terça-feira, 5 de outubro de 2010

Academia pondera mudar a cerimónia dos Óscares para Janeiro em 2012



Há vários anos que estamos habituados a que a cerimónia dos Óscares, a última de toda a vasta temporada de prémios cinematográficos, seja apenas uma confirmação de todos os galardões já entregues. Isto faz com que, obviamente, a surpresa seja um factor que praticamente não faça parte da cerimónia. Mas o glamour associado faz com que continue a ser considerado a matriarca da temporada de prémios e uma das mais aguardadas pelos cinéfilos.

Neste sentido e de forma a aumentar também as audiências, o presidente da Academia Tom Sherak referiu estar a estudar a possibilidade de mover a cerimónia dos Óscares para o mês de Janeiro já em 2012. «No mundo de hoje, todos querem-no agora. As pessoas não esperam para ver. É preciso manter-se relevante», disse.

Contudo, tal mudança não está isenta de dificuldades. O mês de Janeiro é já, por si só, movimentado em cerimónias de prémios, mas a concorrência das últimas semanas da NFL (Liga Nacional de Futebol Americano) e os preparativos para o Super Bowl tornam tudo mais difícil. Ainda para mais quando parece que a NFL quer alargar a temporada já em 2012.

Mas não é só a nível de programação que se torna complicado. Se a cerimónia acontecer em Janeiro, o período para os membros da Academia assistirem a visionamentos e votarem, torna-se ainda mais apertado. Desse modo, está-se a estudar a possibilidade de se conseguirem cópias protegidas para os membros assistirem aos filmes em casa, através da Internet e até votarem. Mas mais que o problema da pirataria, alguns insurgem-se contra a ideia devido à preocupação com qualidade visual nos computadores.

Resta-nos esperar para ver como a Academia decidirá.

Fonte: The Playlist.

2 comentários:

  1. Faria uma festa se isto virasse real. Infelizmente, duvido muito que aconteça.
    Mas gosto imenso da sugestão do The Film Experience, não sei se leste.

    Abraço,

    Jorge Rodrigues

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto da ideia também, mas tem demasiados factores em jogo.

    Não, por acaso não conheço a sugestão...

    ResponderEliminar