comentário:

  1. Nao concordo!!! Eu e muitas pessoas que conheço adoramos o filme!!! Estamos esperando a continuação!!!

    ResponderEliminar