segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Páginas vs. Fotogramas - "Homens que Matam Cabras Só com o Olhar", de Jon Ronson

Título Original: The Men Who Stare at Goats
Autora: Jon Ronson
Editora: Civilização Editora
Páginas: 232
Tipo: Capa Mole

Homens que Matam Cabras Só com o Olhar não é um romance, nem é um livro de ficção. Esta é uma obra característica do jornalismo gonzo cujo foco são as acções do jornalista e narrador enquanto procede aos vários passos para conseguir a sua reportagem sobre as técnicas não-convencionais usadas pelos serviços secretos e pelo exército americano, desde a Guerra do Vietname até aos dias de hoje. Tal como todas as obras deste género, é uma narrativa carregada de subjectividade, exagero e sarcasmo, que a coloca nos antípodas do jornalismo sério e imparcial. Contudo, poder-se-ia argumentar que, de facto, esta não é uma peça jornalística, mas sim uma narrativa cujo objectivo era chegar ao leitor no formato de um livro e que por isso requeria um tom mais ligeiro e próximo do leitor.

Outra questão que deve ser ponderada é que, dado o tema abordado no livro, não existe uma forma certa de o fazer. Na verdade, qual será a melhor forma de falar de sargentos que estavam convencidos que se a sua mente estivesse no estado certo, conseguiriam atravessar a parede do seu escritório? Ou de comandantes que passavam horas a fixar cabras tentando matá-las apenas com o olhar? Não existe uma maneira certa de abordar estes temas sem parecer um crente ou alguém que despreza tudo o que ouviu da boca das pessoas que entrevistou. Também é difícil fazê-lo sem que o livro pareça uma amálgama de conspirações contra as agências secretas e o exército norte-americano. Afinal de contas, a internet encontra-se repleta de teorias da conspiração, ninguém precisaria de comprar um livro para ler mais algumas. É nesse campo que Jon Ronson consegue o melhor do seu livro: a contextualização dos factos, embora por vezes um pouco confusa dada a quantidade de nomes referidos ao longo do livro, é certeira e o jornalista britânico conseguiu sempre, através de um ou outro envolvido nos acontecimentos descritos, chegar ao interveniente seguinte.

Homens que Matam Cabras Só com o Olhar não é uma peça jornalística exímia, mas é um estudo interessante da desmoralização do exército norte-americano após a guerra do Vietname e da resposta de alguns baseando-se nos ideais da New Age. É também curioso como antes e após essa era os serviços secretos pareciam estar dispostos a ter vantagem sobre os seus inimigos através de seres humanos com capacidades especiais e de métodos capazes de interferir com a consciência alheia.

4 comentários:

  1. Chama a esta rubrica "Paginas vs Fotogramas", mas só falou do livro, não falou do filme.

    ResponderEliminar
  2. Esta foi uma excepção, na verdade costumamos referir o filme :)

    ResponderEliminar
  3. Eu não sei o livro, mas achei o filme surreal. Principalmente o personagem do Jeff Bridges. Como você relacionou a obra agora com o Jornalismo Gonzo, já dá pra perceber o porquê de algumas sequências serem tão tresloucadas!

    Cultura na web:
    http://culturaexmachina.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. O livro é claramente uma obra desse género, mas acredita que a culpa do surrealismo não é do estilo, é dos próprios factos. Bem, claro que por ser uma obra deste estilo dá mais espaço à inclusão dos pormenores mais estranhos, mas a estranheza certamente vem das situações descritas.

    ResponderEliminar