terça-feira, 28 de setembro de 2010

Primeiras impressões: The Event


The Event estreou nos EUA na semana passada, após algum burburinho e especulação em seu redor. Com estreia marcada para dia 6 de Outubro em Portugal, a série promete drama, acção e mistério, não escondendo uma tentativa de posicionamento no buraco deixado por LOST. Ainda assim, estreia-se com um episódio interessante e demarcado das restantes novidades da temporada.


Infelizmente, o primeiro episódio nada parece revelar sobre a estrutura planeada para a série. Durante os primeiros segundos, é mostrado um cenário de pânico, repentinamente cortado para o primeiro dos inúmeros flashbacks que preenchem o episódio. Mesmo com ecrãs de título para apresentar personagens ou o intervalo de tempo em que decorrem, os flashbacks tornam-se um pouco difíceis de acompanhar, o que nem sempre é negativo: muitas vezes, é mais interessante descobrir de que maneira uma cena encaixa no que já se viu do episódio, do que propriamente prestar atenção aos eventos nela apresentados. Não que os personagens sejam desinteressantes, mas a dinâmica das suas relações é explorada de forma bastante repetitiva. A complexidade dos flashbacks acaba por gerar a repetição de cenas por perspectivas diferentes, o que facilita o acompanhamento da narrativa mas também se revela um pouco cansativo. No final, acabamos por observar 5 minutos de acção, intercalados por notas de rodapé sobre o passado dos personagens. Mas é precisamente a junção de todas essas notas que fazem um interessantíssimo apontamento no final do episódio, fazendo o espectador questionar o que realmente se está a passar.


[Aviso: este parágrafo poderá conter ligeiros spoilers sobre o episódio]
Os fãs de LOST poderão ter algum do interesse pelo final do episódio arruinado – basta reconhecer alguns efeitos sonoros e visuais semelhantes aos dessa série para adivinhar o que acontece a seguir. Embora muitos tenham julgado precipitadamente a série como algo muito colado a LOST, o enredo não parece querer caminhar nesse sentido. A própria introdução do "presidente dos EUA" como um personagem central remete imediatamente para o terreno de séries sobre as teorias da conspiração, muito ao estilo de Jericho.

A grande incógnita está, então, no que os próximos episódios possam ter para oferecer. A narrativa mostrada até agora apresenta um ritmo lento e um pouco repetitivo, com personagens e dramas relativamente genéricos. Ainda assim, o culminar do episódio é suficientemente compensador para intrigar e fazer aguardar o que se segue com alguma expectativa.

3 comentários:

  1. Também estou ansioso pela chegada desta série ao canal MOV...
    Fico satisfeito por ter em "maõs" esta série com a qualidade dos seus textos.

    ResponderEliminar
  2. Não me convenceu muito. Todos aqueles flashbacks são demasiado exagerados, não adiantam de nada à história e ao contrário do que eles julgam, não lhe dá mais estilo nem lhe traz mais suspense. A mim só me irrita. Comparo "The Event" um pouco a "FlashForward", devido ao hype gerado e ao (aparente) mau aproveitamento da história. Mas hey, ainda só vi o piloto e vou continuar a dar-lhe uma oportunidade...

    ResponderEliminar
  3. Já ia a ler, mas já vi que descreves alguns detalhes, por isso fica para quando vir o episódio! ;-)

    ResponderEliminar